Cultura e entretenimento num só lugar!

A imagem é de uma cena do filme Como Estrelas na Terra, onde vemos uma criança lendo e um adulto, olhando-a com orgulho e admiração.
Cena do filme Como Estrelas na Terra/Reprodução

Dia da Educação: 8 filmes para assistir e refletir

No Dia da Educação, separamos para vocês oito filmes que falam sobre o tema e que fazem a gente se emocionar e refletir sobre esse assunto tão importante

Hoje, dia 28 de abril, é comemorado mundialmente o Dia da Educação. O objetivo da data não é apenas comemorar, mas também incentivar e conscientizar a população sobre esse assunto tão importante de se debater. A educação tem um grande peso social, ético e moral para a construção de uma sociedade e formação de cada pessoa. 

A data foi estabelecida no Fórum Mundial da Educação, realizado em Dakar no ano de 2000, com o compromisso de levar a educação básica e secundária para todas as crianças até 2030. No fórum estavam presentes 164 países, inclusive o Brasil. O documento assinado na ocasião se chama Marco de Ação de Dakar e apresenta seis metas

Apesar de muitos setores associarem a data ao Fórum Mundial da Educação, para a ONU (Organização das Nações Unidas) o dia é apenas o aniversário que marca a data da assinatura do documento. Isso porque para que sejam estabelecidas datas internacionais, é necessário que a Assembléia Geral da ONU vote e assine, para então a data entrar para o calendário oficial

Mas isso não diminui a importância da assinatura do documento, e muito menos a sua importância para a conscientização da sociedade sobre a educação. Pensando nisso, nós separamos para vocês alguns filmes para comemorar o Dia da Educação.

O Primeiro da Classe (2008)

O longa Estadunidense conta a história real de Brad Cohen, um professor que convive com a Síndrome de Tourette. O filme retrata as batalhas vividas por Brad Cohen (James Wolk/Dominc Scott Kay), que na infância sofria humilhações tanto de colegas quanto de professores. Por isso, Brad mudou-se de escola diversas vezes, até que encontrou uma que o aceitou, após o diretor ajudá-lo. Já mais velho, Brad fez faculdade e tentou emprego em 24 escolas diferentes, até que uma o aceitou. Confira o trailer:

Como Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial (2007)

O filme indiano retrata a história de Ishaan Awasthi (Darsheel Safary), uma criança com dislexia e que, por isso, possui dificuldade de aprendizagem. Os professores e até mesmo a família de Ishaan o culpavam por sua dificuldade. Isso muda depois que entra em cena o professor substituto Ram Shankar Nikumbh (Aamir Khan), que compreende a dificuldade de Ishaan e faz o possível para que ele consiga aprender. Além disso, o longa relata a importância do papel do educador e a relação deste com os alunos. O filme está disponível na Netflix.

Uma lição de vida (2014)

O filme retrata a história real de Kimani Maruge Ng’ang’a (Oliver Litondo), um queniano que foi preso e torturado ao lutar pela liberdade em seu país. Por isso, Kimani foi privado dos estudos durante anos. Porém, já aos 84 anos, Maruge matricula-se em uma escola primária e conta com a ajuda da professora Jane Obinchu (Naomie Harris) não apenas para se alfabetizar, mas para superar as pressões que sofre dos pais dos alunos e de empresários, que acham que Maruge matriculou-se apenas para publicidade e para tirar proveito do programa de educação queniano. 

Sociedade dos Poetas Mortos (1990)

“O Captain, my Captain”. Um dos maiores clássicos do cinema não poderia ficar de fora. Em 1959, John Keaton (Robin Williams) retorna ao colégio que estudou, desta vez como professor. A Academia Welton tem quatro princípios básicos – tradição, honra, disciplina e excelência – e tem orgulho de formar futuros líderes. Com um método de ensino tradicional e rígido, Keaton acaba indo na “contramão” da escola, ao estimular que seus alunos desenvolvam o lado artístico – através de poemas e músicas – e também o senso crítico. 

Que Horas Ela Volta? (2015)

Também não iríamos deixar esse filme nacional de fora. Dirigido por Anna Muyalert, vemos a história de Val (Regina Casé) e Jéssica (Camila Mardila). Val deixou sua filha no nordeste para ir à São Paulo trabalhar e dar melhores condições à menina. Anos mais tarde, Jéssica também vai para São Paulo, para fazer vestibular. Apesar de não ter nenhuma cena dentro da escola, o filme é bem sutil em relação ao tema da educação. Inclusive em uma das cenas, Jéssica comenta com o patrão da mãe que teve um professor de História no colégio que foi muito importante para a menina, uma vez que ele ajudou os alunos a terem uma visão mais ampla das coisas através das atividades que propunha. O longa está disponível no TeleCine Premium.

Tudo que Aprendemos Juntos (2015)

Outro filme nacional nessa lista. O longa conta a história de Laerte (Lázaro Ramos), um músico que, após não passar em uma audição, torna-se professor em um projeto social, que tem como objetivo transformar jovens músicos. O filme retrata de forma sutil a dificuldade de vários professores de escolas públicas, em relação à falta de estrutura e materiais. Tudo que Aprendemos Juntos é outro filme que trata a educação de forma sutil, mesmo não mostrando, necessariamente, cenas dentro da escola o tempo todo.

Sementes do nosso quintal (2012)

Dirigido por Fernanda Heinz Figueiredo, este documentário nacional mostra o dia a dia da escola Te-Arte, idealizada e fundada por Tereza Soares Pagini, carinhosamente chamada de Terezita. A Te-Arte, escola particular de São Paulo, prioriza não só o aprendizado das artes e educação ambiental, mas também a cultura popular e o contato entre alunos de diferentes idades. O documentário foi lançado em 2012, no Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA).

Quando sinto que já sei (2014)

Para fechar nossa lista, vamos indicar esse documentário nacional independente. Quando sinto que já sei percorre o Brasil, mostrando diversas escolas e projetos que possuem uma proposta educacional inovadora, onde a autonomia dos alunos é priorizada. O documentário, além de mostrar o dia a dia das crianças, nos mostra falas de professores, pais e alunos que participam desses diferentes projetos educacionais. O documentário está disponível no YouTube.

BÔNUS

Para comemorar o Dia da Educação, o Canal Futura futura fará lives no Youtube até dia 30 deste mês. A live de hoje é com o renomado Henry Jenkins, autor do livro Cultura da Convergência. Confira a data e horário dos próximos dias:

29/04, às 18h: Informação e narrativas
30/04, às 18h:  O lúdico e a experiência. 

Todas as lives possuem tradução simultânea disponível. 

Essas foram as nossas dicas de hoje. E você, tem algum outro filme para nos indicar? Comenta lá nas redes do Entretetizei: Insta, Twitter e Face. E lembrem-se: a educação é necessária e essencial para qualquer sociedade.

 

*Crédito da foto de destaque: Cena do filme Como Estrelas na Terra/Reprodução

 

 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!