Giant Rooks por Entretetizei.
Imagem: reprodução/Entretetizei

Conheça a Giant Rooks, banda de abertura do show do Louis Tomlinson

O Entretê trouxe tudo o que você precisa saber para curtir os shows da banda alemã aqui na América Latina

 

A Giant Rooks, banda indie alemã que foi escolhida para abrir os shows do Louis Tomlinson aqui na América Latina, é formada pelo cantor Frederik Rabe, o guitarrista Finn Schwieters, o baixista Luca Göttner, o tecladista Jonathan Wischniowski e o baterista Finn Thomas. 

O quinteto se conheceu na escola, se juntou em 2014 e lançou seu primeiro álbum de estúdio em 2020 – e hoje, tem ganhado espaço no indie rock. Aproveitando o início da Faith in The Future World Tour aqui no Brasil, o Entretetizei trouxe tudo o que você precisa saber sobre a Giant Rooks.

 

Os primeiros passos da Giant Rooks

Os integrantes da banda Giant Rooks em photoshoot.
Foto: reprodução/Gig Goer

A banda começou com os primos Frederik Rabe e Finn Schwieters tocando punk, quando eles tinham oito anos. Os dois, mesmo não sabendo tocar os instrumentos, fizeram shows e gravaram algumas músicas com um estúdio improvisado feito pela família em casa. Aos 12 anos, eles encerraram o projeto de banda. Mas, felizmente, aos 15, os primos encontraram o pianista Jonathan Wischniowski e logo adicionaram Luca Göttner e Finn Thomas ao quinteto. 

E o que significa Giant Rooks? Giant era o nome da bicicleta de Finn – a qual ele usava para ir aos ensaios – e Rook (gralha, em português) apenas soava bem junto. As palavras se juntaram e o nome pegou. Os garotos de Hamm, uma pequena cidade da Alemanha, começaram, então, a abrir shows e participar de festivais de música pela Europa. E têm acumulado fãs por toda parte!

 

Música e criatividade

Os integrantes da banda Giant Rooks em photoshoot.
Foto: reprodução/Lucio Vignolo

A criatividade e a preocupação com os processos de cada produção musical definem bem a Giant Rooks. O grupo, que tem como principais influências Bob Dylan e Bon Iver, mergulham nas ondas do indie rock desde o primeiro lançamento. New State (2017) é o primeiro EP da banda, composto por cinco músicas autorais, que mesclam experiências pessoais com os livros, filmes e músicas que eles consumiram durante o tempo de criação.

O segundo EP veio dois anos mais tarde, Wild Stare (2019) reúne emoção e uma maturidade que não vimos no primeiro trabalho. A identidade sonora mais definida rendeu mais de 50 milhões de streams e diversos prêmios na Alemanha, incluindo o 1-Live Krone, um dos mais importantes do país. Os garotos da Giant Rooks, ainda em 2019, se juntaram a AnnenMayKantereit e conseguiram o primeiro hit no Reino Unido com uma versão da música Tom’s Dinner, de Suzanne Vega, e não pararam mais! 

Rookery (2020) é o primeiro álbum de estúdio da banda, com 12 faixas e uma sonoridade mais madura, confiante e cheia de experimentações musicais. O trabalho explora as questões de como os integrantes se enxergam e como querem ser enxergados, sem se ater a uma única viagem musical. Rookery, do inglês, é o coletivo de gralha – definindo bem o quinteto e sua chegada definitiva na cena da música.

Caracterizado pela criatividade e imponência das faixas, o primeiro disco do quinteto marcou uma nova face para o pop rock alemão. Em entrevista, a Giant Rook afirmou: “Nossa música é um espelho de como percebemos o mundo e de como nos percebemos nele. Tentamos contar histórias que inspiram ou tocam a nós e aos ouvintes”. E, claro, eles não pararam por aí!

Os integrantes da banda Giant Rooks em photoshoot.
Foto: reprodução/Moritz Kind

O segundo álbum foi lançado em fevereiro de 2024 e é o resultado de três anos de trabalho, mais de 40 músicas escritas e centenas de rascunhos e demos. How Have You Been? (2024) traz de volta a voz inconfundível do vocalista com mais das experimentações vistas no primeiro disco. As faixas celebram o indie rock com 15 músicas bem produzidas, despreocupadas e com um toque daquele tipo de rock fácil (e delicioso) de escutar.

 

Giant Rooks na estrada

Os integrantes da banda Giant Rooks em photoshoot.
Foto: reprodução/Gabriele Montresol

Com uma trajetória baseada em performances ao vivo, músicas envolventes e uma energia cativante dentro e fora dos palcos, o grupo acumulou fãs pela Europa, América do Norte e Reino Unido. A Giant Rooks tem se apresentado mundo afora, inclusive em festivais importantes pelo planeta. Lollapalooza Chicago, Headline Dockville Festival, Rock im Park, Rock For People , Sziget Festival, Pukkelpop e Leeds são apenas alguns dos lugares que já foram palco para o quinteto.

Os shows da banda indie alemã deixaram os integrantes no radar de fãs e artistas por toda parte. E, claro, do músico e compositor britânico Louis Tomlinson! A turnê Faith in The Future, que já passou pela Europa e Estados Unidos, chega à América Latina com a abertura da Giant Rooks.

Os integrantes da banda Giant Rooks em photoshoot.
Foto: reprodução/Lucio Vignolo

O convite para as apresentações especiais é resultado dos pedidos dos fãs de Tomlinson e do sucesso estrondoso que o quinteto tem feito. Frederik, Finn, Luca, Jonathan e Thomas têm conquistado admiradores pelo mundo e vão tirar todo mundo do chão aqui no Brasil a partir de amanhã (8)! Quem já está com a roupa de ir?

 

E você, já conhecia a Giant Rooks? Conta pra gente! Siga o Entretetizei nas redes sociais – Facebook, Instagram e Twitter – e não perca as novidades do mundo da música e do entretenimento.

 

Leia também: Louis Tomlinson lança álbum ao vivo

 

Texto revisado por Luiza Carvalho.

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!