Para comemorar esta data, fizemos uma lista de podcasts incríveis para você conhecer e apreciar o trabalho de mulheres desse ramo
Cada dia mais é impossível negar que os podcasts caíram no gosto do povo brasileiro. Assim como outros formatos audiovisuais, os podcasts colecionam uma legião de fãs que aguardam ansiosos pelo lançamento de cada episódio. Certamente, uma parcela disso se deve à imensa variedade de opções do formato no Brasil e no mundo. Para todos os públicos, existem milhares de podcasts com assunto, duração, frequência e qualidade de produção variados.
Hoje (21), comemoramos o Dia do Podcast no Brasil. Essa data foi escolhida pois coincide com a publicação do primeiro podcast nacional. O primeiro episódio de Digital Minds, criado por Danilo Medeiros, foi ao ar no dia 21 de outubro de 2004.
No entanto, de lá para cá, muita coisa mudou na podosfera do país que possui mais de dois mil produtos disponibilizados em todas as plataformas digitais. Por isso, fizemos uma lista de indicações de podcasts nacionais que abordam temas distintos, mas, todos eles produzidos por mulheres, para você conferir neste #PodcastDay :
-
Modus Operandi
O podcast Modus Operandi é produzido e apresentado por Mabê Bonafé e Carol Moreira. Em mais de 90 episódios, que são lançados semanalmente, o Modus é, acima de tudo, um podcast de true crime, feito por fãs de true crime. Então, a identificação foi imediata e o programa está entre os 10 podcasts mais ouvidos do Brasil.
O diferencial aqui é, certamente, a riqueza de fontes e a extensa pesquisa feita pelas meninas na elaboração do roteiro. O conteúdo é detalhado e ressalta não só aspectos como a infância dos assassinos, mas também a relação deles com terceiros ao longo da vida. As análises ultrapassam a cena do crime e criam uma linha do tempo para o ouvinte, que não consegue parar de ouvir do primeiro ao último segundo do episódio.
-
Não Inviabilize
Déia Freitas produz e apresenta o Não Inviabilize. Contando situações engraçadas, absurdas e trágicas dos ouvintes, ela conquistou o coração do público com sua sinceridade e desenvoltura na escolha das crônicas trazidas para o podcast.
O programa passa a sensação de uma conversa agradável entre amigos, contando fofocas e novidades. Precisando de um conselho, ver que a sua vida nem está tão ruim assim ou quem sabe desabafar? Corre pro Não Inviabilize.
-
Conversa de Política
https://open.spotify.com/episode/6T3GLw0UUIy7tmX6L78dKl?si=bxY_nlogRhuRoqN0q-6wJg
Andréia Sadi faz uma análise crítica dos principais acontecimentos e dos bastidores da política brasileira. Assim, Sadi informa seus ouvintes a respeito dos temas que são de maior interesse da opinião pública. Tudo isso com muita ética, profissionalismo e de uma forma muito clara, para todos os públicos.
-
Praia dos Ossos
Praia dos Ossos é um podcast de storytelling produzido e lançado em 2020 pela Rádio Novelo. Apresentada pela jornalista Branca Vianna, a narrativa vai destrinchar, a princípio, o assassinato de Ângela Diniz.
Utilizando depoimentos, transcrições dos autos do processo e, eventualmente, reportagens da época, o podcast se constrói com muito embasamento jurídico e sensibilidade ao tratar da vítima.
-
Respondendo em Voz Alta
Por fim, para encerrar esta lista de indicações, com vocês: DJ Laurinha Lero. Uma apresentadora misteriosa, contando detalhes particulares da sua vida. Isso pode parecer contraditório. Mas, o que é contradição? Aliás, quem se contradiz aqui? Eu ou a Laurinha? Essa é a pegada do podcast Respondendo em Voz Alta, que elucida, na medida do possível e quando é conveniente, as dúvidas dos ouvintes deste programa de rádio, chamado assim pela apresentadora como forma de piada interna para seus ouvintes.
E então, qual programa dessa lista você vai ouvir no Dia do Podcast? Conte pra gente nas nossas redes sociais – Insta, Face e Twitter – e nos acompanhe para ficar por dentro de outras novidades do mundo do entretenimento.
*Crédito da foto de destaque: Divulgação/Rádio Novelo