Elenco de O Auto da Boa Mentira compartilha suas histórias e bom humor em coletiva de imprensa

Artistas conversaram com a imprensa sobre quais mentiras costumam contar e o impacto da obra de Ariano Suassuna em suas vidas

Depois de seis anos desde o início do projeto, a Globo Filmes lança hoje (29) o filme O Auto da Boa Mentira, que homenageia e relembra as melhores frases de Ariano Suassuna. 

Criador do fenômeno que marcou a cultura brasileira, O Auto da Compadecida, Ariano Suassuna tratou, ao longo de sua carreira, de assuntos do cotidiano de forma leve e cômica, trazendo luz para os diversos lados da cultura nordestina. 

O longa-metragem, de acordo com o diretor José Eduardo Belmonte, em coletiva de imprensa cedida na segunda-feira (26), traz a literatura de cordel característica de Ariano para um olhar mais urbano e atual. O filme reúne quatro contos que, segundo Luciana Pires, produtora do mesmo, foram selecionados entre várias histórias criadas com base em citações bem-humoradas de Suassuna. Tais contos são protagonizados por nomes da comédia brasileira como Leandro Hassum, Nanda Costa, Luís Miranda, Cássia Kis, Jackson Antunes e Renato Góes. O longa também conta com Chris Mason, ator da série Pretty Little Liars, que interpreta um gringo bem abrasileirado no Rio de Janeiro. Você pode conferir a coletiva na íntegra a seguir:

O Auto da Boa Mentira: mas tem como mentira ser boa?

O Auto da Boa Mentira tem como tema central das histórias, como o próprio nome diz, a mentira e demonstra que, em alguns casos, ela pode ser benéfica e bem intencionada. 

“A mentira, quando é saudável, traz saúde para o ser humano, traz esperança para a humanidade.” – disse Jackson Antunes, durante a coletiva.

Segundo o elenco, o filme vem de encontro à época das fake news, com as quais temos convivido nos últimos anos, e traz um humor saudável e necessário para o público. 

“O Ariano Suassuna tinha uma fascinação por mentirosos, não os que mentiam para prejudicar os outros, mas porque isso mostrava a capacidade de invenção do povo brasileiro diante de adversidades. O filme fala muito sobre os tempos atuais. Um comentário irônico sobre a cultura da mentira na sociedade brasileira”, afirmou Belmonte, que define Suassuna como um cronista social.

Por isso, para celebrar o lançamento, a Globo Filmes realizará uma live com o elenco hoje, às 18h, em seu Instagram.

Representatividade negra e nordestina no filme

O primeiro conto é sobre a história de Helder (Leandro Hassum), um sósia do comediante famoso Paulo (representado no filme com cenas reais de shows de stand-up de Hassum) que se aproveita da semelhança entre os dois para ter os benefícios da vida de celebridade. Já o segundo conto é sobre Fabiano (Renato Góes), que descobre um segredo que sua mãe (Cássia Kis) guarda desde que ele era menino. Depois, somos apresentados ao gringo Pierce (Chris Mason), que mente que foi assaltado e depois se arrepende diante das consequências de sua mentira. Já o último conto trata com humor o preconceito sofrido por quem nunca foi à Disney, contando a história da estagiária Lorena (Cacá Ottoni). 

Imagem: Helena Barreto

Durante a coletiva, o elenco comentou sobre a representatividade nordestina nas obras de Suassuna:

“Eu acho que o Ariano acaba passando tudo o que tem de mais puro [do Nordeste]. Por exemplo: seja matar por uma traição, seja uma mentira; tudo o que ele faz ele mostra como é a realidade do sertão ou da capital, de qualquer que seja a região do Nordeste. Ele mostra de uma forma caricata e engraçada, leve. Eu acho que ele faz mais uma caricatura do que uma imagem [do nordestino] em si, mas se tem uma das pessoas responsáveis por o nordestino ser bem recebido com um sorriso, tem muito dessa contribuição do Ariano.” – disse Renato Góes.

Além da representatividade nordestina que marca presença no segundo conto do filme, o último contribui para um novo movimento que está surgindo na televisão e cinema brasileiros: a procura por uma maior diversidade de papéis para atores negros mostrarem seus pontenciais, fugindo do estereótipo do negro como pobre, bandido, entre outras posições sociais que foram e ainda são reforçadas por nossa mídia como as únicas possíveis para os negros. Luís Miranda destacou sua felicidade em poder participar disso ao fazer o papel do chefe da agência publicitária do último conto.

Imagem: Divulgação

O Auto da Boa Mentira e sua importância nas vidas dos atores

Antunes também viu o projeto como um sopro de alegria em sua vida, por ter recebido o convite para participar do filme logo após ter saído do CTI, fazer uma cirurgia e receber apenas 5% de chance de sobreviver.

Imagem: Helena Barreto

Também sentindo-se honrado em participar do projeto, Leandro Hassum contou durante a coletiva o quanto se orgulha de ter trabalhado em projetos com grandes nomes do cinema brasileiro, como Chico Anysio, que apadrinhou sua entrada na TV. Leandro refletiu e disse que, nos bastidores, vê a conversa de seus grandes colegas de cena como uma aula. O ator afirmou que sempre teve muito interesse nessa área, já que seu sonho era ser palhaço, e que estudou as artes circenses ao longo de sua vida. Além disso, contou histórias engraçadas sobre as mentiras que já inventou – inclusive para não ter que sair de casa, por ser muito caseiro -, respondendo a uma das perguntas, bem como os outros atores. Já Luís Miranda contou que finge trabalhar com artistas que admira ou que é amigo deles, enquanto Jackson Antunes disse que se aproveita do imaginário do público de que atores são ricos para fingir que é milionário.

O legado de Ariano Suassuna

O elenco não poupou elogios ao legado de Ariano, relembrando seu humor e sua importância na cultura brasileira.

“Muitas vezes o Ariano me dizia coisas e eu nem sabia se era verdade ou mentira”, disse Jackson Antunes ao relembrar os trabalhos anteriores de Suassuna dos quais participou.

Renato Góes, pernambucano, também elogiou muito o autor, contando que O Auto da Compadecida foi o filme que fez com que ele quisesse virar ator.

Imagem: Divulgação

Por isso, O Auto da Boa Mentira relembra esse importantíssimo nome da nossa cultura, trazendo seu humor de volta à vida em vídeos seus, contando suas piadas antes de cada conto.

Você pode conferir o trailer a seguir:

Você vai assistir? Fala para a gente se você admira o Ariano Suassuna tanto quanto os atores no Insta, Face e Twitter do Entretetizei. 🙂

 

*Crédito da foto de destaque: Divulgação

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!