Filme representante foi anunciado pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais
Babenco – Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou é o documentário anunciado pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais como candidato ao Oscar de 2021. A produção, dirigida pela atriz e produtora, Bárbara Paz (Amor a Vida), irá concorrer à vaga na categoria Melhor Filme Internacional.
O longa-metragem aborda o paralelo entre a arte e a doença do cineasta brasileiro Hector Babenco, falecido em 2016 devido a uma parada cardiorrespiratória. Segundo a produtora, o filme revela “medos e ansiedade, mas também memórias, reflexões e fabulações, num confronto entre vigor intelectual e a fragilidade física que marcou sua vida”.
Entre os nomes do elenco e da produção, além de Bárbara, estão o ator americano Willem Dafoe (O Farol) e Petra Costa, diretora brasileira de Democracia em Vertigem, finalista do Oscar.
Para Paz, que foi companheira de Babenco por seis anos, o filme é uma forma de homenageá-lo: “É uma maravilha isso, é o primeiro documentário a ser escolhido pelo Brasil a competir. É uma surpresa maravilhosa, o Hector merecia muito isso. Eu acho que o amor venceu”, comenta a diretora Bárbara Paz.
Produzido em parceria como o Globo Filmes, Globoplay e Canal Brasil, Babenco irá chegar aos cinemas do Brasil na próxima quinta-feira (26). Já a próxima edição do Oscar será realizada no dia 25 de abril de 2021, devido a pandemia de covid-19.
E aí? O que achou do candidato brasileiro ao Oscar de 2021? Conte para gente!E para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, segue a gente lá no perfil do Entretetizei no instagram e no twitter.