Conheça a escritora que está arrancando suspiros com histórias de amor arrebatadoras
Emily Henry publicou seu primeiro livro em 2016: um romance jovem adulto intitulado O Amor que Partiu o Mundo, e que chegou ao Brasil em 2022 pela editora HarperCollins. Depois disso, ela escreveu mais alguns livros do gênero, mas nenhum recebeu tradução.
No entanto, o que lhe rendeu sucesso mesmo foram seus livros de romance adulto. Neles, ela explora a vida de pessoas na casa dos 30 anos, em histórias repletas de clichês e amores de tirar o fôlego. São estes livros que alçaram a escritora norte-americana ao estrelato do mundo literário, alcançando a lista de mais vendidos do New York Times com Leitura de Verão (2022), De Férias com Você (2022), Loucos por Livros (2023), Lugar Feliz (2023) e Nem te Conto (2024).
A narrativa sensível e os personagens extremamente humanos chamaram a atenção dos leitores. Desde 2020, Henry vendeu sete milhões de cópias, apenas nos Estados Unidos. Além disso, cinco de seus livros já têm adaptações confirmadas para as telas.
Mas o que torna a escrita da autora tão intrigante? A verdade é que, principalmente após a pandemia — justamente quando a escritora começou a ser reconhecida —, histórias com personagens cheios de dúvidas existenciais, defeitos e traumas passaram a tomar espaço nas estantes mundo afora.
Cada romance de Emily Henry mostra personagens quebrados, com questões mal resolvidas com a família e com dilemas em relação à carreira escolhida. Isso, de fato, é o que faz os livros tão identificáveis.
Saiba mais sobre os livros de Emily Henry a seguir!
O Amor que Partiu o Mundo
O romance de estreia da autora conta a história de Natalie Cleary, uma jovem que, prestes a mudar de cidade e começar a universidade, começa a presenciar acontecimentos estranhos. A porta de sua casa muda de cor de uma hora para outra, os alunos da escola desaparecem e a igreja recebe uma reforma relâmpago.
É neste momento que ela recebe uma mensagem, afirmando que Natalie tem apenas três meses para salvar um alguém misterioso. Ela não faz ideia de quem seja essa pessoa, mas tem a impressão de que Beau, um jovem envolto em mistérios, está relacionado aos eventos surreais.
Tropes: slow burn.
Leitura de Verão
Em Leitura de Verão, o leitor conhece Augustus e January, dois escritores que estão passando por uma crise criativa. Ela escreve romances, mas não acredita mais no amor. Ele, por sua vez, mata todos os seus personagens, mas está tão preso à rotina que não consegue ter novas ideias.
Ao mudarem-se para casas de praia vizinhas, os dois firmam um acordo. Augustus tentará escrever um final feliz, enquanto January começará a redigir o próximo clássico da literatura. Tão próximos, os dois irão se desafiar cada vez mais e então, quem sabe, comecem a sentir algo mais forte um pelo outro.
Tropes: enemies to lovers, grumpy and sunshine.
De Férias com Você
Poppy e Alex são melhores amigos, mesmo um sendo o completo oposto do outro. Juntos, eles têm uma tradição: a cada verão planejam uma viagem especial, e isso tem acontecido sem uma única pausa nos últimos dez anos. Mas tudo mudou há dois anos, já que um erro foi cometido e eles não se falam desde então.
Poppy sabe que a última vez que se sentiu feliz foi quando esteve ao lado de Alex, então decide convidá-lo para mais uma viagem. Surpreendentemente, ele aceita. Os dois, então, partem uma jornada para consertar os laços perdidos, ou estragar tudo de uma vez.
Tropes: friends to lovers.
Loucos por Livros
Embora seja uma agente literária apaixonada por livros, Nora Stephens está longe de ser considerada uma heroína de romances. Ela não é meiga, descontraída ou impulsiva. Após ser deixada pelo namorado, Nora decide recarregar as energias e aceita passar o verão na pequena cidade de Sunshine Falls com a irmã mais nova, Libby.
Libby tem o desejo secreto de mudar a vida da irmã com a viagem. E isso realmente pode acontecer quando Nora topa com Charlie Lastra, um editor carrancudo de Nova York. Os dois já se conheciam antes, mas o primeiro encontro não foi nada agradável. Agora, terão a chance de se conhecerem de verdade e até viverem uma história típica dos livros de romance.
Tropes: enemies to lovers.
Lugar Feliz
Harriet e Wyn sempre pareceram ser feitos um para o outro, o casal dos sonhos. Namoravam desde a faculdade e estavam noivos, mas, de repente, tudo acabou. Eles terminaram o relacionamento há cinco meses eainda não contaram aos seus melhores amigos — que são para eles uma verdadeira família.
Todos os anos, eles vão passar as férias com os amigos em uma casa de praia no Maine. Porém, com tal segredo entre os dois, as coisas ficarão extremamente complicadas. Para não estragar o que pode ser a última vez que estarão todos reunidos na casa, eles decidem fingir que continuam juntos. Um plano que seria perfeito, caso ainda não tivessem questões inacabadas entre eles.
Tropes: segunda chance, fake dating, found family.
Nem te Conto
Apaixonada, Daphne deixou tudo para trás e mudou-se para a cidade natal do noivo, Peter. Mas o que parecia ser um conto de fadas acabou se tornando um filme de terror quando Peter percebeu que, na verdade, estava apaixonado pela sua melhor amiga de infância, Petra.
Sozinha, sem amigos e família, o único consolo de Daphne é o emprego como bibliotecária infantil. Como não tem opção melhor, ela começa a dividir apartamento com Miles Nowak, ex de Petra. Os dois são bem diferentes, mas têm algo em comum. Por isso, decidem que irão fingir estar namorando, afinal, o que mais pode dar errado?
Tropes: fake dating.
E você, já leu algum dos livros da autora? Nos conte nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook, X). E nos siga para ficar por dentro das novidades do entretenimento.
Leia também: Divertida Mente: qual o livro ideal para cada emoção?
Texto revisado por Cristiane Amarante