Apaixonada por livros, Lua Oliveira criou um projeto para incentivar a leitura na comunidade onde mora
Raissa Luara de Oliveira, ou apenas Lua Oliveira, decidiu unir sua paixão pelos livros e o desejo de melhorar a situação social da população. Desse modo, a jovem de 13 anos montou uma biblioteca do zero, para receber crianças e adolescentes que residem em Tabajaras, comunidade localizada na capital carioca.
Ao perceber que muitas crianças não tinham acesso aos livros, Lua decidiu alterar essa realidade. A biblioteca cresceu, ganhou uma sede própria e hoje ela envia livros para o Brasil inteiro. Lua estará na Bienal do Livro, mesmo evento que a impulsionou a criar a biblioteca No Mundo da Lua.
Confira a entrevista a seguir:
Entretetizei: Como surgiu a ideia de montar uma biblioteca?
Lua Oliveira: Então, a ideia surgiu após eu ir à Bienal do Livro e perceber que algumas crianças não levavam o livro pra casa. Isso me deixou muito chateada, então eu pensei: por que eu não posso montar uma biblioteca? Eu considerei as opções que eu tinha, não tinha espaço e muito menos livros.
Então peguei o celular da minha mãe escondido e mandei mensagem para a amiga dela que é vice-presidente da associação de moradores. Mandei uma mensagem me passando pela minha mãe e, depois disso, eu já tinha espaço, mas não tinha os livros. Fiz um vídeo, postei na internet e viralizou.
Comecei a receber muitas doações de livros. Em quatro dias, nós já tínhamos mais de dois mil. Hoje, na biblioteca, já se passaram mais de 120 mil livros. Começamos a montar a biblioteca e inauguramos no dia 18 de outubro de 2019.
E: Como começou a sua relação com os livros? Você sempre gostou de ler?
LO: Eu comecei a gostar de ler a partir dos nove, dez anos, quando uma professora me apresentou o Diário de Um Banana. Era uma leitura fácil, eu não gostava muito de ler, nunca tive essa coisa de pegar um livro e ler, eu gostava que outras pessoas lessem para mim. Depois disso, comecei a ler todos os livros que você pode imaginar.
E: Você recebe apoio de colegas e professores?
LO:
Sim, os meus professores sabem do meu projeto, me apoiam. Eu tenho um professor de matemática que também já escreveu um livro. As minhas amigas adoram ler. Eu tenho um grupo de amigos, a gente vive lendo e está sempre discutindo sobre os livros.
E: Qual é a importância de uma biblioteca na sua comunidade?
LO:
Acho muito importante, porque não é só pelo fato das crianças pegarem os livros para ler. É, também, as crianças entrarem em contato com os livros, conhecerem novos lugares pelos livros,
novas histórias, conhecerem uns aos outros e fazerem novas amizades.
E: O que você diria para uma criança que não tem acesso à educação, que acha muito difícil seguir seus sonhos, prestar faculdade, etc?
LO:
Eu diria para nunca desistir dos seus sonhos. Não esqueçam de ler! Se você não tiver livro, você pode pegar o meu número, que eu mando. Então, se alguém quiser doar livros, me liguem também. É isso. E nunca se esqueçam de ler, porque a leitura te leva a lugares inimagináveis.
História incrível a da Lua, né? Vocês conhecem outras histórias inspiradoras sobre livros? Vamos amar ouvir: Insta, Face e Twitter.
*Crédito da foto de destaque: divulgação/reprodução