‘Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência’ passará por cidades do Brasil entre 23 de outubro a 9 de dezembro
Já se imaginou sendo campeão de break dance, mesmo sem as pernas e os braços? Pilotar um avião pelo mundo, mesmo sem a visão? Se não conseguiu imaginar, vai poder conhecer os personagens reais dessas e de outras histórias contadas nos curtas, médias e longas-metragens da nona edição do Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência. Realizado no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro de 23 de outubro a 4 de novembro – depois segue para Brasília e São Paulo – o evento reúne 38 produções de 20 países participantes. Além da exibição de filmes, serão promovidos quatro debates com temas como inclusão pela arte, família e estímulo, autismo e moradia assistida e duas oficinas. Toda a programação tem entrada franca. A realização é do Centro Cultural do Banco do Brasil, patrocínio do Banco do Brasil através da lei de incentivo a cultura, com produção da Cinema Falado Produções.
(O Festival vai reproduzir diversos títulos sobre inclusão e a vida dos deficientes | Agência Febre)
Foram 1064 inscrições de diversos lugares. A seleção de 2019 contará com obras da Alemanha, Bélgica, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Canadá, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Índia, Irã, Israel, Itália, Nigéria, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, Rússia e Suécia. Os países com maior número de produções – cinco cada – são Brasil, Itália e Nova Zelândia. Estados Unidos e Reino Unido serão representados com três filmes cada e, da Índia e da Rússia virão dois. Os outros participam com uma obra cada entre os curtas, médias e longas-metragens. Os temas são variados – amor, esporte, arte, entre outros – reunindo histórias e experiências de e sobre a pessoa com deficiência. Depois do Rio, festival segue para as cidades de Brasília, entre 12 e 24 de novembro, e São Paulo, entre 27 de novembro a 9 de dezembro.
(O ator norte-americano, Chris Cooper tem documentário exibido sobre seu filho tetraplégico, Jesse, no filme ‘Vidas Inteligentes – Intelligent Lives’ | Agência Febre)
O “Assim Vivemos” é o primeiro festival de cinema no Brasil a oferecer acessibilidade para pessoas com deficiência visual (audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braille) e para pessoas com deficiência auditiva (legendas inclusivas nos filmes e interpretação em LIBRAS nos debates). As sedes dos CCBBs são acessíveis para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
(O evento reúne 38 produções de 20 países participantes. Não perca! | Agência Febre)
Serão oferecidos cinco prêmios do júri e um do público, destinado ao filme escolhido nas três cidades. Os membros do júri são pessoas com deficiência, artistas e profissionais ligados ao tema e, em cada edição, o júri cria novas categorias de prêmios, a fim de destacar as qualidades específicas dos filmes premiados. O troféu foi criado pela artista cega Virginia Vendramini. A direção geral do Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência é de Graciela Pozzobon.
PROGRAMAÇÃO
A programação completa no Rio de Janeiro e demais cidades, você confere no site: http://www.assimvivemos.com.br/2019/pt/programacao-rio-de-janeiro/
Evento no Rio de Janeiro:
Nós, do Entretetizei, apoiamos o Festival e fazemos questão de divulgar em nossas redes, já que a arte é feita para TODOS e é muito bacana poder presenciar um festival como o “Assim Vivemos” em nosso país. Parabéns a todos os envolvidos e que venham mais festivais como esse. A inclusão faz parte da cidadania e é tão importante que pode mudar a vida de uma pessoa. Que viva a arte e todos os que fazem com que ela chegue a todo o tipo de raça, idade, gênero, classe, gosto…. enfim, que nunca nos falte ARTE!
Até a próxima!
Nossas Redes Sociais: