O Día de los Muertos é uma das datas mais famosas do calendário mexicano
O feriado conhecido como Día de los Muertos é comemorado no dia 2 de novembro, e tem essa data específica para casar com o Dia de Finados, que é um feriado cristão.
Día de los Muertos é um feriado pagão dos nativos mexicanos e vem sendo celebrada desde a época dos Maias e Astecas, e consiste, basicamente, em fazer altares e visitar seus entes queridos que já partiram.
Hoje, para celebrar essa festa tão bonita, decidimos te falar sobre dois filmes que explicam muito bem como funciona a comemoração… São duas animações muito boas!
Viva – A Vida é uma Festa (2018)
Miguel sonha com a música e o estrelato, mas sua família de sapateiros despreza esse sonho com todas as forças, porque ficaram traumatizados quando o pai de sua bisavó abandonou a esposa e a filha pela música.
No Día de los Muertos, entre os altares e o cemitério cheio, Miguel acaba indo parar na terra dos mortos e conhece Hector, um falecido que vem tentando ser lembrado por sua família há anos, e por isso, não consegue passar para o mundo dos vivos para as celebrações.
Em Viva – A Vida é uma Festa, a comemoração da data é muito bem celebrada, e ensina como funcionam os altares para os entes queridos, como são feitas as oferendas de comida para os mortos e ainda detalha a visão cultural do país em relação ao mundo dos mortos.
Os mexicanos acreditam que existe vida além da morte, e que lá todos os mortos que forem lembrados por seus familiares e receberem comidas, orações e memórias, estarão sempre vivos e seguros do outro lado.
Pessoas famosas acabam sendo as mais beneficiadas, porque suas carreiras garantem que fãs incansáveis montem oferendas e lembrem delas.
Com a presença de Frida Kahlo, Pedro Infante (que foi responsável por inspirar a figura de Ernesto de la Cruz) e o lutador El Santo, o filme celebra a beleza da festividade pagã e ensina muito sobre a data.
Festa no Céu (2014)
O filme é como uma lenda folclórica contada por uma guia de museu para crianças em excursão. A guia conta às crianças sobre a lenda de Maria, Manolo e Joaquim, um trio de amigos de infância que formam um triângulo amoroso.
Para tornar a coisa divertida, La Muerte, conhecida como Catrina, aposta com o espírito Xibalba sobre o desfecho do triângulo, e quem ganhar comandará o mundo dos lembrados.
Em Festa no Céu, o roteiro explica a figura Catrina, uma caveira feminina bem vestida, é uma personagem real e popular da cultura mexicana. Geralmente colorida e enfeitada como as caveiras de açúcar, que são tradição do Día de los Muertos, Catrina foi criada em forma de crítica social para as classes ricas, insinuando que por mais rico e elitista que se seja, ainda irá morrer e acabar como todos os outros.
Xibalba também é uma figura importante! Sendo o nome dado ao lugar onde os mortos esquecidos iriam para definhar e sumir de vez, Xibalba é o nome maia para o submundo. Lá se acumulam doenças e morte, e é governado por espíritos malignos.
Nós, aqui do Entretetizei, achamos que você deveria comemorar o Día de los Muertos aprendendo mais sobre data, e nada melhor do que maratonar esses dois filmes lindos e coloridos. Você vai fazer compra gente e vai curtir o feriado na companhia dessas animações? Nos conta lá nas nossas redes sociais: Twitter, Insta e Face.
*Crédito da foto de destaque: Divulgação/Revista Continente