Em coletiva de imprensa, elenco e produção contam detalhes da produção
Os Ausentes, a primeira série Max Original brasileira produzida pela WarnerMedia Latin America, estreia no dia 22 de julho exclusivamente na HBO Max. Protagonizada por Erom Cordeiro e Maria Flor, a série investigativa de dez episódios, com 45 minutos de duração cada, acompanha a rotina de uma agência de investigação de pessoas desaparecidas – uma tragédia que pode atingir qualquer pessoa, de qualquer idade ou classe social, e que ocorre pelos motivos mais variados na cidade de São Paulo (SP). Confira aqui o trailer da produção:
Na trama, após o desaparecimento de sua filha Sofia, o ex-delegado Raul Fagnani (Cordeiro), abre a agência Ausentes, que se torna famosa no submundo de São Paulo por receber todo tipo de clientes, sobretudo aqueles que não podem ou não querem recorrer à polícia. Ele ainda tem esperança de descobrir o que aconteceu com sua filha.
A chegada de Maria Julia (Maria Flor) à Ausentes, muda o dia a dia de trabalho. Ela fugiu de Buenos Aires, após seu pai sumir misteriosamente, e está disposta a reencontrá-lo. Enquanto buscam por seus familiares, a dupla de investigadores se embrenha na procura por pistas para solucionar os casos que chegam à agência.
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, cerca de 80 mil pessoas desaparecem a cada ano no Brasil. Até fevereiro de 2021, a cidade de São Paulo tinha mais de 2 mil pessoas desaparecidas. Isso demonstra a importância da série para a população brasileira, pois ela traz luz a um assunto que não é muito divulgado: o desaparecimento de pessoas. Diante disso, Thiago Luciano, roteirista da produção, relata como foi o processo de criação: “Em São Paulo, duas pessoas desaparecem a cada hora. Foi uma luta para chegar nessas histórias diárias. Eu escrevia e série e chorava em casa algumas vezes. Mas, foi delicioso”, afirma.
Ainda sobre o choque de realidade que a trama apresenta, a protagonista Maria Flor comenta: “Vários momentos da série a gente tinha que se aproximar de sensações e sentimentos por conta de pessoas que estavam perdendo seus entes queridos. Fizemos cenas que considero muito tocantes para mim. E me envolvi porque é muito real. Crianças desaparecem no Brasil (…), e [infelizmente] essas coisas acontecem”, diz.
Segundo os produtores, para facilitar o desenrolar da trama foi escolhido o método procedural, ou seja, cada episódio apresenta uma história única e com início, meio e fim. A cada episódio uma nova história é contada na trama, que traz no elenco convidado nomes como Jacqueline Sato, César Troncoso, Indira Nascimento, Nuno Leal Maia, Negra Li, Flávia Garrafa, Augusto Madeira, entre outros.
A diretora Caroline Fioratti falou sobre como foi o processo de retratar os diversos ambientes da maior cidade do Brasil e suas nuances: “Foi um desafio imenso e maravilhoso mergulhar nesse universo que retrata São Paulo e seus submundos tão distintos (…) Cada episódio explora um espaço diferente seus com personagens, um procedural que envolveu muita pesquisa e um número gigantesco de atores talentosos. O importante pra mim é sempre a mensagem que estamos passando para colaborar com a sociedade que aspiramos construir”, afirma.
Os Ausentes é uma produção da Warner Media Latin America e Panorâmica para HBO Max, produzida por Silvia Fu Elias, Mara Lobão e Rodrigo Montenegro, e com produção executiva de Vanessa Jardim. A série tem direção geral de Caroline Fioratti e direção de Raoni Rodrigues. A direção de fotografia é de Hélcio Alemão Nagamine, direção de arte de Monica Palazzo e montagem de Henrique Tartarotti. A trama foi criada por Maria Carmem Barbosa e Thiago Luciano, com roteiros de Thiago Luciano, Renê Belmonte e Bruno Passeri.
E, aí? Vai assistir Os Ausentes? Conta pra gente! Se liguem no Entretetizei para mais conteúdos sobre as séries e o mundo do entretenimento. Ah! E aproveita para seguir a gente no Insta, Twitter e Face!
*Crédito da foto de destaque: divulgação/ HBO