Cultura e entretenimento num só lugar!

Reprodução: Rolling Stone

Dia do Livro | 3 filmes que você não sabia, mas são livros

Hoje, dia 23 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Livro, e essa data foi escolhida por marcar a morte de três grandes escritores: o inglês William Shakespeare (Hamlet – 1847), o espanhol Miguel de Cervantes (Dom Quixote – 1605) e o peruano Inca Garcilaso de La Vega (Comentários Reais – 1609)

A literatura e o cinema possuem um relacionamento longo, afinal todo começo de uma produção audiovisual exige um roteiro e uma história a ser contada. Usando livros como fonte, muitas vezes o cinema incentivou a leitura e vice-versa. 

E é pensando nessa relação íntima que trouxemos três filmes que você provavelmente não sabia que são adaptações de livros.

Coração de Tinta (2008)

O filme é a adaptação do primeiro livro da trilogia Mundo de Tinta e conta história de Mo Folchart (Brendan Fraser) e sua filha Meggie (Eliza Bennett) conectados pela paixão pela leitura que Mo, que além de amar ler é encadernador de livros, sempre estimulou em sua filha que se tornou apaixonada por livros de fantasia.

O que Meggie não sabe, é que seu pai consegue trazer a vida personagens dos livros que lê em voz alta, porém, sempre que um personagem é trazido ao nosso mundo, uma pessoa real é inserida no livro lido. 

O que acontece quando Meggie tinha três anos, e sua mãe é sugada para dentro do livro Coração de Tinta(2003) e desde então, Mo viaja o mundo atrás de outra cópia do livro para salvar sua esposa… mas se a esposa de Mo entrou, alguém saiu.

Foto: reprodução/Rolling Stone

A trilogia Mundo de Tinta conta com os seguintes volumes: Coração de Tinta, Sangue de Tinta (2005) e Morte de Tinta (2007) e teve seu primeiro volume, que dá o nome ao filme, lançado no ano de 2003 pela escritora Cornelia Funke.

A autora alemã é formada em pedagogia e trabalhou por três anos como assistente social, tendo muita influência em seu trabalho na literatura. 

Onde assistir: Amazon Prime

Entrevista com o Vampiro (1994)

O filme, com o elenco de peso composto por Tom Cruise, Brad Pitt e Antonio Banderas, é baseado no livro de terror gótico de mesmo nome da escritora Anne Rice, o livro teve sua primeira edição lançada em 1976!

No longa, que se passa nos anos 1990, acompanhamos um jornalista entrevistar um jovem que afirma ser um vampiro que deseja narrar sua vida nos últimos 200 anos. Ao decorrer da entrevista, conhecemos Louis (Brad Pitt) que perde sua mulher durante o parto, e com ela sua vontade de viver. É então que Lestat (Tom Cruise) entra em sua vida, o transformando em vampiro e ensinando-o a como lidar com sua nova vida.

Foto: reprodução/LiteralMente

Anne escreveu o livro logo após a morte da sua filha. Isso serviu como inspiração para a personagem Cláudia (interpretada por Kirsten Dunst). O livro se tornou o começo do que ficou conhecido como Crônicas Vampirescas que conta com outros dois livros chamados respectivamente O vampiro Lestat (1985) e Rainha dos Condenados (1988).

E você, sabia que o filme veio de um livro?

Onde assistir: Amazon Prime

A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)

Sim, é baseado em um livro! O livro é escrito pelo escritor galês Roald Dahl, lançado em 1964, e foi originalmente inspirado na experiência de Roald durante sua infância com empresas de chocolate. Algumas dessas empresas costumavam enviar pacotes de testes aos alunos em troca de feedbacks dos produtos.

Na década de 1920, os maiores fabricantes de chocolate da Inglaterra costumavam tentar roubar segredos comerciais enviando espiões (aqueles que o wonka não gostava!) que se passavam por funcionários, o que fez as empresas adotarem uma proteção gigantesca com seus processos. 

Junte isso com um maquinário gigante e diferentes, e pronto, temos um dos clássicos da literatura infantil!

Foto: reprodução/TechTudo

Em ambos os filmes, acompanhamos a jornada de Charlie Bucket, interpretado por Peter Ostrum em 1971 e Freddie Highmore em 2005.

Charlie, um menino pobre, encontra o sonhado bilhete dourado, que garante uma tour pela fábrica que não era visitada há muitos anos e fornecimento gratuito de chocolate pelo resto da vida.

Ao todo, temos cinco chocolates com bilhetes premiados distribuídos por todo o mundo. O primeiro a descobrir um deles foi Augustus Gloop, um jovem comilão, seguido de Veruca Salt, uma menina mimada.

Logo depois, testemunhamos a conquista do prêmio pela Violet Beauregarde, uma garota arrogante e vaidosa.

O próximo a garantir um dos bilhetes é Mike Teavee, um garoto briguento e mal-humorado.

Por fim, o último a encontrar o valioso bilhete é Charlie. No entanto, embora quase o tenha vendido para uma senhora, o dono da loja de doces intercede e manda a mulher embora.

Onde assistir: Max

 

Você sabia que esses filmes nasceram de livros?

Quais outros você conhece? Conta pra gente! E não deixe de acompanhar o Entretê nas redes sociais – Face, Insta e X – e ficar por dentro das notícias dos mundos da Cultura Latina, Pop, Turca e Asiática!

 

Texto revisado por Doralice Silva

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!