Foto: reprodução/Phaté Thuis

Crítica | Vidas Passadas e a certeza de que não temos o controle de tudo

Filme de estreia da diretora sul-coreana Celine Song foi indicado a melhor filme no Oscar 2024 

Vidas Passadas (2023) conta a história de Nora e Hae Sung. Os dois se conhecem desde a infância na Coreia do Sul e nutrem sentimentos de cuidado, cumplicidade, amizade e amor um pelo outro. Mas aos 12 anos de idade acabam se separando, quando os pais de Nora se mudam para os Estados Unidos. 

 

Há uma palavra em coreano… in-yun. Significa providência ou destino. Mas é especificamente sobre relacionamentos entre pessoas. Acho que vem do budismo e da reencarnação. É in-yun se dois estranhos passam um pelo outro na rua e suas roupas roçam por acidente. Isso significa que deve haver algo entre eles em suas vidas passadas.” 

 

Com essa premissa, a protagonista explica, mesmo sem ter certeza se acredita, sobre conexões passadas entre pessoas. Segundo o conceito, sendo elas coincidências ou não, talvez tudo tenha um motivo, e a vida seja feita das vidas que não vivemos.

 

A obra de estreia da diretora Celine Song mostra um plano sensível e simbólico sobre a vida e suas reflexões, de acordo com o qual percebemos que décadas podem se passar, mas, quando um sentimento realmente importa, não será esquecido com facilidade, e as escolhas que tomamos ao longo dos anos podem ter um impacto positivo ou negativo nesse recorte temporal.

Foto: reprodução/Rotten Tomatoes
Não existem questões rasas quando falamos sobre nossas vidas

Durante o longa, nos deparamos com questionamentos enfrentados pelos personagens, enquanto Nora e Hae Sung se perguntam: como seria se tivéssemos ficado juntos? E se eu não tivesse ido embora? Acompanhamos os dois refletindo se seriam o in-yun um do outro, em especial quando acabam se reencontrando pessoalmente em Nova York, mais de 20 anos após a despedida na Coreia.

 

Arthur, marido de Nora, é responsável por ilustrar uma das cenas mais lindas do filme, e também uma das mais cheias de dúvidas, quando diz que ela fala em coreano enquanto dorme, e lamenta ao dizer que a amada “sonha em uma língua que ele jamais vai entender. 

 

Na obra, ele não é retratado como vilão. Na realidade, não existem vilões nessa história, e ele mostra que é possível acolher com afeto o passado da esposa, mesmo que sinta medo dos sentimentos que ela pode ter pelo amigo de infância.

Foto: reprodução/IMDb

Vidas Passadas nos faz lembrar da intimidade de diálogos sinceros como no filme Antes do Amanhecer (1995), com falas marcantes e reflexivas dos personagens. Além disso, a atuação de Greta Lee, Teo Yoo e John Magaro transparecem afeto e cuidado, sentimentos que são nutridos mesmo diante do medo ou da incerteza. 

 

Sobra ao espectador refletir sobre o tempo e as escolhas que fazemos durante a vida, já que tomar uma decisão significa não seguir por outros possíveis caminhos, e é preciso abrir mão da dúvida e seguir em frente, como disse a autora Min Jin Lee: “A vida faz você pagar… Todo mundo paga por alguma coisa”.

 

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Leia também: Os 12 melhores filmes coreanos de 2023

 

Texto revisado por Michelle Morikawa

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