Ser gamer não é apenas um hobby, mas também pode ser sua profissão
Hoje (29) é o dia internacional do gamer. Essa data foi implementada como forma de celebrar a cultura gamer em 2008, por uma revista espanhola especializada em jogos. O intuito era de ter um evento anual para comemorar a vida das pessoas que se dedicam aos games. Sendo assim, todos os jogadores, atualmente, podem se sentir representados.
Não é só um hobby
Os jogos deixaram de ser um hobby e passaram a ser uma nova área de trabalho, em crescimento. Por isso, eles também impactam a economia mundial. De acordo com dados coletados pelo SuperData, em 2020, o mercado de games digitais cresceu 12% a mais que a receita de 2019. Ou seja, o total é de US $126,6 bilhões. Portanto, os games estão, cada vez mais, conquistando seu espaço e respeito.
Outros dados que comprovam sua relevância foram os da Pesquisa Gamer Brasil (PGB), de 2020. A análise mostra que 73,4% dos brasileiros afirmam jogar jogos eletrônicos e que houve um crescimento de 7,1% em relação a 2019. Já a pesquisa deste ano, da PGB informa que 75,8% disseram que jogaram mais durante o isolamento social causado pela pandemia da COVID-19.
Profissionalização do gamer
Como todo esporte, para se profissionalizar como um gamer, é preciso muita disciplina, treino e patrocinadores. Pode ser uma carreira nova, mas há uma Confederação Brasileira de eSports (CBeS) que ajuda a regulamentar todas as competições e os jogadores que desejarem seguir por esse caminho. Além disso, os pro-players também possuem a chance de fazer parte de grandes times que dispõem de reconhecimentos nacionais e internacionais. Confira quais são alguns desses times:
paiN Gaming
Uma das principais equipes no cenário atual de eSports é a paiN Gaming. O time é a primeira organização mundial de eSports a criar um programa de sócio-torcedor. A paiN Gaming já foi campeã brasileira de Smite e também duas vezes de League Of Legends (LOL).
Ilha da macacada/ Razer Pichau Gaming
Esse time foi fundado em 2016 e possui títulos como Campeã da Regional Brasileira de Paladins 2017 e Campeã do Circuito Desafiante de LOL em 2017. Alguns problemas com o direto do nome apareceram e em agosto de 2018 mudaram para Razer Pichau Gaming.
Flamengo eSports
Oficialmente a equipe do Flamengo eSports surgiu em 2017. A equipe possui o título de Vice-Campeã do CBLOL 2018.
Gostaram dessas informações sobre os gamers? Nos conte o que achou e se ficou com vontade de começar a embarcar nesse cenário nas nossas redes sociais: Instagram, Twitter e Facebook.
*Crédito da foto de destaque: Divulgação