De origem sul-coreana, atriz, dançarina, cantora e compositora se tornou um expoente da representatividade amarela na TV brasileira
Apesar de ocupar o posto de terceiro maior consumidor de K-dramas do mundo, o Brasil ainda tem poucos cenários audiovisuais ocupados por atores de ascendência asiática. Na contramão dessa realidade, Gabi Yoon é um dos nomes que vêm conquistando espaço na TV nacional e fortalecendo a representatividade amarela.
Autoproclamada korean girl from Brazil (garota coreana do Brasil), Yoon nasceu na Coreia do Sul e faz questão de honrar suas raízes, mas inegavelmente carrega uma alma brasileira. Outro aspecto crucial na trajetória da artista é a versatilidade: além de atriz, ela é dançarina, cantora e compositora.
O talento de Gabi alcançou novas projeções após a estreia da segunda temporada de Tem Que Suar (2023), série do Multishow, em que a intérprete vive seu primeiro papel principal. Ao lado de grandes nomes, como Marcelo Serrado, Heloísa Périssé e Robson Nunes, ela ressalta a importância do trabalho para sua carreira, já que atores asiáticos ainda são exceção nos elencos de produções de comédia.
“Trabalho nesta série com uma equipe que está preocupada em fugir do estereótipo asiático, que traz a comédia e ressalta qualidades e atributos desta personagem, e isso é incrível. Estamos melhorando a nossa representatividade, mas ainda há muito espaço a ser conquistado. Desejo que as pessoas amarelas possam aceitar, abraçar e ter orgulho da sua raiz, sem medo de serem estereotipadas”, expõe a atriz.
Yoon também coleciona outros feitos significativos em sua trajetória. Ela dá voz a Ji-Young, primeira personagem asiática do seriado Vila Sésamo, no Brasil — um marco para representatividade na TV para crianças. Enquanto, no cinema, Gabi integrou o elenco dos filmes 7 Prisioneiros (2021) e Mar de Dentro (2020), durante sua passagem pelo programa musical Canta Comigo, ela conquistou 76 jurados.
“Ainda sou uma das pouquíssimas pessoas amarelas que estão no audiovisual brasileiro. Muitos artistas amarelos sonham com esta oportunidade, e já até desistiram. Eu já pensei em desistir. Agora, me questiono: quem, eu, como Gabi Yoon, represento?”, enfatiza.
Já conhecia o trabalho de Gabi Yoon? Entre nas redes sociais do Entretetizei — Insta, Face e Bluesky — e conte pra gente! Aproveite e nos siga para ficar por dentro de outras novidades da cultura e do entretenimento.
Leia também: 4 K-dramas de romance para quem sente falta de Outra Chance para Amar
Texto revisado por Jamille Penha