O cantor fala suas músicas preferidas, inspirações, processo de criação e inseguranças do novo EP, que receberá show de lançamento em São Paulo
Nada melhor para superar uma desilusão amorosa do que fazer arte com ela. Lucas Pretti pegou um momento turbulento de sua vida e fez dele seu segundo EP. “Eu encarei muito o EP como um diário.”, declara o artista. Para concretizar o trabalho, que contém seis faixas compostas por ele, o cantor contou com a colaboração de seu diretor musical Júnio Lage, e de seu produtor musical Paul Ralphes. O EP foi lançado na última sexta (11) e já pode ser encontrado em todas as plataformas digitais .
A nova obra do cantor conta com os singles Viciado em Você, Chora por Mim e as faixas Tão Bem, So Easily, Na Minha Mente e, a preferida de Lucas: Sonhando. Em coletiva de imprensa, ele declarou que: “Sonhando eu acho a música mais bonita e que é a que eu mais gosto de ouvir. Mas So Easily, a segunda, é a música mais pessoal que eu já escrevi, então eu tenho um carinho muito grande por todas, mas realmente, Sonhando é de longe a minha preferida.”, declara o artista. Ele também destaca: “Fiquei muito realizado, eu escuto e tenho muito orgulho. Geralmente, com música minha, eu não gosto de ficar escutando, mas esse EP eu já escutei ele de cabo a rabo mil vezes, tem músicas específicas também que eu escuto direto, e não tenho nada que eu quero mudar sabe? Eu sinto muito orgulho e fico muito feliz de ter feito ele dessa forma.”
Com caráter bastante intimista, o novo EP leva vivências pessoais do cantor para sua arte, o que faz com que Lucas mencione a importância de sentir que suas músicas se conectam com o público: “Eu encarei muito o EP como um diário, sabe? Vou escrevendo o que eu estou sentindo, do jeito que eu vivi… É muito pessoal, espero que as pessoas consigam se conectar, mas é muito como um escape para mim.” Ele também deixou claro que “quis experimentar, cada música pedia uma coisa” e, de maneira descontraída, ressaltou que usou suas experiências para inspirar e dar intensidade às novas músicas.
Também foi abordado o ponto da produção de conteúdo, principalmente com relação às expectativas e a forma de produção para o TikTok, ele destaca que o local é um “lugar para experimentar” e que, por lá, “o mais importante é você tentar de tudo”, por isso aborda diversas formas de conteúdos em seus vídeos e não tem o compromisso que sente com outras redes, como por exemplo, o Instagram, onde o conteúdo postado é mais definitivo.
Falando de inspirações, alguns artistas foram decisivos para a composição das novas músicas “Eu me inspirei em em vários artistas que eu acompanho, que eu descobri nessa época. Tem obviamente uma influência de bossa nova, eu acho que é mais perceptível no comecinho de Chora por Mim, eu queria muito fazer aquilo. Sobre as composições eu acho que tem muito mais influência gringa, porque quando eu cheguei de viagem, eu estava sofrendo, a Olívia Rodrigo tinha lançado o álbum dela, esculachando aquele menino lá. Então falei: gente, vou escutar o que essa menina tá falando, porque é isso que eu quero fazer também, quero esculachar. A Billie Eilish, eu acho que Chora por Mim tem muito, eu quis ouvir muito Happier Than Ever porque começa calma e depois vira um rock, então tive essa inspiração também.”
O cenário nacional também não ficou de fora dessa, não deixando suas raízes de lado, o cantor declarou que: “Sempre tem a inspiração da bossa nova e também da MPB, eu adoro Caetano Veloso, eu adoro Tom Jobim, Elis Regina, e eu acho que o jeito que eu escuto música, porque às vezes do jeito que a gente produz não aparece muito, mas do jeito que eu escuto música, sempre tem esse esse pezinho. Então eu escuto as músicas, eu acho elas boas, eu sinto alguma conexão e é isso, essa coisa da paixão. Eu acho que brasileiro canta muito bem sobre amor. Brasileiro canta muito bem sobre paixão. Então todo dia eu descubro um artista novo aqui que me toca muito. Um artista que está falando sobre o que eles passaram. Eu acho que o português é uma língua muito expressiva. Então é isso, eu tiro inspiração de todo lugar”.
Respondendo à pergunta do Entretê, Lucas abre o jogo sobre as suas inseguranças com o EP. Ele ressalta que o projeto começou como um álbum e que, inclusive, quatro músicas foram descartadas no processo de montagem do repertório. Ao dar continuidade ao trabalho, reflexões como “não sei se dá para lançar um EP agora, me dedicar por um ano e meio pra um trabalho, será que alguém quer ouvir isso? Vai que eu lanço a primeira música e ninguém está interessado no assunto?”
Em relação a o momento que estava passando em sua vida pessoal, também não foi tudo flores, o cantor compartilhou: “Eu estava no auge da desilusão amorosa, do sofrimento, então tinha uma parte muito grande de mim que ainda não acreditava que eu estava bem. Eu acho engraçado que eu me identifico com todas as músicas, mas Tão Bem é uma que eu acho engraçadíssima, porque eu escrevi aquilo chorando, mas eu queria muito parar, e queria me convencer de que eu ia ficar bem, e que não ia ficar sofrendo, ia voltar a sentir o que eu sentia comigo. Eu sempre tive uma relação comigo mesmo muito boa, de ‘eu me amo’ e ‘eu sei o meu valor’ e eu perdi muito isso quando tudo aconteceu. Quando comecei a escrever o EP eu não tinha voltado a sentir isso por mim ainda, então foi muito complexo, foi muito ‘não, eu to bem melhor sem você, nem ligo’ e no fundo eu estava chorando, e falei ‘será que eu tô melhor sem você? Será que eu sou? Será que você vai chorar por mim?’ Porque talvez não.”, abrindo o jogo em relação aos seus sentimentos durante o período de criações e gravações.
A música também o ajudou a voltar a quem ele era antes da decepção amorosa, “de certa forma esse EP curou muito desse episódio, foi muito interessante como ele foi ficando pronto e eu fui me recompondo também. Hoje em dia eu acho engraçado.” Com isso, está claro que podemos levantar expectativas de nos emocionarmos muito no show de lançamento.
Falando no show, vamos dar um spoiler do que vai rolar dia 16 de novembro, na casa de shows Blue Note, em São Paulo, Lucas conta que vai ter participação especial sim! “Eu convidei o Kaike, ele é mineiro, ele fez o Sky Sessions comigo, e eu adoro ele. Então quando eu fui fazer o show, eu mandei mensagem pra ele.”, e a música que eles vão cantar, é de Kaike também, seu novo single Tão leve. Ele destaca que está muito empolgado para a apresentação, e os ingressos podem ser adquiridos aqui. O momento será marcante para a carreira do cantor e, se você é fã das músicas, não pode perder!
Confira o novo EP em todas as plataformas digitais e conta pra gente o que achou! Estamos te esperando nos comentários de nossas redes sociais Instagram | Twitter | Facebook
Leia também:
Lucas Pretti entra no mercado latino com Te Quiero
*Créditos da foto de destaque: divulgação/Assessoria