Em comemoração ao Mês do Orgulho, apresentamos artistas asiáticos que integram a comunidade LGBTQIAP+
No mês de junho, comemoramos o Mês do Orgulho LGBTQIAP+. Essas celebrações são importantes para dar espaço para discussões sobre resistência, visibilidade, respeito e representatividade que devem ser repercutidas durante todo o ano. O dia 28 de junho, em especial, é considerado um marco da luta sobre os direitos civis da comunidade LGBTQIAP+ no mundo.
Para ampliar as celebrações e ações deste dia 28 de junho, o Korea In e a Highway Star prepararam uma lista com artistas asiáticos que representam a comunidade . No campo do entretenimento asiático, sabemos que esse assunto ainda precisa de espaço e, muitas vezes, é tratado como tabu. As paginas adicionaram na lista alguns desses nomes, com artistas gays, lésbicas, bissexuais e trans de diferentes países da Ásia, para trazer um pouco mais de inspiração para o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+.
Hong Seok Chun
O apresentador Hong Seok Chun se declarou gay publicamente em 2000, em consequência, foi demitido de seus trabalhos na época. Depois de anos, as portas da TV coreana foram reabertas e hoje ele é uma referência em programas de variedade.

Harisu
A cantora, modelo e atriz, Harisu é conhecida como primeira celebridade transgênero da Coreia do Sul. A diva do pop coreano dos anos 2000 também foi a segunda pessoa no país a ter sua mudança de gênero legalmente reconhecida. Famosa por canções pop dançantes, Harisu está há algum tempo sem lançar novidades no mundo da música, mas certamente é um dos grandes nomes da comunidade LGBTQIAP+ da Coreia.

Lady
Lady – formado por Sinae, Sahara, Yoona e Binu – foi o primeiro grupo de meninas trans, com debut em 2005 e disband em 2007. “Mentalmente, sempre fomos mulheres, a única diferença é que mudamos algo físico (…) somos mulheres com uma cicatriz extra“.
SLEEQ
Kim Ryeonghwa, mais conhecida pelo nome artístico SLEEQ, é uma rapper coreana que ficou conhecida após participar do programa de competição musical Good Girl. SLEEQ se identifica como uma mulher lésbica e usa seu trabalho para também trazer discussões sobre o feminismo.

Choi Hanbit
Choi Hanbit é uma mulher trans que já mostrou seu talento em diversas áreas, como música e moda. Ela debutou como cantora em 2015, com o álbum Not My Style e em 2016 foi anunciada como integrante do grupo Mercury.

Ninja (4MIX)
Além de trazer música pop de qualidade, o quarteto foi apresentado como um grupo LGBTQIAP+, graças à representatividade apresentada pelo líder do grupo, Ninja, que usa seu espaço para pedir respeito e maior visibilidade para as causas da comunidade.

Maman
Conhecida também como Magolpy, Maman se assumiu lésbica pouco depois de seu debut, ato que fez ela ser demitida de sua empresa. Em 2015, Maman voltou para o mundo da música com a canção Obvious Story.

Holland
Go Tae Seob, mais conhecido como Holland, fez sua estreia em 2018 sob o título de primeiro ídolo abertamente gay do k-pop. O cantor usa sua música e suas redes sociais para trazer discussões relacionadas à discriminação contra minorias sexuais na Coreia.

QI.X
QIX é um grupo queer formado por Prin, Maek, Jigook e Youra, integrantes que se identificam como não-binários. O conjunto fez seu debut no início de 2023 com o single Lights Up.
Jiae (ex-WASSUP)
Jiae, ex-integrante do grupo WASSUP, usou o Instagram em 2020 para falar abertamente sobre sua bissexualidade. “Eu amo homens e mulheres, vocês conseguem entender isso?”, escreveu a cantora. Desde então, a artista tem usado a rede social para compartilhar fotos fofas em que aparece ao lado de sua namorada, que não é uma pessoa pública do entretenimento.

Jo Kwon (Ex – 2AM)
O ex-líder do 2AM, Jo Kwon falou para a imprensa coreana em 2020 que se considera como uma pessoa de gênero neutro. Artista de musicais e lenda da segunda geração do k-pop, Jo Kwon disse em entrevista que protagonizar o espetáculo Jamie lhe ajudou a perceber questões relacionadas à identidade e aceitação.

Jennie Panhan
Atriz e apresentadora, Jennie Panhan é uma mulher trans tailandesa, conhecida por atuar em séries como 3 Will Be Free e Gay OK Bangkok. Jennie tem ajudado a quebrar estereótipos na escalação de atrizes trans em séries do país e ano passado foi premiada como a Mulher Mais Popular da Tailândia.

Anthony Wong Yiu-ming
Anthony Wong é um cantor de Hong Kong, ex-vocalista da dupla Tat Ming Pair. Sucesso dos anos 80, a banda lançou canções como Forbidden Colors e Forget He or She, que se tornaram hinos LGBTQIAP+. A dupla se separou anos depois e Anthony seguiu em carreira solo. Após passar décadas sem falar abertamente sobre sua sexualidade, Anthony se assumiu no palco de um show diante de sua plateia em 2012: “Eu sou homossexual, G.A.Y, bicha. Eu amo homens”, disse em alto e bom som. Wong foi a segunda grande celebridade de Hong Kong a falar abertamente sobre sua homossexualidade e fundou a associação Big Love Alliance para lutar pelos direitos da comunidade LGBTQIAP+.

Qiao Qiao
A roqueira Qiao Qiao foi a primeira artista chinesa a se assumir abertamente como uma mulher lésbica. Em 2006, Qiao Qiao lançou a música Ai Bu Fen (Love Don’t Discriminate), e trouxe no videoclipe da canção a história romântica entre duas bailarinas.

Fluke Natouch
Natouch Siripongthon, conhecido como Fluke, é um ator tailandês conhecido por seus trabalhos no drama Until We Meet Again e no filme My Bromance. Fluke é um dos atores do universo das séries Boys Love da Tailândia que fala abertamente sobre ser um homem gay.

Navinci
Em 2017, Kim Minsung, mais conhecido hoje como Navinci (ex-Topp Dogg), assumiu ser assexual em uma live no Instagram.

Earth Katsamonnat
Katsamonnat Namwirote, conhecido como Earth, também é um dos astros do universo Boys Love tailandês que se assume como gay. O ator tem um canal no YouTube, o Cooheart’s Channel, e costuma falar sobre questões de sexualidade em seus vídeos.

Som Hyein
A artista é conhecida pela sua participação no reality show Idol School. Em agosto de 2019, Som Hyein assumiu sua bissexualidade e apresentou aos fãs sua namorada na época.

Paolo Pangilinan
Paolo Pangilinan é um ator filipino, que foi escalado para o BL Gaya Sa Pelikula quando a produção procurava atores assumidamente gays. Em uma recente publicação no Instagram, Paolo comentou sobre o apoio que recebeu do pai. “Estamos um pouco mais próximos de construir um mundo em que se é livre para amar”, escreveu.

MRSHLL
Também conhecido como Marshall Bang, o solista nasceu na Califórnia e mudou-se para a Coreia do Sul para ser idol. MRSHLL se assumiu gay publicamente em uma entrevista para a revista Time Out, em 2015.

Utada Hikaru
Uma das maiores lendas da música japonesa, Utada Hikaru fez uma live no Instagram no último final de semana em que revelou ser uma pessoa não-binária. Intérprete de clássicos do j-pop como Addicted to You e Hikari, Hikaru aproveitou a transmissão virtual para desejar a todos um feliz mês do Orgulho LGBTQIAP+.

Le Thien Hieu
Cantor e compositor, Le Thien Hieu é um homem trans do Vietnã. Ele começou sua carreira em 2016, em um programa de calouros, quando o vídeo de suas apresentações viralizou no YouTube e chegou a ser premiado com a Música do Ano.

Haku
Conhecida também como Park Cho Hyun, Haku é compositora e ex-integrante do grupo Seeart. Ela também já participou do reality MIXNINE. Atualmente, ela tem um canal no YouTube com sua namorada – Eunha – chamado Eun and Cho.

Newyear Kitiwhut
O ator tailandês Newyear Kitiwhut, que esteve no ar no drama Top Secret Together: The Series, atuava na série com seu namorado, Both. Os dois estão também no YouTube, no canal BothNewyear Official.

Você sabia que esses artistas faziam parte da comunidade LGBTQIAP+? Conta pra gente através das redes sociais do Entretetizei — Insta, Twitter, Face — e nos siga para ficar por dentro das novidades do mundo do entretenimento e da música.
*Crédito da foto de destaque: reprodução/Soompi