Entrevista com Marcel Octavio
Entrevista com Marcel Octavio

Entrevista | Marcel Octavio revela como é interpretar Scar no musical O Rei Leão

Ao Entretetizei, o ator fala sobre a sua experiência em um dos maiores musicais do planeta

Um dos musicais mais amados do mundo, O Rei Leão, voltou aos palcos de São Paulo desde o final de julho. Com isso, o público poderá assistir a uma nova versão dos personagens icônicos dessa história que marcou gerações. E um deles é o vilão Scar, interpretado pelo ator carioca Marcel Octavio.

Marcel Octavio, 36, tem 17 anos de carreira e já esteve em dezenas de musicais, entre eles, Gabriela, Hair, Shrek, Rock in Rio, Annie, Beatles num céu de diamantes, Os produtores, Os Saltimbancos Trapalhões, Kiss me Kate – O beijo da megera e Donna Summer. Ele também já concorreu ao prêmio Bibi Ferreira 2017 na categoria Melhor Ator Coadjuvante pela sua atuação em Rock Horror Show. 

Fora dos palcos, estreou na televisão na novela Tempo de Amar, na Globo. No currículo ainda conta com participações no folhetim O Tempo Não Para, no mesmo canal, e na série Desalma – do Globoplay. 

Agora, assume um novo desafio: dar vida ao protagonista Scar na produção O Rei Leão, que está em cartaz no Teatro Renault. Confira tudo o que ele disse sobre essa empreitada a seguir! 

Antes de entrar em cena

Ao Entretetizei, ele conta como é a experiência de assumir um papel tão complexo e presente no imaginário dos fãs. Para ele, é surreal fazer parte da obra, que marcou a vida do ator. 

“Lembro de assistir no cinema e depois alugar a fita verde várias e várias vezes, sempre devolvendo rebobinada, ninguém hoje sabe o que é isso (risos). Tenho esse filme no meu coração e também morria de medo do Scar, mas adorava ver o vilão em cena”, revela.

A preparação do artista também é parte fundamental para a composição da peça. Octavio conta que, embora não tenha visto o musical antes de fazer a audição, estudou sobre ele e viu cenas na internet. 

“Comecei a trabalhar o Scar pela conexão humana, o que faz ele querer ser do jeito que é e quais seus desejos, suas falhas. No desenho ele é um leão, mas suas vontades são humanas, ele quer o poder para ele”, pontua.

Uma das partes que mais impressionam no musical é o fato dos artistas interpretarem animais, mas que possuem emoções e desejos humanos. Segundo Octavio, observar os animais da savana o ajudou a dar vida ao leão.

“Busquei inspiração nas imagens de leões na savana e como usá-las a favor do personagem durante a peça. Afinal, no nosso figurino temos, acima da cabeça do ator, a máscara do leão, então podemos brincar com essa dualidade homem versus animal”, explica.

“Por fim, acredito que a essência do personagem sempre vai se manter, não importa qual ator o interprete. Trazemos nossas próprias tintas, mas a motivação do Scar é a mesma para todos nós”, completa.

Ciclo Sem Fim é a sua canção favorita 

Sem dúvidas, a música Ciclo Sem Fim (originalmente Circle of Life) é uma das mais proeminentes do musical. A música, de autoria de Elton John e Tim Rice, é a predileta de Marcel Octavio. 

“A música me emociona todas as vezes que faço a peça, sempre! Tem um gosto de lembrança da minha infância quando assistia e também uma letra linda junto com a melodia, emocionante”, afirma. 

Já a cena que mais gosta é quando Scar canta Se Preparem, mostrando então toda a vilania do irmão de Mufasa. 

“É nela que acontece a passagem de um mero leão covarde para um monstro com sede de poder. É um número que demonstra bem como os medos e delírios de um só podem quase acabar com uma sociedade inteira”, aponta.

Figurino e cenário sem iguais

Os figurinos e cenários de O Rei Leão são conhecidos por sua beleza e grandiosidade. Dessa forma, a produção do espetáculo recebe grande destaque e ainda contribui para a atuação dos artistas. 

“A peça é toda sincronizada de tal maneira que parece uma coisa simples e fluida. O figurino dialoga com cenário, com as músicas, com a iluminação, com os nossos textos. É a ideia de uma engrenagem muito sutil, mas, ao mesmo tempo, gigantesca. Entrar nesse mundo está sendo um aprendizado imenso, além de uma grande felicidade!”, revela. 

Ele esclarece que foram muitos ensaios para que o elenco conseguisse se adaptar a trabalhar com a indumentária. 

“Os figurinos são de fato absurdos de tão lindos e os cenários são imensos. Para essa adaptação tivemos dois meses de ensaios, entendendo aos poucos como nossa atuação entraria nesse projeto tão grande”, diz. 

Teatro, canto e dança

Além de se preocupar com a atuação, o ator de musical ainda é versado em dança e canto. É como se fossem atletas do teatro, como ressalta Marcel Octavio.

“É uma brincadeira, mas o significado dela é que precisamos estar constantemente em dia com nosso corpo, nosso instrumento de trabalho. Não paramos nunca de fazer aulas de canto, nem de dança e nem de teatro”, esclarece.

O cotidiano de trabalhar em musicais é realmente extenuante, e o artista pontua que nunca deixa de aprender.

“É uma realidade que vem antes de qualquer peça, é constantemente se aprimorar. É simples, se eu não estivesse em dia com as minhas aulas, não teria fôlego nem musculatura para aguentar O Rei Leão”, diz.

Sobre as expectativas de quem não assistiu à peça ainda, o ator pede para que se preparem para muita emoção.

“Peço que venham ao teatro preparados para uma experiência, ao mesmo tempo, saudosista, já que é a história do filme tão amado e, ao mesmo tempo, inovadora e impactante. Vão preparados para se emocionarem desde a primeira nota da peça, é sério! O número de abertura é arrebatador”, finaliza.

Ainda não teve a oportunidade de assistir à peça? Aproveite que ela estará em cartaz até o dia 5 de novembro.

Para mais entrevistas e novidades sobre o mundo do entretenimento, acompanhe as nossas redes sociais: Insta, Face e Twitter.

*Crédito da foto de destaque: Caio Gallucci

Mais lidos

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!