Dia Internacional da Dança: confira lista com 8 produções para assistir

Relembre alguns filmes e séries que têm como temática central a dança

 

O Dia Internacional da Dança é comemorado todo 29 de abril ao redor do mundo. A data foi criada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) com o objetivo de homenagear uma das mais antigas manifestações artísticas da humanidade. Em Hollywood, a dança e o cinema sempre foram uma dupla inseparável e deram origem a produções icônicas e inesquecíveis na história. 

Para celebrar essa data, o Entretê reuniu algumas produções clássicas e outras mais recentes que abordam a dança como temática principal para você assistir neste dia. Entre filmes que moldaram seu tempo e séries contemporâneas, a nossa seleção é perfeita para quem gosta de uma boa história com um ritmo envolvente de trilha sonora. 

Foto: Reprodução/Walt Disney Studios

1. Ela Dança, Eu Danço (2006-2019)

Absolutamente crucial para essa lista e para os filmes hits dos anos 2000, a franquia Step Up tem um lugar garantido nos corações de muitos millennials. Com enredos e ritmos diferentes, cada filme aborda um aspecto do mundo dos dançarinos de uma maneira única e sem fugir da sua premissa original. No mais, não precisa de muita descrição, né? Com 6 filmes no bolso, Ela Dança, Eu Danço promete entregar muito drama, muita competição e, claro, muita dança na veia! 

Destaque para os filmes Ela Dança, Eu Danço 4: Miami Heat (2012) e Ela Dança, Eu Danço 5: Tudo ou Nada (2014).

Foto: Reprodução/Paramount

2. Footloose (2011)

Remake da obra original de 84, Footloose é um filme dirigido por Craig Brewer e protagonizado pela atriz e dançarina Julianne Hough e pelo ator Kenny Wormald. Recriando uma história clássica com um olhar voltado à nova geração, o enredo tem alterações minúsculas do seu roteiro original e mantém basicamente a mesma história de Footloose: Ritmo Louco (1984). Muita dança, rebeldia e romance aguardam os espectadores de Footloose, que vão lutar para que os habitantes da fictícia Bomont, na Geórgia, tenham o direito de dançar de novo!

Foto: Reprodução/Vestron Pictures

3. Dirty Dancing (1987)

Alexa, toca (I’ve Had) The Time Of My Life! Se você nunca escutou essa, você com certeza ouviu o sample do Black Eyed Peas. Fato é que Dirty Dancing impactou gerações e até hoje é lembrado como o maior filme do gênero musical da história (e com uma trilha sonora bombástica).

Protagonizado por Patrick Swayze e Jennifer Grey, o filme segue Baby (Grey) que, ao passar as férias em um resort, acaba se apaixonando pelo seu instrutor de dança Johnny Castle (Swayze). Um romance não aprovado e muito mal-entendido resulta em um romance de verão inesquecível, que termina com a icônica apresentação de Johnny e Baby ao som da música de Bill Medley e Jennifer Warnes. 

É pra respeitar a canção vencedora do Grammy’s de Melhor Performance Pop de Dueto de 1988, né?

Foto: Reprodução/Netflix

4. Feel The Beat (2020)

Os bons filmes de dança não ficaram só nas décadas passadas, não, e a prova está no filme estrelado por Sofia Carson para a Netflix. A geração mais jovem e amante da dança pode encontrar um enredo cativante em Feel The Beat, protagonizado por Carson e o ator Wolfgang Novogratz. Apesar dos ares Disney teen, a história de April (Carson) é mais profunda do que parece.

Uma arrogante dançarina acaba com suas chances de garantir seu papel de sucesso na Broadway e é forçada a retornar para sua cidade natal na rural Wisconsin sem nenhuma perspectiva do futuro. Tudo muda, incluindo suas prioridades, quando April se torna professora de dança das crianças de sua cidade.

Foto: Reprodução/Paramount

5. Grease: Nos Tempos da Brilhantina (1978)

Grease é outro clássico que inspirou muitas produções desde seu lançamento em 78. O filme é protagonizado por John Travolta e Olivia Newton-John, que dão vida aos personagens Danny e Sandy. Os personagens se conhecem durante as férias e se apaixonam, mas precisam voltar à realidade. Quando retornam à escola, Danny (Travolta) e Sandy (Newton-John) descobrem que estudam juntos, mas que a pessoa que eles conheceram nas férias não era a mesma que eles estão vendo. Para ficarem juntos, ambos vão precisar mudar… Ou superar de vez essa paixão.

Foto: Reprodução/Universal Pictures

6. As Apimentadas (2000-2022)

Bring It On, apesar de um pouco diferente das produções citadas acima, ainda cai na categoria de dança, né? Provavelmente parte da infância de muitas garotas, As Apimentadas teve seu primeiro filme lançado em 2000 e teve sequências até 2009. Após anos em hiato, a franquia retornou para mais dois filmes, em 2017 e 2022, pouco conhecidos pela mídia.

Cada filme da saga Bring It On é ambientado no mundo das líderes de torcida e, apesar de serem enredos diferentes, o contexto geral é quase sempre o mesmo. A predominância da rivalidade, pompons e romance marcam os principais filmes da franquia, com ênfase em As Apimentadas (2000), As Apimentadas: Tudo ou Nada (2006) e As Apimentadas: Entrar Para Ganhar (2007).

Foto: Reprodução/Netflix

7. The Get Down (2016)

The Get Down é uma série da Netflix ambientada em Nova Iorque e segue a história de jovens do sul de Bronx, condado intercultural nova-iorquino, que não medem esforços para ir atrás dos seus sonhos e mudar suas vidas. Com o surgimento do hip hop, vemos a relação dos protagonistas com a dança, música e arte de rua. Com enfoque nos jovens negros e marginalizados, a produção da Netflix foi considerada um fracasso e não foi renovada, possuindo apenas 6 episódios.

Foto: Reprodução/Netflix

8. Spinning Out (2020)

Spinning Out, protagonizada por Kaya Scodelario e Evan Roderick, é uma série da Netflix que também tem enfoque em dança, mas um tipo diferente de dança: a patinação artística. A produção foi bastante elogiada por seu jeito de abordar transtornos psicológicos e a pressão da sociedade (no caso da história, pressão no mundo da patinação), contando de maneira real e não romantizada toda a trajetória da protagonista Kat Baker (Scodelario) e sua luta para equilibrar sua vida profissional, familiar e saúde mental sem sucumbir.

O enredo segue Kat após ter seu sonho de vencer as Olimpíadas tomar um rumo totalmente inesperado e frustrante para ela. Nessa jornada, a jovem conhece Justin Davis (Roderick), um arrogante patinador com quem ela vai precisar trabalhar suas diferenças se quiser voltar a competir.

 

Gostou da nossa seleção de produções sobre dança? Conta pra gente nos comentários se você vai assistir a alguma delas e já segue o Entretê nas redes sociais(Twitter, Instagram, Facebook) para ficar por dentro das novidades da televisão!

 

*Crédito da foto de destaque: Reprodução/DEADLINE

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!