Entrevista | Guilherme Alf conta sobre Turma da Bola, desenho que une esporte e diversidade (Foto: divulgação/Entretetizei)
Entrevista | Guilherme Alf conta sobre Turma da Bola, desenho que une esporte e diversidade (Foto: divulgação/Entretetizei)

Entrevista | Guilherme Alf conta sobre Turma da Bola, desenho que une esporte e diversidade

Em entrevista, criador do projeto fala como é importante mostrar às novas gerações que o futebol é um esporte para todos e todas

Em clima de Copa do Mundo, o Turma da Bola, programa que tem o objetivo de unir música e esporte chega para encantar crianças e pais através da diversidade e pluralidade. Esse é um dos lemas do projeto desenvolvido por Guilherme Alf, que também é apaixonado pelo futebol.

Em entrevista ao Entretetizei, Guilherme contou como surgiu a ideia de criar um desenho que tem como tema um assunto tão significativo no nosso país, mas que ainda precisa ser mais diverso para as pessoas que querem entender mais sobre o esporte. Afinal, todo mundo é diferente, mas o futebol só precisa de uma bola e pessoas para se jogar.

Quem é Guilherme Alf?

Antes de entender melhor como Guilherme teve a brilhante ideia de criar o Turma da Bola, é preciso conhecer quem é o dono desse projeto. Guilherme é palestrante, criador de conteúdo e fundador da Escola de RP. Portanto, trabalha com Relações Públicas e foi na internet que decidiu mostrar ao mundo aquilo que parecia fazer sentido para ele. 

Foto: Reprodução/Guilherme Alf, criador do Turma da Bola
Foto: Reprodução/Guilherme Alf, criador do Turma da Bola

Ao conversar com Guilherme, pergunto como nasceu o Turma da Bola, ele diz que foi em um bate-papo com Igor Farias, CEO do Patati Patatá

“O Turma da Bola surgiu de uma conversa, gosto de contar essa história. Eu conheci o Igor Farias CEO do Patati Patatá e fui almoçar com ele, isso foi em 2018. Fiquei encantado com a história do Patati Patatá, é uma história linda, muito legal. Fui embora e fiquei pensando: a gente tem o Patati Patatá, Mundo Bita, Galinha Pintadinha, tem desenho de cachorro, tem desenho de tudo, porque não ter um desenho de futebol? Se somos o país do futebol, porque não ter um desenho de futebol?”

E a ideia deu muito certo, mas demorou um pouco para ela sair do papel. Durante a entrevista, Guilherme contou que foram quatro anos trabalhando e desenvolvendo o projeto. Além disso, Guilherme teve um combustível indispensável neste trabalho. Sua filha, Nina, de dois aninhos, é apaixonada por futebol e com isso, Guilherme ficou animado ao mostrar à ela os desenhos que faria.

Uma ideia para mostrar que o futebol é democrático

Mesmo que o Turma da Bola seja um projeto que chega para encantar as crianças e as famílias, o projeto tem um lado que vai além de divertir a todos. Isso porque, apesar do esporte ser democrático em que todo mundo pode jogar, muitas vezes não é o que acontece. 

“…a minha esposa trabalha com futebol e eu vejo o quanto ela enfrenta mais dificuldades do que eu, que também trabalho com futebol, só pelo fato de eu ser homem e ela ser mulher. Eu não só sei disso por ler e assistir, mas por viver isso. E eu acho que está melhorando muito o espaço. A gente está tendo aí agora a Renata narrando o jogo na Globo numa Copa do Mundo, a Ana Thais Matos comentando, a gente está vendo o futebol feminino tendo mais espaço. Ainda está muito longe de ser o ideal, mas vem melhorando.” Diz Guilherme. 

Guilherme ainda confirma que o Turma da Bola é um lugar que planta a ideia de que novas gerações podem gostar de futebol e que mais pessoas, não importa gênero, também façam parte e sejam valorizadas neste espaço.

“E eu cresci ouvindo que futebol era coisa de menino. Foi como eu cresci. E eu não quero que a minha filha cresça ouvindo o que eu ouvi. Porque depois que eu fiquei adulto, eu vi que futebol não é para menino. Futebol é para quem quiser. Não importa se é menino ou menina, não importa. Futebol é para todo mundo. E eu quero que a minha filha cresça com esse valor.” Destaca Guilherme.

Pensando nesses espaços que o futebol precisa se abrir, Guilherme encontrou no Turma da Bola uma maneira de deixar isso natural, como realmente é, mas às vezes esquecemos ou não percebemos. Ao desenvolver os personagens do desenho, o criador deu a cada um deles características únicas, para que todas as crianças que assistissem se enxergassem ali, naquela tela.

“A gente sabe que as crianças negras ainda têm muita dificuldade de se reconhecer nos profissionais porque a maioria dos personagens ainda são brancos, né?! E eu estou falando num lugar de privilégio porque eu sou um homem branco. A gente vai tratar isso sem ficar apontando, sabe? A gente não vai ficar falando: ‘viu, tem um personagem aqui é negro, olha tem uma menina aqui’. Só estou falando, pois estamos tocando no assunto, mas o desenho em si vai colocar isso da forma como ele é. Ou seja, normal, porque é normal.”

“O Turma da Bola vem muito com essa ideia de normalizar o normal. É normal meninas jogarem futebol, então elas tem que estar ali.”

Foto: Reprodução/Instagram @aturmadabola
Foto: Reprodução/Instagram @aturmadabola

Ainda falando sobre os personagens, Guilherme ressalta que se inspirou em alguns destaques do futebol para criá-los. A primeira personagem que saiu do papel, foi a Caca Caneta, a camisa 10 do time. Inspirada na grande jogadora Marta, Caca é quem pensa nas jogadas e sempre pensa em todos da equipe.

Além da personagem Caca, Guilherme deu detalhes sobre os outros personagens que desenvolveu.

“O segundo [personagem] foi o Pedalada, que tinha habilidade, coisa do futebol brasileiro. O goleiro, eu me lembro que fiquei pensando sobre aquelas pessoas que gostam mais de estudar. Aquele estereótipo mais geek, em que parece que não se pode jogar futebol. Mas que na verdade pode sim jogar. Então, ele tem essa pegada, sabe? O capitão sempre é o mais importante. Então por que não é ela? Por que não pode ser a mulher mais importante a líder do time? Por que não uma mulher negra? Quantas meninas podem se identificar com isso! O Bugol é o menino mais alegre, que faz gol e faz piada, muito na onda do Richarlyson, do Pombo.”

Ao falar sobre inspiração e personagens marcantes, um dos episódios de Turma da Bola conta com um craque especial. Denilson, ex-jogador, foi convidado por Guilherme a participar do projeto. Assim, para Guilherme, Denilson combina muito com o desenho, o ex-jogador é a cara do Brasil, ama futebol, adora pagode e está sempre rindo.

“Um cara super família, foi campeão do mundo, sabe? Então acho que todo mundo queria ser o Denilson por um dia. E aí foi um processo muito natural. E eu conhecendo ele como quando eu cheguei com a ideia e a gente apresentou pra ele, eu sabia que ele ia gostar muito e se emocionar como ele se emocionou, porque as crianças não viram o Denilson jogar e elas só sabem da história dele pelos pais ou pela TV e tal. Acho que é uma maneira também de eternizar a história dele para as próximas gerações que vão vir também, porque o desenho vai ficar ali para sempre, sabe? 

Guilherme deu um recado e convidou a todos para conhecer esse projeto que além de mostrar o futebol, também é sinônimo de diversidade e valorização da cultura. “Então fica o convite a todo mundo para se inscrever no nosso canal do YouTube. Tem quatro lindas músicas, tem outras brincadeiras com os personagens.”

Ao final, o criador falou como fica emocionado ao ver a reação genuína das crianças assistindo o desenho: “…eu fico muito emocionado quando vejo as crianças assistindo, porque a gente sabe que quando a criança está assistindo é real e verdadeira. Então, cada vez que eu vejo, recebo uma marcação, eu me emociono porque eu vejo que está dando certo.”

O Turma da Bola está disponível no canal do YouTube, no Instagram e também no Spotify. Se você ficou curioso, confira abaixo uma das músicas do projeto:

 

Gostou da entrevista com Guilherme Alf? Conta pra gente! Para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, é só seguir o Entretetizei nos perfis do Instagram, Twitter e Facebook!

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação/Entretetizei

 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!