Cultura e entretenimento num só lugar!

Ney Matogrosso
Foto: reprodução/Daryan Dornelles

Começa no dia 21 de fevereiro a nova exposição do MIS: Ney Matogrosso

O evento comemora 50 anos de carreira do artista e terá centenas de objetos originais, como figurinos, pôsteres, fotografias, trechos de apresentações e depoimentos

Ney Matogrosso, um dos maiores artistas da música brasileira, será o homenageado no MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A exposição faz um percurso pela carreira dele, que completa 50 anos em 2025, passando por cada década de sua atuação nos palcos. Desde a estreia como vocalista do grupo Secos & Molhados, até seu mais recente álbum Nu com a Minha Música (2021).

Exposição Ney Matogrosso
Foto: divulgação/Lucas Mello

A curadoria da exposição é assinada por André Sturm, diretor-geral do MIS, ao passo que o projeto expográfico é de Juan Cabello Arribas e Viviane Sá, ambos arquitetos. Por fim, os textos compostos são de Julio Maria, jornalista e autor de Ney Matogrosso: A Biografia (2021). A exposição tem parceria do SENAC e apoio da Paris Filmes.

O evento é dividido em seis áreas, com a exibição de centenas de elementos como figurinos e adereços de shows, videoclipes, documentos, capas de álbuns, pôsteres e CDs; além de trechos de uma entrevista concedida por Ney Matogrosso ao programa Notas Contemporâneas, do MIS, na ocasião dos 45 anos do museu.

O público também poderá ver as fotografias emblemáticas de todas as fases do homenageado, presentes na exposição, em obras de Madalena Schwartz, Thereza Eugênia, Ary Brandi e Daryan Dornelles; além dos elementos cenográficos utilizados no filme Homem com H (2025), uma cinebiografia de Ney Matogrosso.

Protagonizado por Jesuíta Barbosa (Pantanal, 2022), a produção acompanha a brilhante e intensa trajetória de Ney de Souza Pereira desde a sua infância, passando pelos períodos de repressão da ditadura no Brasil e mostrando como resistiu a toda forma de coibição da família e da sociedade. Ney Matogrosso desafiou preconceitos e inaugurou um estilo próprio. A estreia nos cinemas será no dia primeiro de maio.

Confira o trailer:

Serviço | Exposição “Ney Matogrosso” 

Horários: terças a sextas, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h.

Ingresso: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia);

Terças-feiras gratuitas;

Terceira quarta-feira do mês: ingresso gratuito, retirada apenas na bilheteria física do MIS no momento da visita (parceria B3).

Vendas: Pela plataforma Megapass.

Classificação indicativa: Livre.

Local: Museu da Imagem e do Som – MIS | Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo.

Você vai ver a exposição Ney Matogrosso? Entre nas redes sociais do Entretetizei (Face, Insta e X) e conte para a gente! Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das novidades do entretenimento.

 

Leia também: Especial | Os 5 melhores feats entre artistas brasileiros e hispanohablantes

Texto revisado por Larissa Suellen

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!