Um novo grupo de protagonistas dos filmes de terror tem surgido; você conhece todas?
As scream queens, ou rainhas do grito, marcaram as décadas dos filmes de terror. Desde Jamie Lee Curtis, interpretando Laurie Strode em Halloween (1978), até Neve Campbell, como Sidney Prescott, na franquia Pânico (1996), personagens femininas costumam ganhar destaque no cinema de horror. Por isso, uma nova geração de scream queens tem conquistado espaço nos últimos lançamentos do gênero. Anya Taylor-Joy, Jenna Ortega e Mia Goth são algumas das integrantes desse novo grupo. Confira abaixo a lista completa:
Anya Taylor-Joy
A atriz recebeu aclamações quando protagonizou o filme A Bruxa (2015), e desde então é um dos principais nomes quando se fala em scream queens da última década. Anya Taylor-Joy também participou de outras produções de terror e suspense, como Marrowbone (2017) – ao lado de Mia Goth -, Fragmentado (2016) e Noite Passada em Soho (2021).
Agora, a atriz deve estrelar o remake de Nosferatu, filme clássico do expressionismo alemão sobre um vampiro (1922). O novo longa será dirigido por Robert Eggers, mesmo diretor de A Bruxa, e tem data de estreia marcada para dezembro de 2024.
Samara Weaving
A grande estrela de A Babá (2017) chamou atenção por apresentar um traço cômico em suas atuações. Por isso, a scream queen tem se destacado em produções mais inclinadas para o sub-gênero terrir (terror + comédia). Samara Weaving protagonizou o terror Casamento Sangrento (2019), que conquistou os fãs por sua irreverência ao contar a história de uma noiva que precisa participar de um ritual tradicional familiar, e acaba se vendo em uma perseguição violenta.
Em breve, Samara Weaving irá protagonizar o novo filme Borderline, que terá a estreia do escritor de filmes Jimmy Warden (A Babá, 2017) como diretor. Dessa forma, o filme deve mesclar os gêneros de terror e comédia, e ainda não tem previsão de estreia.
Jenna Ortega
Uma das grandes estrelas dessa geração, a atriz conquistou corações com os últimos lançamentos da franquia de Pânico (2022) e, claro, Wandinha (2022-presente). Além disso, Jenna Ortega roubou a cena em X – A Marca da Morte (2022), e também esteve presente em alguns filmes da franquia Sobrenatural e no longa A Babá: Rainha da Morte (2020). A atriz se destaca por ter um estilo muito autoral, que carrega consigo em todas as atuações de terror.
Jenna Ortega estará agora no novo longa dirigido por Tim Burton, Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice, com estreia marcada para 6 de setembro deste ano.
Kathryn Newton
A atriz chamou a atenção com Freaky – No Corpo de um Assassino (2020), filme terrir em que uma adolescente de 17 anos troca de corpo com um serial killer. Assim como Samara Weaving, Kathryn Newton tem uma característica bem cômica em suas atuações. Para os antigos, ela foi a protagonista em Atividade Paranormal 4 (2012).
Recentemente, Kathryn Newton protagonizou o terror Abigail (2024) e atuou ao lado de Cole Sprouse no terror-comédia Lisa Frankenstein (2024).
Mia Goth
O grande nome desta geração, a neta da atriz brasileira Maria Gladys impressiona cada vez mais com suas atuações incríveis. Nos gêneros terror e suspense, Mia Goth fez a sua primeira aparição em A Cura (2016) e brilhou no remake de Suspiria (2019). Já em X – A Marca da Morte (2022) e no prequel Pearl (2022), a atriz alcançou o protagonismo. Por isso, o filme que chamou a atenção dos fãs de terror e cultura pop.
Já em 2024, a atriz volta ao cinema para terminar a trilogia de X, com o longa MaXXXine, que pretende ser um dos destaques do ano. O filme tem estreia marcada para 11 de julho deste ano
Sadie Sink
A musa ruivinha chegou há pouco tempo para a equipe das scream queens, mas já demonstra muito potencial. Mesmo nova, Sadie Sink esteve na trilogia de Rua do Medo (2021) e foi o grande destaque da última temporada de Stranger Things (2016-presente), conhecida por ser a mais dark das quatro já existentes. Por isso, é certo: a atriz ainda tem muito para mostrar.
Sadie Sink estará no novo thriller psicológico A Sacrifice, que conta a história de uma adolescente de 16 anos atraída por um culto que gira em torno de sacrifícios. O filme ainda não tem previsão de estreia para o Brasil.
E aí, sentiu falta de alguma scream queen? Então conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Twitter e Facebook) e nos siga para ficar por dentro de tudo o que rola no mundo do entretenimento.
Leia também: Introdução ao cinema gótico: 7 filmes para conhecer a subcultura
Texto revisado por Jamille Penha