Canal Brasil exibe filmes em homenagem a Graciliano Ramos

Filmes que serão exibidos em sequência, em data que marca 70 anos da morte do escritor 

O Canal Brasil vai exibir dois filmes inspirados em obras de Graciliano Ramos, e no dia 20 de março, data que marca os 70 anos da morte do romancista, cronista, contista, jornalista, político e escritor. Os dois longas são dirigidos por Nelson Pereira dos Santos e têm os roteiros baseados em livros de Graciliano: Vidas Secas (1938) e Memórias do Cárcere (1953). A obra do escritor destacou-se na literatura nacional com contextos que retratam a vida do homem nordestino no sertão. 

O longa Vidas Secas (1963) marcou a primeira fase do movimento cinematográfico Cinema Novo e traz a história de uma família de retirantes acometida pela seca no sertão. O filme se passa em 1941 e as filmagens foram em Minador do Negrão e Palmeira dos Índios, sertão de Alagoas. 

Horário: Quinta, 27/10, às 14h55

Classificação: Livre

Foto: Divulgação/Cena do filme Memórias de Cárcere

Já o filme Memórias de Cárcere (1984) relata a previsão de Graciliano Ramos na época da ditadura militar, por ser um simpatizante do comunismo e opositor ao governo. No livro, adaptado posteriormente para o cinema, ele conta o processo de enfrentar o confinamento estando muito doente, por conta de uma úlcera mal tratada. O filme de 1984 e em 2015 entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos feito pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

Horário: Segunda, 20/03, às 16h35

Classificação: Livre

 

Quem é fã do Graciliano Ramos? Já pegou a pipoca? Para acompanhar as notícias do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!

 

 

*Crédito da foto de destaque: Reprodução/ Google

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!