BBB20: o Sucesso, a Mulher & o Entretenimento

Nesse post, a gente conta sobre o sucesso do Reality Show mais famoso do Brasil e a importância do Entretenimento

2020 começou com muitas expectativas. Cada um tinha planos que envolviam rotinas corridas e quase sempre fora de casa. Os programas também já estavam pré-programados e o fenômeno BBB já se preparava para entrar no ar. Mas o que a gente não esperava, era que ele se tornaria TÃO real e necessário.

Há 20 anos, nascia o Reality Show que ganhava cada vez mais espaço nos lares brasileiros e que tinha como proposta, entreter e mostrar ao Brasil personagens da vida real e que, em breve, se tornariam famosos. A fama do programa alcançou níveis altíssimos e realmente era imperdível. Quanto mais assistíamos, mais ficávamos curiosos pra saber o que o seu participante preferido tinha feito durante o dia e quem levaria tão sonhado prêmio de R$1,5 milhão. Mas, parece que, com o tempo, o programa um pouco massante e estava faltando alguma coisa, até veio um fenômeno que mudaria pra sempre a história da Comunicação no mundo: a internet.

Pois é. Ela veio com tudo. As redes sociais passaram a ser nosso canal diário de notícias, bate-papo e entretenimento. Já não assistíamos TV como antes, porque vieram também os streamings, com grandes produções que conquistaram o mundo. Bizarro, né? O poder da internet pode até mesmo atingir a maior TV aberta do país. Mas quem disse que ficaria assim?

Então veio um programa já conhecido, mas reformulado. Uma mistura de influencers, com artistas e pessoas totalmente anônimas. Será que rola?

(Divulgação: Revista Quem)

Imagina só conviver na mesma casa que seu ídolo ou alguém que já é famoso? Eles miraram num ponto e acertaram. Se é para ficar isolado, por que não juntar realidades TÃO diferentes do que já tinha sido visto antes?

O entretenimento voltou a ser destaque no país. Com a vida corrida, mal percebemos como ele é necessário. Ouvir música, assistir a um show, ver um filme, série e chorar com um final de novela. O entretenimento SEMPRE fez parte de nossas vidas, mas parece que tínhamos esquecido um pouco de como ele é importante. O BBB é uma prova de que não é só um reality: é um programa de entretenimento, com pessoas reais, que precisam mostrar quem elas realmente são para conseguirem chegar até a final e vencer. É o jogo da vida, transformado num programa de TV, afinal, quer prova maior que o BBB é um reflexo da realidade do que essa quarentena, com todos em isolamento, lidando com o desafio da convivência e uma final 100% feminina?

(Divulgação: @kyliemotivation | Twitter)

É curioso ver como nos identificamos com os participantes. Aos poucos, vamos encontrando quem possui um estilo de vida e pensamentos mais parecidos com os nossos e a torcida só aumenta. Essa identificação gerou um certificado do Guinness World Records! Quem diria? Segundo Wanderley Baccalá, CEO da globo.com, apenas no paredão entre Manu x Prior e Mari, o programa recebeu mais do que toda a quantidade de votos da edição passada. Foram mais de 1,5 bilhão de votos no site do GShow. (Dados do site hugogloss.uol.com.br)

(Divulgação: Observatório da TV)

E por que o programa fez tanto sucesso assim? Porque, além de entreter, alegrar e nos distrair, (precisávamos de alguma coisa assim, acreditem), ele também é educativo, pois ensina sobre convivência, autoconhecimento, respeito ao próximo e tantos outros temas, que parecem tão simples, mas são pouco aplicados em nosso dia a dia. A gente precisa, mais do que nunca, de pessoas e histórias reais. Já estamos cansados de ver vidas perfeitas pela internet. Ser imperfeito é normal e faz parte (viva a imperfeição!).

Outro motivo é o envolvimento do programa com as redes sociais, que ajudaram a aumentar a participação dos usuários ali ativos. Nem sempre a pessoa estava com a TV ligada, mas acompanhava através dos comentários de outros usuários e pelas contas oficiais do programa, que tiveram uma importante participação, com conteúdos interativos e atualizados durante todo o dia.

O fato é que esse assunto rende muita conversa, mas uma coisa é certa: O BBB 20 vai ficar marcado para sempre, com um elenco que nos emocionou desde o início e encerra com chave de ouro, com três mulheres fortes e batalhadoras. Thelma, Manu e Rafa representam essa edição, que mostrou, a todo momento, que as mulheres sabem muito bem comandar o jogo. Vai me dizer que é diferente daqui fora? Claro que não, afinal, é o que falei: é um reflexo da sociedade. Todos nós sabemos que a mulher, mais do que nunca, tem o poder de chegar aonde quiser. Não toleramos mais o machismo – apesar de ser um caminho longo a ser percorrido – e quanto nos juntamos, ah, aí não tem jeito: ninguém segura. As mulheres dessa edição não se calaram em nenhum momento. Teve muito sentimento, muita entrega, mas muita força e coragem, assim como na vida real.

(Divulgação: @marcelamcgowan | Twitter)

Viva o Entretenimento, viva as mulheres poderosas desse Brasil – e viva os sentimentais, que não têm vergonha de mostrar quem realmente são! – E que venha o BBB 21, porque vamos é sentir saudade de ver tanta gente inspiradora pra acompanhar todo dia.

Até a próxima!

Nossas Redes Sociais:

Share on facebook
Share on twitter

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!