Sucesso no K-pop, o boy group bateu recordes em 2023, e vem chamando cada dia mais a atenção dos kpoppers
Se você não mora em uma bolha, com certeza já deve ter ouvido falar sobre o SEVENTEEN, um dos maiores (em tamanho e talento) grupos de K-pop da atualidade.
Ano passado, o boy group chamou ainda mais atenção dos kpoppers ao bater diversos recordes com seus novos hits e álbuns. E, para esses novos fãs e também para os que estão juntos desde o debut, o Entretê preparou um especial pra você conhecer um pouco mais sobre os idols.
Segue o fio e cuidado, existe um grande risco de você sair daqui completamente apaixonado pelos 13 membros.
Debut
Antes do debut dos idols, o grupo fez diversos broadcasts em um programa chamado SEVENTEEN TV na plataforma UStream.
Nesse programa, os trainees foram anunciados e começaram a praticar suas performances. Logo depois, o grupo participou do programa SEVENTEEN Project: Big Plan Debut, produzido pela MBC, onde realizaram o primeiro showcase de debut do grupo.
O debut do SEVENTEEN aconteceu no dia 26 de maio de 2015, quando se tornou o primeiro grupo de K-pop a ter uma estreia que durou mais de uma hora, em uma das principais emissoras da Coreia do Sul.
Três dias após, eles lançaram seu primeiro EP, o 17 Carat, em formato digital, tendo Adore U como single. O álbum ficou nos top álbuns do ano (2015) nos Estados Unidos por muito tempo, e foi o único álbum de um grupo rookie a entrar no top 10 de álbuns de K-pop do ano. GIGANTES!
Os membros
Apesar do nome ser SEVENTEEN , o grupo, que originalmente teria 17 membros, fez o seu debut com treze. Para explicar a permanência do nome, os membros fazem a seguinte conta: são 13 idols e três units em um grupo, o que totaliza dezessete. Genial, né?!
Recentemente, a atriz Emma Myers (Enid de Wandinha), que é carat de carteirinha, explicou ao apresentador Jimmy Fallon o que o nome do grupo significava, e seu vídeo se tornou um viral entre os kpoppers.
Assim como a maioria dos grupos de K-pop, o SEVENTEEN também é dividido por times, como Vocal Team (liderado pelo Woozi), Performance Team (liderado pelo Hoshi) e Hip Hop Team (liderado pelo S.Coups).
Veja quem são os 13 membros (com um bônus no final):
S.COUPS
Choi Seung Cheol, mais conhecido como S.COUPS, nasceu na Coreia do Sul no dia 8 de agosto de 1995 (ele é o membro mais velho do grupo). O idol se tornou trainee em 2010, quando originalmente debutaria como membro do NU’EST, mas acabou fazendo parte do Tempest antes de estrear oficialmente no SEVENTEEN, onde assumiu a liderança tanto do grupo quanto do time de hip hop.
JEONGHAN
Yoon Jeong Han, ou só Jeonghan, nasceu na Coreia do Sul no dia 4 de outubro de 1995. O idol se tornou trainee em 2013, e foi o penúltimo a ser confirmado como membro do SEVENTEEN. Durante o debut, ele se destacava por ter cabelos longos, o que se tornou sua marca registrada durante um tempo. Apesar disso, as madeixas logo foram cortadas, já que dava muito trabalho pra cuidar.
JOSHUA
Joshua Hong, ou só Joshua, nasceu nos Estados Unidos em 30 de dezembro de 1995. O idol, diferente da maioria, não tinha o sonho de ser artista, mas mudou de ideia assim que foi descoberto em Los Angeles, enquanto cantava em uma feira coreana. Hoje ele é considerado um dos idols mais doces e gentis do K-pop.
JUN
Wen Junhui, conhecido como JUN, nasceu na China em 10 de junho de 1996. O idol é um dos poucos que está na vida artística desde a infância, já que iniciou a carreira como ator, fazendo filmes como The Pye-Dog (2007), The Legend is Born: Ip Man (2010) e My Mother (2013). No ano passado (2023), Jun voltou a atuar, dessa vez em um C-drama chamado Exclusive Fairytale, e não, não daremos nenhum spoiler.
HOSHI
Kwon Soon Young, conhecido como Hoshi, nasceu na Coreia do Sul em 15 de junho de 1996. O idol é conhecido por trabalhar duro, além de ser o responsável pela criação da maioria das coreografias do grupo (não é à toa que é líder do Performance Team).
WONWOO
Jeon Wonwoo, conhecido como Wonwoo, nasceu na Coreia do Sul em 17 de julho de 1996. O idol entrou para a Pledis Entertainment, empresa responsável pelo grupo, apenas para ter uma experiência como trainee, e acabou sendo escolhido para debutar no SEVENTEEN.
WOOZI
Lee Ji Hoon, conhecido como WOOZI, nasceu na Coreia do Sul em 22 de novembro de 1996. O idol é responsável pelo vocal time do SEVENTEEN e é o maior produtor e compositor do grupo! Falando em suas composições, em 2020, ele foi reconhecido como a celebridade mais nova a ter mais de 100 músicas registradas em seu nome no Korean Music Copyright Association (KOMCA). Como chamam isso na cidade de vocês? Aqui chamamos de TALENTO!
THE8
Xú Mínghào, conhecido como The8, nasceu na China em 7 de novembro de 1997. O idol foi o último membro a integrar o SEVENTEEN, em 2014, e hoje é considerado como um dos it boys do grupo, já que sempre arrasa nos looks e nas unhas pintadas.
MINGYU
Kim Min Gyu, ou Mingyu para os íntimos, nasceu na Coreia do Sul em 6 de abril de 1997 (SIM! Ele faz parte da 97 line mais famosa da Coreia). O idol é considerado um dos mais barulhentos entre os integrantes, e tem se tornado um viral no TikTok por conta dos challenges em que tem participado. Antes do SEVENTEEN, Mingyu costumava tocar bateria na banda da escola, e até ficou em segundo lugar em um campeonato nacional de futebol.
DK
Lee Seokmin, mais conhecido como DK, nasceu na Coreia do Sul em 18 de fevereiro de 1997 (sim, o mesmo dia que o Vernon). Se você for army e seu bias for o J-Hope, você com certeza vai se apaixonar pelo DK -o que é o meu caso-. O idol leva muito a sério a fama de ser o membro mais caótico do SEVENTEEN. Seu jeitinho único é inconfundível, assim como a sua voz maravilhosa e o seu talento para fazer piadas.
SEUNGKWAN
Boo Seung Kwan, ou SEUNGKWAN, nasceu na Coreia do Sul em 16 de janeiro de 1998. Antes de entrar para a Pledis Entertainment, foi chamado para fazer parte da JYP Entertainment e acabou — felizmente — recusando o convite. O idol é considerado um dos mais bem-humorados do grupo, principalmente por AMAR participar de programas de variedades.
VERNON
Hansol Vernon Chwe, mais conhecido como Vernon, nasceu nos Estados Unidos, em 18 de fevereiro de 1998. Nova-iorquino, o idol se mudou para a Coreia aos cinco anos, e hoje se considera mais coreano do que norte-americano. Se você está no Tik Tok, com certeza já se deparou com vídeos de quando Vernon era criança, já que ele participou de vários programas e comerciais antes de estrear na música.
DINO
Lee Chan, ou DINO, nasceu na Coreia do Sul em 11 de fevereiro de 1999. O idol chama a atenção por ser ótimo nas performances, principalmente por dominar as coreografias. E tudo isso se dá ao fato de que a dança já está no seu sangue, pois seus pais são dançarinos.
Bônus: Pi Cheolin
Pi Cheolin é o alter ego do DINO, e debutou no K-pop aos 54 anos (sim, ele tem até idade). O personagem do maknae do grupo nasceu em uma esquete feita para o Carat Land de 2021, durante o fanmeeting.
O idol — risos — deu as caras pela primeira vez em uma encenação, em que todos os membros precisaram interpretar um personagem, e o DINO criou esse senhor fofoqueiro e intrometido. A segunda vez que ele apareceu foi no episódio Wonwoo’s Diary do Going Seventeen (já vamos falar sobre isso). Enquanto os membros criaram novos personagens, o Dino insistiu em ser esse adorável idol e apresentar melhor a sua história de vida. Desde então, ele tem aparecido em diversos programas com o boy group.
Sua estreia na TV foi no Golden Disc Awards 2024, quando cantou com a unit BSS:
BSS
É uma unit especial do SEVENTEEN composta pelo Hoshi, DK e SEUNGKWAN. Eles estrearam em 21 de março de 2018, com o single Just Do It. Depois, retornaram com o álbum single Second Wind, em 6 de fevereiro de 2023, após cinco anos sem atividade. Ainda, no ano passado, a unit ganhou as redes sociais com os challenges do seu single Fighting, feat com a rapper Lee Young Ji:
Fandom
O nome oficial do fandom é Carat (Quilate, em português), e foi escolhido através de uma votação no site oficial do boy group, sendo revelado pelo líder S.COUPS, no segundo dia do <LIKE SEVENTEEN – Boys Wish> Encore Concert, em 14 de fevereiro de 2016.
A explicação para o nome é superfofa! Dizem que o SEVENTEEN é o diamante, e os fãs, os quilates, que permitem que o grupo exista e brilhe. Quanto maior o quilate (carat), maior é a massa e mais valiosa é a joia. Quem também amou?
Álbuns
17 Carat (2015) – álbum de debut
Playlist com toda a discografia do grupo
Hits
Se tem uma coisa em que o SEVENTEEN é especialista, é em criar grandes hits. Sua música de debut, ADORE U, é o exemplo perfeito disso. Em seguida, foram anos e anos de sucessos sendo lançados um atrás do outro, e nós separamos alguns deles, aproveite!
Turnês
Dá só uma olhada na quantidade de tour que esses meninos já fizeram:
- Seventeen 1st Asia Tour 2016 Shining Diamond (2016)
- 2017 Seventeen 1st World Tour Diamond Edge (2017)
- Seventeen 2018 Japan Arena Tour SVT (2018)
- Ideal Cut (2018)
- Ode to You (2019–2020)
- Be the Sun (2022)
- Follow (2023) — que saiu na lista de turnês de maior bilheteria de 2023
Programas
Andromeda
O Andromeda era um programa transmitido ao vivo no canal do SEVENTEEN, no AfreecaTV, onde os membros respondiam às perguntas enviadas pelos fãs e faziam algumas brincadeiras. O episódio de 26 de agosto de 2015 foi o último transmitido pelo streaming sul-coreano.
É um programa de variedades transmitido pelo Weverse e YouTube que conta com os idols fazendo diversas atividades e desafios.
In the Soop SEVENTEEN
Reality que acompanhou o SEVENTEEN em uma espécie de retiro, onde os idols puderam mostrar seus lados mais humanos, aproximando ainda mais o boy group dos carats.
NANA TOUR with SEVENTEEN
Programa de variedades que levou o grupo em uma viagem às pressas.
UNESCO
No dia 14 de novembro de 2023, o SEVENTEEN realizou sua própria sessão no Fórum da Juventude da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em Paris, na França. Durante a sessão especial, Seungkwan, Jun, Woozi, Mingyu, Joshua e Vernon — membros do grupo — compartilharam discursos significativos, além de fazer performances arrasadoras de seus sucessos _WORLD, Darl+ing, Headliner, God of Music e Together para espalhar uma mensagem positiva.
Como primeiro orador, Seungkwan mencionou a ligação especial que a sua cidade natal, a Ilha de Jeju, tem com a UNESCO. Explicando que o local é reconhecido como Reserva da Biosfera, Patrimônio Natural da Humanidade e Geoparque Global, o jovem compartilhou: “A Ilha de Jeju se tornou o primeiro lugar no mundo a receber todas as três honrarias da UNESCO”. E concluiu: “O menino que sonhou com um grande futuro naquela ilha, patrimônio mundial, está, agora, diante de vocês na sede da UNESCO”.
Jun subiu ao palco em seguida, e falou sobre a amizade do grupo, declarando: “Como estávamos tão distantes um do outro, nunca imaginei que poderíamos crescer e nos tornar amigos, com as mãos unidas para todos os desafios que viriam”. Falando sobre como ele superou a barreira do idioma com a ajuda dos outros integrantes, ele disse: “Podemos não ser perfeitos como indivíduos, mas juntos somos o melhor time SEVENTEEN”.
Em outro momento, Woozi disse: “O sucesso não veio rapidamente, mas nós treze passamos tempo juntos e compartilhamos nossas paixões, tornando cada minuto da viagem agradável”. E continuou: “Cada um de nós tinha seus próprios pontos fortes, fossem nossos vocais, performance ou o hip hop. E, à medida que aprendemos um com o outro e nos unimos como um só, a identidade do SEVENTEEN começou a tomar forma”. Para finalizar, ele aproveitou para agradecer e destacar cada um dos colegas.
Depois, Mingyu subiu ao palco para falar sobre fazer doações significativas com o dinheiro que ganharam como cantores, mencionando as crianças, na Tanzânia, presenteadas com 13 cabras pelo grupo. Ele refletiu sobre a jornada do SEVENTEEN, por meio de uma carta que recebeu das crianças, na qual elas escreviam: “Eu cuidarei dessa cabra. Para os meus sonhos”. Falando sobre a doação anual realizada pelo grupo, Mingyu compartilhou: “Fazemos isso porque queremos ter certeza de que nenhum jovem, não importa quem seja ou de onde venha, desista de seus sonhos ou fique desanimado”.
Em seu discurso, Joshua falou sobre o trabalho com a Comissão Nacional Coreana para a UNESCO e a campanha #GoingTogether — uma iniciativa que busca conscientizar os jovens sobre a importância da educação. Ele disse: “Nada disso teria sido possível sem os Carats, nossos fãs, que entraram em ação para ajudar na campanha. Obrigado, Carats. Nós amamos vocês”. Joshua continuou: “Esperamos que as nossas ações, através da UNESCO, cheguem aos jovens de todo o mundo, desde as crianças em ilhas ainda mais pequenas que Jeju até as que, em todos os cantos do mundo, estão a promover, reafirmar e concretizar os seus sonhos enquanto falamos”.
Por último, mas não menos importante, Vernon encerrou apresentando as músicas que o SEVENTEEN tocou no fórum juvenil. Usando letras de canções do grupo, ele compartilhou: “Vamos conhecer um novo futuro juntos. Eu me importo com você, você se importa comigo, podemos ser tudo que precisamos. Mesmo uma pequena ação hoje pode dar coragem às pessoas por muitos dias… Vamos brilhar juntos. Acabamos de nos conhecer, mas podemos dançar juntos. Se estivermos juntos. Você e eu nunca estamos perdendo nosso caminho. Você e eu estaremos caminhando em linha reta”. E concluiu: “Espero que essas palavras fiquem mais próximas do seu coração depois de ouvir nossas histórias e nossa música. Obrigado.”
Confira os discursos e as performances completas:
E você, já conhecia o SEVENTEEN? Conta pra gente! Siga o Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook para ficar por dentro de outras matérias do K-pop.
*Crédito da foto de destaque: reprodução/Billboard