Grupo sul-coreano vem ganhando destaque na mídia desde 2022, e se prepara para a sua primeira turnê norte-americana
To read this interview in english, click here.
O Balming Tiger (ou BT, para os íntimos), é um coletivo criado em 2017, que se auto intitula como um grupo multinacional alternativo de K-Pop, e conta com membros que possuem percepções diferentes sobre produção musical fazendo com que suas músicas tenham um estilo único, e se destaquem na indústria musical sul-coreana.
Atualmente o grupo possui 11 membros, sendo eles: DJ Abyss, Henson Hwang, Jan’ Qui, Leesuho, Mugg the Student, Omega Sapien, San Yawn, Sogumm, Unsinkable, Chanhee Hong e BJ WNJN.
Em 2020, o BT chamou a atenção do público após seu single Kolo Kolo se tornar um viral no TikTok, e em 2022 o grupo voltou às paradas de sucesso com sua faixa Sexy Nukim, parceria com RM (Kim Namjoon), o líder do BTS. Para contar um pouco mais sobre a sua história e processos de produção, o BT concedeu uma entrevista exclusiva ao Entretê, dá só uma olhada:
Entretetizei: O que mudou nas músicas do Balming Tiger de 2017 para cá? Quais caminhos vocês preferiram seguir na indústria da música?
Balming Tiger: Nós nos juntamos a muitos novos membros desde 2017, quando nos formamos. Cada vez que 11 membros se juntam, cada membro adiciona sua própria cor, e nossa música gradualmente se torna uma nova cor. Queríamos seguir nosso próprio novo caminho, não o típico mercado mainstream do K-pop ou a cena musical underground local. E sim, o ‘K-pop alternativo’.
E: Ano passado vocês lançaram Sexy Nukim, em parceria com Kim Namjoon (RM) do BTS. Como essa proposta aconteceu? E como foi trabalhar com um ídolo de renome mundial e um dos maiores compositores da Coreia do Sul?
BT: Sentimos que precisávamos de uma nova energia para completar esta música. Até agora, apenas nossos membros trabalharam nisso, mas pela primeira vez, sentimos a necessidade de ser artistas de destaque. Achamos que RM era a pessoa certa para instilar uma nova presença em nossas músicas e o contatamos por meio de um produtor próximo. Ele aceitou de bom grado, gravou rapidamente e nos enviou. Ele é um amigo muito humilde e altamente capaz. Aprendemos muito um com o outro trabalhando juntos.
E: Sexy Nukim, além de ser uma música viciante, também tem um videoclipe que chama a atenção. Todos os elementos estão muito bem colocados, e dá para perceber que ele tem um bom senso de cinema em sua produção. De quem foi a ideia de produzir o videoclipe? E como foi gravá-lo?
BT: Usamos principalmente a primeira versão gravada. Isso porque foi a melhor sensação. Além disso, usamos o arquivo como estava porque a primeira versão do RM gravada e enviada era tão perfeita. O videoclipe foi dirigido por Penacky, um amigo e parceiro que vem trabalhando conosco constantemente. Ele pensou em como expressar nossa música, e achamos que ele expressou melhor prestando atenção aos detalhes. Confira os outros videoclipes de Armadillo, Kolo Kolo e Trust Youself, dirigidos por Penacky.
E: Desde o ano passado, o Balming Tiger vem quebrando a barreira do K-Pop indie e alternativo e alcançando uma audiência na bolha do K-Pop. Como é esse processo para você?
BT: Achamos que estamos muito gratos por podermos fazer música nesta era em que o K-pop está ganhando popularidade mundial. Somos gratos por nosso trabalho poder receber mais atenção. Somos diferentes do visual e estilo típicos do K-pop, mas não achamos que seja uma sensação indie típica. Sentimos que estamos trilhando dois caminhos ao mesmo tempo, ou estamos trilhando um novo caminho, não esses caminhos. Muitas pessoas podem não estar familiarizadas com nosso estilo, mas obrigado pelo crescente número de fãs que gostam de nossas cores.
E: Vocês lançaram recentemente o single Trust Yourself. Que, para mim, é a música perfeita para jogar tudo pro alto e pular. Como foi o processo de produção dela? Você pretende incluí-lo em um álbum?
BT: Sim, essa faixa é um pré-lançamento do nosso 1º álbum de estúdio. Queríamos cantar sobre confiança. Especialmente na Coréia, há muitos casos em que as pessoas se preocupam demais com os olhos dos outros. Frequentemente, seguem as opiniões de outras pessoas, e não as suas. A letra dessa música também são palavras para nós mesmos. Queríamos transmitir uma mensagem de que devemos nos concentrar no som de nosso próprio coração e não no exterior, e o incorporamos como um som ativo.
E: Falando em álbum, vocês estão produzindo um agora. Como vão as coisas? Vocês já tem uma data de lançamento? Poderiam nos dar alguns spoilers sobre o que esperar deste álbum?
BT: Sim, estamos planejando lançar um álbum no primeiro semestre deste ano. A data exata ainda não foi decidida, mas não resta muito tempo. É o nosso primeiro álbum completo em mais de cinco anos desde que formamos um grupo. Até agora, mostramos apenas nossas cores como um single, mas estamos felizes em finalmente mostrar como será uma cor mista de 11 membros. Será um álbum alternativo de K-pop em que cada personalidade é harmonizada e vários gêneros são misturados.
E: Vocês têm feito muitos shows, e acredito que a procura pelo grupo tenha crescido consideravelmente nos últimos meses. Vocês têm planos de embarcar em uma turnê mundial?
BT: Sentimos que a demanda por nossas apresentações no exterior aumentou ainda mais recentemente. Estamos planejando fazer uma turnê mundial com o lançamento do álbum este ano. Claro, existem alguns países que não podem ir, mas queremos visitar mais países e nos apresentar com o passar do tempo. Mal podemos esperar para conhecer os fãs brasileiros.
E: O que vocês planejam alcançar nos próximos anos como um coletivo? Quais são os planos que vocês querem colocar em prática?
BT: Depois do nosso primeiro álbum de estúdio, todos os membros que ainda não lançaram um álbum lançarão seus próprios álbuns. Depois da cor do grupo, achamos que a cor de cada membro será revelada. Nosso plano é espalhar nossa energia e amor pelo mundo. O amor é a nossa missão!
E: O que podemos esperar do Balming Tiger nos próximos meses?
BT: Estamos concentrando nossas energias na preparação do primeiro álbum de estúdio do grupo e em uma turnê mundial para tocá-lo ao vivo. Por favor, espere por isso!
Recentemente, o Balming Tiger anunciou sua primeira turnê norte-americana, sendo este o ponta pé inicial para uma possível turnê mundial. Tá muito cedo para pedir come to Brazil? Não custa tentar!
O que acharam da entrevista? Nos conte por aqui! Siga o Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook para ficar por dentro de outras notícias.
*Créditos da foto de destaque: reprodução/ NIKOLAI AHN