A plataforma de vídeos curtos se tornou um espaço seguro para que indígenas possam produzir conteúdo autêntico e que ressoa com a comunidade do app
Celebrado em 9 de agosto, o Dia Internacional dos Povos Indígenas é uma das datas mais importantes para valorizar e refletir a urgência por direitos e garantias de condições dignas para os povos originários, além do combate ao preconceito.
No TikTok, plataforma de vídeos curtos e virais, a hashtag #PovosIndigenas já conta com mais de 93 milhões de visualizações e a cada dia surgem mais criadores contando sobre a rotina na aldeia, tradições, e as lutas que enfrentam, sendo uma ótima ferramenta para a comunidade se engajar e saber mais a respeito da cultura que faz parte do DNA do Brasil.
Na plataforma existem alguns perfis que mostram as festas tradicionais, encontro dos grandes líderes das aldeias, explicação das pinturas sagradas, histórias de terror, como é a escola e diversos outros temas para entender a rotina desse povo.
Confira alguns perfis que todos deveriam acompanhar:
daldeiaoficial: Daldeia criou intimidade com os seguidores e faz diversos vídeos sendo irônico nas respostas, também mostra a rotina da colheita de mandioca e os costumes de seu povo.
@odaldeia #indígenas #povosindígenas #culturaindígenas #cultura #amapa #brasil #geracaotiktok #abelezaindígena #daldeia #geracaotiktok #viral #tiktokindígena #amazonia #paraiso
thaynaa_wapichana: Thayna mostra o dia a dia de uma indígena, compartilha em detalhes com os seguidores o Centro Makunauma, que é a área indígena em Roraima.
okaritiana: Tiago publica conteúdos sobre a cultura do seu povo, histórias de terror indígena e pinturas corporais. Além de fazer várias trends famosas do TikTok.
cristianwariu: Wari’u compartilha como é ser indígena na atualidade, traz engajamento sobre temas como o dia da sobrecarga da Terra, explicações sobre o motivo de o uso da palavra “índio” ser pejorativo e outros assuntos para as pessoas terem mais conhecimento sobre esses povos.
@cristianwariu 19 de abril dia dos povos indígenas! #19deabril #indígenasdobrasil #indígenas #povosoriginarios #povosdafloresta
@_g.u.e.d.e.z: Pataxó Xohãhi tem um conteúdo variado que vai desde seguir as trends do momento no TikTok, até fazer brincadeira com o que as pessoas podem pensar de um indígena, além de mostrar algumas tradições de furar a boca e também o significado das pinturas dos Pataxós.
wyrataimiraguajajara: Wyrataimira é da terra indígena Araribóia, e mostra, por exemplo, o ritual de passagem menina-moça do povo Guajajara, ela ensinando as crianças a falarem a língua Guajajara e a preparação para o rito de passagem masculino.
romanawaiapi: Romanan tira as dúvidas dos seguidores com vídeos muitas vezes irônicos e divertidos, explicando sobre casamentos e rituais, também ensina a fazer a tinta de urucum e maquiagem indígena.
@romanawaiapi Quando estamos menstruada @Natari Waiapi
ozielticuna: o perfil do Oziel é focado na cultura indígena e sobre os povos indígenas Ticuna, mostrando o Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas e também as tradições do seu povo.
Você já acompanhava um desses perfis? Conta para a gente lá nas redes do Entrete– Insta, Face e Twitter.
*Crédito da foto de destaque: divulgação / olhar digital