Em Formato de Urso
Foto: reprodução/Catapulta Editores

Em Formato de Urso conta história real de superação de criança autista

O livro estará disponível nas principais livrarias do país a partir de maio

Baseado em uma história real, o livro Em Formato de Urso, escrito por Dawn Coulter-Cruttenden narra a jornada de Jack, um garoto de sete anos que tem autismo e perdeu seu urso de pelúcia, chamado Urso. Com o desaparecimento, Jack e sua família iniciam uma busca pelo animal de pelúcia que irá impactar diversas pessoas.

O livro é um lançamento da Catapulta Editores e estará disponível nas principais livrarias do país, tanto em lojas físicas quanto on-line, além do e-commerce da editora Distribuidora Librum a partir de maio, com preço sugerido ao varejo de R$ 69,90.

Urso, além de muito querido, também pode ser visto como um objeto regulador para Jack. Os objetos reguladores para crianças autistas desempenham um papel na promoção da autorregulação e no gerenciamento de estímulos sensoriais. Eles proporcionam uma forma segura de expressão das necessidades sensoriais das crianças autistas, contribuindo para o seu bem-estar emocional. 

Acompanhar a história de Jack após o sumiço do Urso nos faz embarcar em uma jornada de amor, perda e superação, por meio da empatia daqueles que se compadecem com o desaparecimento do bicho de pelúcia ao longo da narrativa do livro”, explica a diretora da Catapulta Editores no Brasil, Carmen Pareras.

Em Formato de Urso
Foto: reprodução/Catapulta Editores

Além disso, é fundamental reconhecer que cada criança é única e se comunica com o mundo da sua própria maneira. O transtorno do espectro autista (TEA) tem sido objeto de muitas discussões no Brasil, especialmente devido aos dados recentes que apontam a existência de cerca de 2 milhões de pessoas com autismo no país, cerca de 1% a 2% da população, de acordo com estimativa feita pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) nos Estados Unidos, em 2021. 

Ainda segundo o CDC, em 2018, uma a cada 44 crianças podem ter o transtorno. Para a população entender mais sobre o autismo, o mês de abril, também conhecido como Abril Azul, é voltado a conscientizar as pessoas sobre o transtorno.

A obra Em Formato de Urso se propõe a contar de forma sensível e empática sobre a relação de uma criança com o seu urso de pelúcia, o melhor amigo e um objeto que ajuda Jack a se comunicar com o mundo”, afirma a diretora.

Papel da literatura no crescimento das crianças autistas

A literatura é uma alternativa para crianças autistas, oferecendo oportunidades de compreensão e empatia. Livros que apresentam personagens com os quais as crianças autistas podem se identificar proporcionam um espaço seguro para explorar experiências similares às suas.

Ao incorporar essas histórias à rotina das crianças autistas, elas têm a chance de desenvolver habilidades sociais e emocionais, ao mesmo tempo, se sentem compreendidas. O contato com livros que falem sobre o autismo também podem auxiliar a criança a compreender e antecipar eventos futuros, reduzindo a ansiedade e facilitando a adaptação a novas situações.

A narrativa delicada da obra também pode ser importante para que as crianças como um todo tenham uma compreensão maior do autismo e possam acolher os colegas com mais empatia e cuidado”, finaliza Pareras.

Achou a temática da obra interessante? Conta pra gente nas redes sociais do Entretetizei — Insta, X e Face — e aproveite para nos seguir e não perder nenhuma notícia sobre o mundo do entretenimento e da literatura.

 

Texto revisado por Michelle Morikawa

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!