Curta pernambucano e longa gaúcho vão ao Festival de Sundance 2021

Inabitável e A Nuvem Rosa são selecionados para a premiação americana

O tradicional festival de cinema do Sundance Institute, o Festival de Sundance divulgou, nesta terça (15), a lista com as obras que participarão do evento. Entre os dias 28 de janeiro e 03 de fevereiro de 2021, em formato presencial e online, filmes do mundo inteiro serão exibidos na programação, dentre eles, o longa A Nuvem Rosa e o curta-metragem Inabitável, brasileiros.

Dirigido pela dupla pernambucana Matheus Farias & Enock Carvalho, o premiado curta-metragem Inabitável, participará da Mostra Competitiva do festival. Exibido em 18 festivais no segundo semestre de 2020, incluindo o 48º Festival Gramado – onde conquistou os troféus de Melhor Filme pelo Júri da Crítica, Roteiro, Atriz e Prêmio Canal Brasil de Curtas, – Inabitável foi o curta-metragem brasileiro mais premiado do ano, com 10 prêmios.

Cena do curta Inabitável. / Créditos: Gustavo Pessoa.

Com um elenco que conta com a premiada atriz baiana Luciana Souza (Bacurau, Ó Paí Ó, Flores Raras) no papel principal, o filme narra a procura de Marilene (Luciana Souza), por sua filha, que desapareceu depois de não retornar de uma festa. Por meio de uma narrativa fantástica, característica dos diretores de Caranguejo Rei, Enock e Matheus retratam de forma poética a violência rotineira do país que mais mata a população LGBTQIA+.  

Já o outro representante brasileiro no Festival de Sundance, o longa metragem A Nuvem Rosa, escrito e dirigido pela gaúcha Iuli Gerbase, participa da World Dramatic Competition com uma narrativa que se assemelha à vida real de 2020.

Cena do filme A Nuvem Rosa. / Créditos: Divulgação.

Produzido antes da pandemia do coronavírus, o filme tem como enredo uma nuvem rosa tóxica que se espalha pelo mundo, obrigando a população ao confinamento. Nesse contexto caótico, o longa acompanha a quarentena vivida por Giovanna (Renata de Lélis) e Yago (Eduardo Mendonça), recém conhecidos de balada condenados a esperar a nuvem passar juntos.

Produzido pela Prana Filmes, o filme é o primeiro longa-metragem da diretora, depois de seus seis curtas exibidos em festivais internacionais como TIFF e Havana Film Festival. Sua estreia está prevista para 2021.

Curtiu as atrações brasileiras de Sundance? Siga nosso Instagram e Twitter para acompanhar as novidades do cinema brasileiro e do mundo do entretenimento.

 

*Créditos da foto de destaque: Reprodução

Share on facebook
Share on twitter

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!