Longa-metragem que estreia nos cinemas dia 17 de junho já rendeu diversos prêmios aos envolvidos
Um filme que tem como mensagem principal a persistência de um sonho, não poderia ter surgido de outra forma se não com a persistência de Miguel Falabella, roteirista e diretor de Veneza, em manter durante mais de vinte anos a vontade de adaptar a peça do dramaturgo argentino Jorge Accame para os cinemas.
“Veneza chegou na minha vida de uma maneira curiosa. A peça era montada de forma muito simples e o texto me encantou. E eu acho que tudo começa de um texto. Eu sempre acreditei na possibilidade cinematográfica dessa peça. E Veneza, eu sabia que realizaria um dia”, afirma Falabella.
Depois de ter a estreia adiada diversas vezes devido às restrições impostas pelo novo coronavírus, o longa-metragem, filmado há três anos, será lançado nas telonas dos cinemas nacionais na próxima quinta-feira, (17).
O filme, antes mesmo de seu lançamento oficial, já ganhou diversos prêmios para os envolvidos, entre eles o de Melhor Roteiro na premiação Brazilian Film Festival of Miami, em 2019.
Reunindo um grande elenco, como Dira Paes, Eduardo Moscovis, Daniele Winits, Caio Manhente e Carol Castro – que já recebeu dois prêmios como Melhor Atriz Coadjuvante pela sua personagem Madalena – o filme dirigido por Falabella e produzido por Julio Uchôa conta a história de Gringa, vivida pela espanhola Carmen Maura, uma cafetina dona de bordel que tem o sonho de viajar até Veneza para reencontrar o amor de sua vida.
O lúdico e o poético, questões comuns no longa, se tornam presentes desde então, uma cafetina apaixonada ser protagonista da história é um tanto quanto inusitado, trazendo dessa forma tensão e sensualidade ao filme.
A escolha do elenco foi para o diretor uma mistura de dificuldade com facilidade, Miguel conta, por exemplo, que já pensava nos artistas que gostaria de ter no longa há muito tempo, mas ainda assim afirma que novidades chegaram de última hora. “A Dira era uma pessoa que eu tinha muita vontade de trabalhar, e eu falei: em algum momento nossos caminhos vão se cruzar. A Carol [por outro lado] chegou depois, mas no momento em que eu pensei nela fazendo a Madalena, tudo se fechou”.
As atrizes não escondem a gratidão de poderem fazer parte de um projeto tão excepcional. Dira Paes, aos 51 anos e com muitos trabalhos de sucesso em sua carreira, afirma que seu personagem em Veneza foi muito especial, principalmente pela relação dela com a Gringa e toda a questão da figura materna.
“A Rita quando ela fala da Gringa ela reconhece nela todos os defeitos, mas sobretudo reconhece a generosidade de quem a abrigou e a acolheu no momento em que ela mais precisava. Então isso pra mim é muito tocante”.
Já Carol Castro, aos 37 anos, afirma que sua personagem é a personificação do amor, voltando aos sets de filmagens depois de sua gestação, a artista comenta que viver Madalena a ajudou muito, principalmente a voltar a se enxergar como mulher. “Eu me apaixonei quando li o roteiro. Eu fui a última a entrar, estava recém parida, e não estava nem me vendo como mulher ainda. Para mim foi um renascimento, uma redescoberta e eu não esperava nada, não esperava prêmio. Eu estava mergulhando [de cabeça] com bebê no colo e cheia de leite para outro país, então foi uma aventura”.
Adaptações no Roteiro
A peça que recebe o mesmo nome do longa Veneza é curta e possui 40 minutos de espetáculo. Ao escolher trabalhar com esse roteiro, Falabella sentiu a necessidade de incluir novas histórias para incrementar o que já existia e transformar a trama em algo que pudesse ser trabalhado cinematograficamente. A história de Julio, vivido por Caio Manhente foi o ápice da adaptação.
O personagem do jovem artista de apenas 21 anos é um dos pontos altos do filme que possui distribuição da Imagem Filmes. Julio é filho de um pai conservador (Roney Villela) e sofre, ao ter de esconder deste, sua verdadeira essência. O rapaz que encontra o amor em Madalena, também é trans. Em um país homofóbico como o Brasil, o ator comenta da importância de seu personagem para essa comunidade.
“O Julio tem uma especificidade porque ele representa um sonho de liberdade que diz respeito a muita gente, diz respeito a um grupo de pessoas que não se sentem incluídas, não se sentem pertencidas, não se sentem livres para poderem viver da maneira como elas de fato querem. Ao mesmo tempo, quando eu fui construir o Julio, o meu cuidado foi de não tornar ele um garoto amargurado. Quando a gente vê as cenas dele com a Carol, ele está vivendo ali naquele relacionamento tudo que ele já sonhou viver, tudo que ele queria viver, toda a potência que ele tinha para viver”.
Miguel Falabella aponta que a criação do personagem de Caio surgiu de uma história real. O diretor e roteirista pontua que aos seus 20 anos conheceu um casal inusitado que serviu como inspiração para o roteiro de Veneza. “Há muitos anos atrás eu frequentava um cabaré na Lapa, era um lugar muito louco. Nesse cabaré eu conheci um travesti que era casado com uma prostituta e eles eram um casal absolutamente bizarro, mas feliz dentro das escolhas deles. E essa história nunca saiu da minha cabeça”.
Sonhos e Pertencimento
Toda a história de Veneza gira em torno de realizar o sonho de Gringa em reencontrar o grande amor de sua vida. Os sonhos são o principal tema do longa que tem como função, segundo Dira Paes, trazer ao público a permissão de voltar a sonhar nesse momento em que os sonhos parecem tão distantes. Para a atriz, o público precisa se permitir ser mais Gringa e menos Rita (sua personagem).
“Fazendo um contraponto do personagem da Carmen Maura com o meu, tem dois pontos que me encantam muito. O primeiro é que a Gringa nos últimos momentos da sua vida, sem poder mais enxergar, ela tem um sonho, ela tem uma coisa concreta, um desejo firme e ela está batalhando por aquilo em seus últimos suspiros. E a Rita que é uma pessoa cheia de energia e de saúde, ela tem um esvaziamento de sonhos, é uma pessoa que não sabe sonhar”.
Eduardo Moscovis, que interpreta Tonho, filho de prostituta e criado no bordel, complementa a fala de sua colega de profissão e afirma que a realização do filme é uma forma de fazer com que as pessoas sonhem. “É lógico que a gente faz para a gente, mas também fazemos para o público. A gente faz para levar esse sonho, para levar mesmo esse sopro de possibilidades, de esperança e de beleza”.
Todos os personagens do filme trazem consigo esse ato de sonhar. Carol e Caio afirmam que do elenco, seus personagens acabam tendo os sonhos mais acirrados como o de Gringa. Enquanto a personagem de Dira vive o sonho da cafetina, Julio e Madalena vivem seus próprios sonhos. Os artistas comentam essa questão.
“O Julio se propôs a viver esse sonho junto com a Madalena, e eu acho que isso que o fez sobreviver durante muito tempo. A vida dele, era a vida que ele tinha com ela no bordel, o que ele vivia em casa era um personagem que ele tinha que mostrar para o pai”, afirma Caio.
“Mesmo na vida desgraçada, que o Miguel retrata com tanta poesia e com o lúdico tão vivo, a Madalena tem essa ânsia, gana e amor pela vida, pelos seus sonhos e pelo futuro. E o que é mais lindo nisso tudo, é que é um amor sem rótulos e sem gêneros, é um amor que não se importa, o que importa é a essência”, expõe Carol.
A atriz, no entanto, afirma ainda que Madalena não sonha apenas no longa, a personagem fez com que ela como artista também visse as questões dos sonhos com um outro olhar, para completar sua mensagem Carol Castro afirma. “Ela me trouxe esse frescor do sonhar, do acreditar nos sonhos, do ir adiante e dessa persistência que a gente precisa mais do que nunca. Foi muito mágico e eu tenho muito amor pela Madalena e por esse projeto”.
Dificuldades do filme
Pouco tempo, orçamento escasso e até mesmo uma tempestade elétrica no meio das filmagens não foram suficientes para fazer com que o filme não seguisse em produção. “Nunca imaginei que ia fazer com as condições que eu fiz. Tive grandes parceiros nesse projeto”, afirma Falabella que faz questão de agradecer a Uchôa pela parceria. O diretor comenta que conheceu o produtor quando este ainda era um menino e por coincidência foi ele quem o ajudou na realização do sonho de colocar Veneza nos cinemas.
A dificuldade com os recursos segundo Miguel foi por estar fora de um ambiente em que as pessoas normalmente o enxergam, o diretor aponta que costumam o colocar em uma prateleira e que acreditam na venda de seus trabalhos de comédia popular, mas quando ele resolve fugir do tema encontra dificuldades.
“Eu nunca me coloquei em uma prateleira, mas as pessoas têm tendências em nos colocar em prateleiras, então eu sou um comediante popular e fiz comédia popular. Mas eu gosto de fazer tudo, gosto de jogar em várias posições e aí fica complicado as vezes. Então sempre que diziam ‘é comédia popular?’ e eu dizia ‘não é uma comédia dramática, poética’, recebia não atrás de não”, comenta o diretor.
Falabella ainda pontua que o orçamento do filme foi decente e teve que se adaptar aos problemas que surgiam, a mudança das gravações no Brasil para Montevidéu no Uruguai, a ida até Carmen Maura para as gravações de cenas já que a atriz não poderia vir ao país e até mesmo uma tempestade elétrica. Sobre o último ponto, Eduardo Moscovis comenta: “No meio das filmagens houve uma tempestade elétrica e o circo [cenário do filme] se destruiu. A gente teve que mudar o nosso plano de filmagem, por ter que esperar a lona ser refeita”.
Entretanto, não apenas de questões técnicas as dificuldades de Veneza foram feitas. Para finalizar, Dira compartilha que Carmen Maura teve muitos problemas com o portunhol (português com espanhol) e que aprender a língua não foi um processo fácil para a artista. “Ela fez um trabalho com uma das assistentes do Miguel quase cotidiano. Então teve ali muito tempo dedicado. O português não foi uma facilidade para ela”. Falabella confirma e acrescenta. “Ela ficava no camarim treinando e treinando, e foi muito dedicada”.
E você, o que achou dessas curiosidades por trás das filmagens do longa brasileiro Veneza que tem estreia para o próximo dia 17? Ficou ansiose para assistir o filme nas telonas? Conta para a gente do Entretetizei se você pretende ir ao cinema conferir esse filmaço que coloca as pessoas para sonhar. E se quiser saber mais novidades do mundo do entretenimento, nos siga nas nossas redes sociais: Insta, Face e Twitter.
*Crédito da foto em destaque: Divulgação