Imagem de Nicki Nicole, Young Miko, Danna Paola e Kenis OS, respectivamente.
Foto: reprodução/Instagram/@nicki.nicole/@itsyoungmiko/@dannapaola/@keniaos

Conheça 12 cantoras latinas que merecem morar nas suas playlists

Nicki Nicole, Young Miko, Danna e Kenia OS são algumas das artistas que vão te conquistar

Dos topos das paradas aos palcos das principais premiações do mundo, a música latina tem se estabelecido como um verdadeiro fenômeno da indústria. Segundo dados divulgados pelo Spotify, 2023 foi o ano em que mais canções do gênero atingiram o primeiro lugar nos rankings globais da plataforma.

Porém, os recordes de vendas, reproduções e público não são méritos exclusivos dos artistas masculinos: a cultura cresce exponencialmente com o poder e talento das mulheres.

Além de Lali, Karol G, Kali Uchis, Becky G, TINI e Emilia, que já deixam sua marca registrada há algum tempo, outras cantoras vêm recebendo merecida atenção e colecionando sucessos. Quer conhecer alguns nomes do pop, reggaeton, rap e trap que precisam ganhar um espacinho nas suas playlists? Então, acompanhe esse especial preparado pelo Entretê!

Maria Becerra

Nascida na província de Quilmes e popularmente conhecida como la nena de Argentina, a pisciana começou sua carreira aos 12 anos, publicando vlogs, covers e paródias na internet. Durante o período como influenciadora e youtuber, ela até chegou a dividir o microfone com Anitta para cantar Veneno

Em 2019, a visibilidade impulsionou a criação do primeiro trabalho de Maria sob o selo de uma gravadora, o EP 222. Logo depois, o lançamento do single independente, High, colocou a cantora em evidência para o resto do mundo. O hit, inclusive, teve um remix ao lado de TINI e Lola Índigo

Desde então, além de acumular parcerias com Enrique Iglesias, J Balvin, Becky G, Prince Royce e Camila Cabello, Becerra conquistou seis indicações ao Grammy Latino. Ela também se tornou a primeira artista feminina a colocar quatro canções no Top 5 da Billboard Hot 100 argentina. Seus próximos shows acontecem no final de março, no histórico estádio River Plate, e os ingressos já estão esgotados.

Nicki Nicole

Caçula de quatro irmãos, Nicole se apaixonou pelo rap freestyle ao frequentar batalhas de rima ainda na adolescência. Em 2018, foi descoberta pelo produtor musical Gonzalo Ferreyra, que decidiu investir no talento da argentina. Assim, Wapo Traketero surgiu como primeiro sucesso da cantora — atualmente, o single totaliza mais de 90 milhões de reproduções só no Spotify. 

Aos 20 anos, Nicki recebeu a primeira de oito nomeações ao Grammy Latino, na categoria Artista Revelação. Ela também já colaborou com Bizarrap, Young Miko, Rels B, Christina Aguilera, Emilia e dezenas de outros nomes influentes no cenário latino.

Young Miko

María Victoria Ramírez de Arellano Cardona era jogadora de futebol e tatuadora, mas Young Miko é definitivamente uma artista! Natural de Porto Rico, a rapper estreou na música em 2022 e já coleciona feitos marcantes, como duas entradas na Billboard Hot 100 e uma homenagem por seu impacto na indústria no Billboard Women in Music 2024

De acordo com a Academia Nacional de Artes e Ciências da Gravação dos Estados Unidos, a cantora tem quebrado barreiras para comunidade LGBTQIA+ no cenário do hip-hop. Assumidamente lésbica, Miko fala sobre relacionamentos com mulheres em suas canções e foi par romântico de Karol G no clipe de CONTIGO.

No dia 6 de março, ela lançou Curita, single que fará parte de seu primeiro álbum de estúdio. O projeto contará com 16 faixas e ainda não tem previsão de estreia, mas insiders apontam Anitta, Duki, Feid, Peso Pluma e Bad Gyal como possíveis artistas convidados.

Danna 

Além de um extenso currículo no teatro e dramaturgia mexicanos, a artista carrega muita música nas veias. Filha do cantor Juan José Rivera, ex-integrante do grupo Ciclón y Los Caminantes, Danna assinou contrato com a Universal Music aos 6 anos de idade e nunca mais deixou os palcos. Ao todo, são seis discos lançados e dez turnês realizadas.

Desde que deixou o elenco regular de Elite, série da Netflix que virou sucesso global, ela não desacelerou seu lado musical. Mala Fama (2019), Oye Pablo (2020), No Bailes Sola (2021, com Sebastian Yatra), Friend de Semana (2021, com Aitana e Luísa Sonza), Idiota (2021, com o grupo Morat), MÍA (2021) e XT4S1S (2021) são alguns dos hits que a cantora emplacou até hoje. Seu próximo álbum, Childst★r, estreia no dia 11 de abril.

No ano passado, ela se uniu a Jão para gravar a versão em espanhol de Idiota. E as interações com o Brasil não param por aí! Em maio, Danna desembarca em São Paulo para uma apresentação no Cine Joia.

ELENA ROSE

Embora tenha nascido em Miami, nos Estados Unidos, Rose passou a maior parte da infância entre Porto Rico e Venezuela, nação de origem de seus pais.

Formada em jornalismo, a artista deu seus primeiros passos na música como compositora, participando do repertório de Selena Gomez, Kali Uchis, Bad Bunny, Daddy Yankee, Rauw Alejandro, Jennifer Lopez e muitos outros intérpretes. Até o momento, essa bagagem lhe rendeu seis indicações ao Grammy Latino

A vida de cantora começou em 2020, através do lançamento do single Sandunga. Contudo, o trabalho mais marcante de sua discografia é La Ducha (2022), que ganhou um remix com Greeicy, TINI, Becky G e Maria Becerra posteriormente.

Tokischa

Descoberta pelo diretor criativo Raymi Paulus, a dominicana precisou de uma semana para alcançar um milhão de visualizações em sua canção de estreia, Pícala, em 2018. Misturando rap com dembow, Tokischa não usa filtros em suas letras, que abordam sobretudo a emancipação feminina

Apesar do pouco tempo de carreira, a cantora já colaborou com Madonna, Rosalía, J Balvin, Anuel AA e Ozuna. Em 2023, ela se uniu a Luísa Souza em La Muerte, faixa que compõe o álbum Escândalo Íntimo.

Sofía Reyes

Aos 8 anos de idade, Reyes surpreendeu o pai com suas aptidões musicais e logo começou a aprofundar seus estudos na área. Em seguida, vieram os covers publicados no YouTube, que rapidamente chamaram a atenção de Prince Royce. O cantor não apenas apadrinhou a mexicana, como a fez ser a primeira artista contratada por sua gravadora própria, a D’León Records

Nomeada ao Grammy Latino de Artista Revelação em 2017, Sofía tem parcerias com Jason Derulo, Pedro Capó e Danna, além do hit R.I.P., gravado ao lado de Anitta e Rita Ora. Seu último disco, MILAMORES, foi lançado em novembro do ano passado.

Nathy Peluso

Mesmo que seu berço seja argentino, a cantora passou a maior parte da vida na Espanha, tanto declamando poesias improvisadas nas ruas, quanto estudando dança e artes visuais em universidades locais.

Após tocar em grandes festivais de música usando o repertório do EP La Sandunguera (2018), — produzido e estreado de forma independente — ela assinou com a Sony Music Latin para lançar seu primeiro álbum de estúdio. 

Calambre (2020) se consagrou um sucesso do estilo fusionista, garantindo uma indicação ao Grammy de Melhor Álbum Latino de Rock ou Música Alternativa, e uma vitória em Melhor Álbum de Música Alternativa na vertente latina da premiação. Peluso ainda possui feats com C Tangana, Bizarrap, Karol G e Christina Aguilera.

Cazzu

Julieta Emilia Cazzuchelli, popularmente conhecida pelo nome artístico Cazzu, iniciou sua trajetória musical cantando cumbia e rock. Mas, foi através do trap latino que a artista ascendeu à fama e conseguiu colaborações explosivas, como Justin Quiles, Maria Becerra, Natti Natasha, Lali e Myke Towers.

Em 2020, ela conquistou uma nomeação ao Grammy Latino na categoria Artista Revelação. Já no ano passado, a argentina divulgou a versão deluxe de seu quarto álbum de estúdio, Nena Trampa.

Paloma Mami

A voz da cantora ecoou pela primeira vez no palco de Rojo, el color del talento, show de calouros famoso no Chile. Também em 2018, ela lançou seu single de estreia, Not Steady, e se tornou a primeira artista americana-chilena a assinar com a Sony Music Latin. 

Mesclando R&B e gêneros urbanos, seu primeiro disco, Sueños de Dalí, chegou às plataformas de áudio em 2021, dando visibilidade para que Paloma figurasse entre os indicados a Artista Revelação no Grammy Latino. No quesito colaborações, já foi convidada para gravar ao lado de Ricky Martin e C Tangana.

YEИDRY

Natural de Santo Domingo, capital porto riquenha, a artista se mudou para Itália ainda criança e ganhou popularidade em 2012, após participar do The X Factor no país. Apesar de não ter avançado para as semifinais do programa, Yendry conseguiu assinar seu primeiro contrato musical, formalizado pela Sony Music.

Entre 2015 e 2018, ela foi vocalista do grupo Materianera, mas, atualmente, segue carreira solo com a RCA Records. Seus trabalhos mais notáveis são os singles Barrio (2019), Nena (2020) e Instinto (2021), parceria com J Balvin.

Kenia OS

Inicialmente youtuber, a mexicana partiu para o universo da música aos 19 anos, a partir do lançamento da canção Por Siempre (2019). Desde então, passando por selos independentes e gravadoras renomadas, Kenia criou dois álbuns de estúdio.

Em fevereiro, ela venceu a categoria Nova Artista Feminina no Prêmio Lo Nuestro 2024.

Depois dessa lista, quais artistas vão ganhar seu play? Entre nas redes sociais do Entretetizei Insta, Face e Twitter e conte pra gente! Aproveite e nos siga para ficar por dentro de outras novidades da cultura e do entretenimento.

Leia também: Ariana Grande lança álbum Eternal Sunshine junto com clipe de nova música; confira

 

Texto revisado por Luiza Carvalho.

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!