De babá em uma das séries mais famosas da atualidade a talento musical nos bastidores, habilidade é o que não falta para (D)Joe
A figura por trás de End of Beginning, que dominou as trends do TikTok, é um rosto conhecido para a maioria e um talento disfarçado com óculos grandes e cabelo volumoso. Djo, o alter ego musical de Joe Keery, é um personagem marcante. E não só pelo visual. As influências musicais e o ritmo único, que mescla uma variedade de ganchos pop e ecléticos, tornam o projeto de Keery um experimento sem igual no mundo da música.
O galã de cabelos desgrenhados que trabalha como babá em Hawkins se mostrou um talento mais do que surpreendente ao anunciar seu primeiro álbum, Twenty Twenty, lá em 2019. As 12 faixas que viajam entre os ritmos pop ao psicodélico nos apresentaram uma face promissora e (muito) criativa que dividia espaço com seu lado ator – sorte a nossa!
Em sua primeira gravação de estúdio, Keery parece navegar em ondas psicodélicas e marés de indie rock e ritmos dos anos 1960. Entre as gravações Stranger Things, ele manteve o projeto para si. Com melodias que têm influências claras do Tame Impala, e Mac Demarco como modelo para os vocais, a produção independente, acima de tudo, exala paixão musical. E inspirações pessoais do ator.
Em 2022, Djo volta à cena musical com mais um lançamento. Dessa vez, Decide, seu segundo álbum de estúdio, contém 13 faixas e caminha pelo synth-pop, em uma mistura de influências do rock de The Strokes com o pop dançante do Daft Punk. Descrito como uma história auditiva do final dos 20 anos de Keery, e diferente do disco de 2019, os sintetizadores e as guitarras tomam os holofotes e produzem músicas divertidas e cheias de camadas – e narrativas criativas sobre amadurecimento.
Não é só a experimentação musical única que marca o alter ego do cantor, compositor e ator norte-americano. O visual de Djo, e toda a estética que o envolve, formam um personagem único. Um homem de cabelos volumosos, óculos grandes, sapatos esportivos e ternos vintage e descolados parece estar pronto para sair de um escritório direto para os palcos.
E por que falar dele? Quase dois anos após o último lançamento da face musical de Joe Keery, End of Beginning, faixa destaque de Decide, alcançou mais de 60 milhões de streams globais nas plataformas digitais. E com mais de 10,5 milhões de streams somente nas últimas semanas. Só no TikTok, motivo principal para a volta aos charts, a música acumula mais de 1.2 bilhão de visualizações, e ultrapassa 100 mil criações de vídeo no mundo todo.
And when I’m back in Chicago, I feel it… sentimentos remixados e lembranças de tempos mais simples para Djo, e também para a personalidade que aparece em frente às câmeras e tem a cidade como memória do lugar onde começou a tocar música seriamente. Afinal, Keery foi membro da banda psicodélica Post Animal entre 2016 e 2019, deixando o grupo para seguir seu projeto solo.
A homenagem, que ultrapassa o alcance de um microfone, foi suficiente para emocionar os ouvintes do mundo todo, tempo depois do lançamento. E, claro, a cidade que marcou a trajetória do artista também foi palco para uma apresentação mais do que especial. Em 2022, no Lollapalooza Chicago, Djo pode viver a experiência do começo do fim mais uma vez.
A versão musical de Joe Keery, que surgiu pela primeira vez em 2019, provou seu talento e singularidade além da música. De destreza diante das câmeras a recordes no mundo da música, (D)Joe nos apresenta suas memórias, paixões e seu desenvolvimento dentro e fora do personagem. Uma discografia pra lá de interessante – e um potencial que ainda tem muito a ser explorado.
Já conhecia a face musical do ator de Stranger Things? Conta pra gente o que achou de Djo! E não deixe de seguir o Entretetizei e acompanhar mais notícias do mundo da música e do entretenimento pelo Facebook, Instagram e Twitter!
Leia também: 3ª temporada de Euphoria é adiada indefinidamente: relembre momentos marcantes da série
Texto revisado por Doralice Silva