LGBTQIAP+

Artistas asiáticos que fazem parte da comunidade LGBTQIAP+

Em comemoração ao Mês do Orgulho, apresentamos artistas asiáticos que integram a comunidade LGBTQIAP+

No mês de junho, comemoramos o Mês do Orgulho LGBTQIAP+. Essas celebrações são importantes para dar espaço para discussões sobre resistência, visibilidade, respeito e representatividade que devem ser repercutidas durante todo o ano. O dia 28 de junho, em especial, é considerado um marco da luta sobre os direitos civis da comunidade LGBTQIAP+ no mundo.

Para ampliar as celebrações e ações deste dia 28 de junho, o Korea In e a Highway Star prepararam uma lista com artistas asiáticos que representam a comunidade . No campo do entretenimento asiático, sabemos que esse assunto ainda precisa de espaço e, muitas vezes, é tratado como tabu. As paginas adicionaram na lista alguns desses nomes, com artistas gays, lésbicas, bissexuais e trans de diferentes países da Ásia, para trazer um pouco mais de inspiração para o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+.

Hong Seok Chun

O apresentador Hong Seok Chun se declarou gay publicamente em 2000, em consequência, foi demitido de seus trabalhos na época. Depois de anos, as portas da TV coreana foram reabertas e hoje ele é uma referência em programas de variedade.

LGBTQIAP+
Foto: reprodução/intrip seleb
Harisu

A cantora, modelo e atriz, Harisu é conhecida como primeira celebridade transgênero da Coreia do Sul. A diva do pop coreano dos anos 2000 também foi a segunda pessoa no país a ter sua mudança de gênero legalmente reconhecida. Famosa por canções pop dançantes, Harisu está há algum tempo sem lançar novidades no mundo da música, mas certamente é um dos grandes nomes da comunidade LGBTQIAP+ da Coreia.

LGBTQIAP+
Foto: reprodução/amino
Lady

Lady – formado por Sinae, Sahara, Yoona e Binu – foi o primeiro grupo de meninas trans, com debut em 2005 e disband em 2007. “Mentalmente, sempre fomos mulheres, a única diferença é que mudamos algo físico (…) somos mulheres com uma cicatriz extra“.

SLEEQ

Kim Ryeonghwa, mais conhecida pelo nome artístico SLEEQ, é uma rapper coreana que ficou conhecida após participar do programa de competição musical Good Girl. SLEEQ se identifica como uma mulher lésbica e usa seu trabalho para também trazer discussões sobre o feminismo.

LGBTQIAP+
Foto: reprodução/amino
Choi Hanbit

Choi Hanbit é uma mulher trans que já mostrou seu talento em diversas áreas, como música e moda. Ela debutou como cantora em 2015, com o álbum Not My Style e em 2016 foi anunciada como integrante do grupo Mercury

LGBTQIAP+
Foto: reprodução/amino
Ninja (4MIX)

Além de trazer música pop de qualidade, o quarteto foi apresentado como um grupo LGBTQIAP+, graças à representatividade apresentada pelo líder do grupo, Ninja, que usa seu espaço para pedir respeito e maior visibilidade para as causas da comunidade.

LGBTQIAP+
Foto: reprodução/amino
Maman 

Conhecida também como Magolpy, Maman se assumiu lésbica pouco depois de seu debut, ato que fez ela ser demitida de sua empresa. Em 2015, Maman voltou para o mundo da música com a canção Obvious Story.

LGBTQIAP+
Foto: reprodução/amino
Holland

Go Tae Seob, mais conhecido como Holland, fez sua estreia em 2018 sob o título de primeiro ídolo abertamente gay do k-pop. O cantor usa sua música e suas redes sociais para trazer discussões relacionadas à discriminação contra minorias sexuais na Coreia. 

LGBTQIAP+
Foto: reprdução/koreapost
QI.X

QIX é um grupo queer formado por Prin, Maek, Jigook e Youra, integrantes que se identificam como não-binários. O conjunto fez seu debut no início de 2023 com o single Lights Up.

Jiae (ex-WASSUP)

Jiae, ex-integrante do grupo WASSUP, usou o Instagram em 2020 para falar abertamente sobre sua bissexualidade. “Eu amo homens e mulheres, vocês conseguem entender isso?”, escreveu a cantora. Desde então, a artista tem usado a rede social para compartilhar fotos fofas em que aparece ao lado de sua namorada, que não é uma pessoa pública do entretenimento.

LGBTQIAP+
Foto: reprodução/amino
Jo Kwon (Ex – 2AM)

O ex-líder do 2AM, Jo Kwon falou para a imprensa coreana em 2020 que se considera como uma pessoa de gênero neutro. Artista de musicais e lenda da segunda geração do k-pop, Jo Kwon disse em entrevista que protagonizar o espetáculo Jamie lhe ajudou a perceber questões relacionadas à identidade e aceitação.

LGBTQIAP+
Foto: reprodução/koreapost
Jennie Panhan

Atriz e apresentadora, Jennie Panhan é uma mulher trans tailandesa, conhecida por atuar em séries como 3 Will Be Free e Gay OK Bangkok. Jennie tem ajudado a quebrar estereótipos na escalação de atrizes trans em séries do país e ano passado foi premiada como a Mulher Mais Popular da Tailândia.

LGBTQIAP+
Foto: reprodução/amino
Anthony Wong Yiu-ming

Anthony Wong é um cantor de Hong Kong, ex-vocalista da dupla Tat Ming Pair. Sucesso dos anos 80, a banda lançou canções como Forbidden Colors e Forget He or She, que se tornaram hinos LGBTQIAP+. A dupla se separou anos depois e Anthony seguiu em carreira solo. Após passar décadas sem falar abertamente sobre sua sexualidade, Anthony se assumiu no palco de um show diante de sua plateia em 2012: “Eu sou homossexual, G.A.Y, bicha. Eu amo homens”, disse em alto e bom som. Wong foi a segunda grande celebridade de Hong Kong a falar abertamente sobre sua homossexualidade e fundou a associação Big Love Alliance para lutar pelos direitos da comunidade LGBTQIAP+.

LGBTQIAP+
Foto: reprodução/asianworld
Qiao Qiao

A roqueira Qiao Qiao foi a primeira artista chinesa a se assumir abertamente como uma mulher lésbica. Em 2006, Qiao Qiao lançou a música Ai Bu Fen (Love Don’t Discriminate), e trouxe no videoclipe da canção a história romântica entre duas bailarinas.

LGBTQIAP+
Foto: reprodução/amino
Fluke Natouch

Natouch Siripongthon, conhecido como Fluke, é um ator tailandês conhecido por seus trabalhos no drama Until We Meet Again e no filme My Bromance. Fluke é um dos atores do universo das séries Boys Love da Tailândia que fala abertamente sobre ser um homem gay.

LGBTQIAP+
Foto: reprodução/amino
Navinci 

Em 2017, Kim Minsung, mais conhecido hoje como Navinci (ex-Topp Dogg), assumiu ser assexual em uma live no Instagram.

LGBTQIAP+
Foto: reprodução/amino
Earth Katsamonnat

Katsamonnat Namwirote, conhecido como Earth, também é um dos astros do universo Boys Love tailandês que se assume como gay. O ator tem um canal no YouTube, o Cooheart’s Channel, e costuma falar sobre questões de sexualidade em seus vídeos.

LGBTQIAP+
Foto: reprodução/amino
Som Hyein

A artista é conhecida pela sua participação no reality show Idol School. Em agosto de 2019, Som Hyein assumiu sua bissexualidade e apresentou aos fãs sua namorada na época. 

LGBTQIAP+
Foto: reprodução/amino
Paolo Pangilinan

Paolo Pangilinan é um ator filipino, que foi escalado para o BL Gaya Sa Pelikula quando a produção procurava atores assumidamente gays. Em uma recente publicação no Instagram, Paolo comentou sobre o apoio que recebeu do pai. “Estamos um pouco mais próximos de construir um mundo em que se é livre para amar”, escreveu.

LGBTQIAP+
Foto: reprodução/blworld
MRSHLL

Também conhecido como Marshall Bang, o solista nasceu na Califórnia e mudou-se para a Coreia do Sul para ser idol. MRSHLL se assumiu gay publicamente em uma entrevista para a revista Time Out, em 2015.

LGBTQIAP+
Foto: reprodução/amino
Utada Hikaru

Uma das maiores lendas da música japonesa, Utada Hikaru fez uma live no Instagram no último final de semana em que revelou ser uma pessoa não-binária. Intérprete de clássicos do j-pop como Addicted to You e Hikari, Hikaru aproveitou a transmissão virtual para desejar a todos um feliz mês do Orgulho LGBTQIAP+.

LGBTQIAP+
Foto: reprodução/asiaworld
Le Thien Hieu

Cantor e compositor, Le Thien Hieu é um homem trans do Vietnã. Ele começou sua carreira em 2016, em um programa de calouros, quando o vídeo de suas apresentações viralizou no YouTube e chegou a ser premiado com a Música do Ano.

LGBTQIAP+
Foto: reprodução/amino
Haku 

Conhecida também como Park Cho Hyun, Haku é compositora e ex-integrante do grupo Seeart. Ela também já participou do reality MIXNINE. Atualmente, ela tem um canal no YouTube com sua namorada – Eunha – chamado Eun and Cho.

LGBTQIAP+
Foto: reprodução/amino
Newyear Kitiwhut

O ator tailandês Newyear Kitiwhut, que esteve no ar no drama Top Secret Together: The Series, atuava na série com seu namorado, Both. Os dois estão também no YouTube, no canal BothNewyear Official.

LGBTQIAP+
Foto: reprodução/amino

Você sabia que esses artistas faziam parte da comunidade LGBTQIAP+? Conta pra gente através das redes sociais do Entretetizei Insta, Twitter, Face — e nos siga para ficar por dentro das novidades do mundo do entretenimento e da música.

*Crédito da foto de destaque: reprodução/Soompi

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!