Foto: Divulgação

Entrevista | Rachel Rossette fala sobre o Brasil e seu novo EP, Gringa no Rio

Em conversa exclusiva, cantora conta suas inspirações, sonhos e processo criativo do novo EP

No último dia 29, Rachel Rossette – nossa fada americana – lançou seu mais novo single Eu Gosto. Além disso,  conversou com o Entretetizei sobre o processo de criação da música, sua paixão pelo Brasil e projetos para o futuro.

Nascida nos Estados Unidos e casada com um brasileiro, Rachel vive em Utah, nos Estados Unidos. Entretanto, planeja se mudar para o Rio de Janeiro ainda esse ano. Tudo isso, bem a tempo de lançar seu primeiro EP em português, Gringa no Rio

“É muito muito legal fazer músicas em português porque o português tem mais palavras descritivas do que o inglês, mais focadas em romance, porque eu acho os brasileiros mais românticos do que os americanos. E, por conta disso, vocês têm várias pequenas palavras que não temos em inglês, então é muito mais fácil, por exemplo, em Eu Gosto, escrever a música e ela soar romântica. Tem várias palavras para adoração .” declarou a cantora.

Foto: divulgação

Confira a entrevista exclusiva a seguir.

Entretetizei:   Você acabou de lançar um novo single em português, chamado Eu Gosto. Você sente alguma diferença entre cantar em português e em inglês? Digo, com a pronúncia das palavras.

Rachel: O problema é que quando eu acho que estou pronunciando algo corretamente, meu marido vira e fala “não, você vai precisar cantar de novo, ficou tudo errado rs”. E eu respondo: “Sério? Achei que eu tinha feito direito”. Então, é, realmente… é algo que você se acostuma enquanto o português vai melhorando. Eu sou fluente, mas minha gramática… a gramática em português é tão difícil e  diferente do inglês. Então, quando eu gravo uma música em inglês, faço em poucos takes e está pronta. Porém, quando eu faço em português, preciso pensar se estou pronunciando isso direito, se estou pronunciando o acento da palavra corretamente. Porque nós não temos acentos em nossas palavras em inglês, então a gente consegue falar o que quiser sem dar ênfase. Em português, a ênfase é bem específica. Então, quando estou gravando, não é apenas “Ah, eu estou cantando e sentindo a música”. É mais “Estou cantando direito, estou pronunciando corretamente” e tudo isso. Então, demora mais, mas eu amo. Eu amo aprender, mas é apenas um processo um pouco mais demorado por conta disso.

https://www.youtube.com/watch?v=FurPK0Al31s

E: Eu acho muito interessante que você sempre está falando sobre como as mulheres precisam ser bem tratadas e como seu marido a trata como uma rainha. Você acredita que sua música faz uma diferença em como as meninas tratam elas mesmas e como os meninos as tratam? 

R: Eu espero que sim. Eu acho que sim porque eu penso que várias mulheres pensam algo do tipo “Se eu falar para um rapaz que eu quero ser bem tratada, pode soar como se eu não fosse independente, fosse fraca, de que eu preciso de um homem”. E esse não é o caso. As mulheres são independentes, nós não precisamos que ninguém nos trate como princesas, mas por que não iríamos gostar disso? Tá tudo bem querer ser bem tratada. E eu penso muito nas músicas que existem por aí, que são bem empoderadas, que falam algo como “Eu não preciso de um homem, eu sou feliz sozinha” e eu concordo. Você não precisa de um homem pra ser feliz, mas se você vai ter um namorado, por que não ser bem tratada? Tudo bem dizer que você quer que seu namorado te trate bem, que ele te ame. Tudo bem querer isso. E você deveria querer isso. Você não deveria fingir que é forte e que não precisa que ele mostre que te ama. Não! Você deve querer que ele demonstre isso e não tem problema em querer isso.

https://www.instagram.com/p/CK7SlCVnQqm/

Talvez em um novo relacionamento, eu acho que a gente quer parecer forte e independente. Então, temos medo de pedir por essas coisas e também de demonstrar afeto porque não queremos parecer pegajosas ou desesperadas. As pessoas sempre falam pra gente guardar as emoções para nós mesmos, mas eu acho que isso é esconder como você realmente se sente sobre alguém. Então, eu amo a ideia de parecer vulnerável e ser afetuosa, abraçar, beijar, mostrar que ama sem medo. Eu acho que isso é importante em um relacionamento.

E: Eu ouvi falar que você aprendeu português com as nossas Divas do Pop. Se você pudesse escolher uma artista brasileira para cantar com você no seu próximo álbum ou single, quem você escolheria? 

R: Seria, com certeza, Anitta. Ela foi a primeira cantora que eu ouvi em português. Inclusive, a primeira música que eu ouvi foi Bang. Quando meu marido e eu estávamos namorando, ele me disse pra ouvir e eu amei a música. Aí eu quis escutar mais e mais, mas eu não conseguia entender o que estava sendo dito e isso me fez querer aprender português. Eu ouvia todas as músicas da Anitta em português e traduzia para o inglês, e aí conseguia entender o que estava sendo cantado. Então, quando eu cantava, eu realmente entendia o que estava cantando.  E, claro, com o tempo, enquanto eu aprendia português, eu amei conhecer mais sobre Luisa Sonza, Gloria Groove, Pablo Vittar… e eu pude, finalmente, ouvir as músicas e entender o que eles estavam falando. Foi muito vergonhoso.
Quando eu fui ao Brasilconhecer a família do meu marido, amei as batidas do funk e eu não fazia ideia do que eles estavam falando. Então, eu ficava cantando as músicas em frente aos familiares dele. Foi terrível porque as músicas têm muitos palavrões e eu não sabia o que estava falando. Então, eu percebi que gostava das músicas, mas que era melhor não cantar isso em público haha

Nós tocamos vários funks no nosso casamento, mas algo “mais limpo”. Eu amo MC Kevinho e vários outros MCs, mas algumas músicas, às vezes, falam de coisas que eu prefiro não conversar na frente da minha família hahaha 

E: Você faz muitos covers de artistas brasileiros. Acredita que eles te aproximam dos seus fãs?  

R: Eu amo poder mesclar um pouco do português e do inglês. Eu acho que é divertido porque você – Lorraine, entrevistadora – fala inglês e, provavelmente, não tem a oportunidade de falar muito em inglês e acho que a maioria dos meus fãs, que são adolescentes, na faixa dos 20, assim como meu marido, cresceram ouvindo músicas em inglês, porque vários artistas que tocam nas rádios estão cantando em inglês. Então, eu amo poder me conectar um pouquinho os meus fãs e poder pegar uma música que está completamente em português e adicionar palavras em inglês e eles ficarem “Oh, eu sei o que ela está falando, eu posso praticar um pouco o meu inglês”. Eu acho que é divertido poder compartilhar um pouco mais disso e sei que tem várias músicas em inglês que são tocadas nas rádios, mas elas não são de artistas brasileiras, sabe? São cantores de outros países cantando em inglês, então eu quero poder trazer isso para o Brasil. Quero poder ser uma artista que canta em português e em inglês e acho que é uma maneira muito divertida de me conectar com os meus fãs.

É muito engraçado que, às vezes, os fãs comentam algo e  eu aprendo várias gírias novas. 

E: Você está se mudando para o Brasil, seja bem- vinda! Podemos esperar um clipe sendo filmado aqui?

R: Sim. Eu estou muito empolgada! Nós temos planos de filmar clipes para minhas próximas duas músicas e vai ser muito divertido filmá-los no Rio. Eu filmei alguns clipes nos Estados Unidos e parte da continuação de Eu Gosto terá algumas partes filmadas nos EUA e outra parte filmada no Rio, como se tivesse contando uma história. Eu estou bem animada para juntar os meus dois mundos: minha vida aqui e também a vida que eu terei no Rio.

E:. Nos seus posts, você sempre encoraja as pessoas a seguirem seus sonhos. Poderia compartilhar um grande sonho seu?

R: Claro! Música sempre foi algo que eu amei muito, mas nunca pensei que poderia ser uma carreira. Especialmente porque é muito difícil e competitivo. Eu cantava quando era criança e adolescente, mas na faculdade eu senti uma pressão maior, algo do tipo “Ok, você quer ser uma cantora, mas agora você é adulta e sejamos realistas: o que você realmente quer?”. Eu senti muita pressão para desistir do meu sonho de ser cantora porque as pessoas sempre diziam pra eu ser uma advogada ou uma médica… escolher uma “profissão de verdade”. Então, para mim, eu realmente fiz isso. Eu ia ser advogada. Eu fui pra faculdade e estava no caminho para me tornar advogada, mas nunca senti a mesma paixão que eu sentia pela música. Te tenho muita sorte de ter me casado com o Thiago porque ele me disse “Rachel, você não ama Direito. Você é boa nisso, mas você não gosta realmente disso. O que você ama mesmo é cantar” e ele me disse que estava tudo bem eu querer realizar meu sonho de me tornar uma artista, uma cantora. Eu acho que isso é importante pra todo mundo porque quanto mais velho você fica, maior é a pressão para desistir dos seus sonhos porque não é uma realidade ou você tentou por 10 anos e nada aconteceu, então está na hora de desistir. Eu não acredito nisso mais! Eu acredito que não importa quantos anos você tenha, quanto tempo leve, se você não tem apoio da sua família ou amigos, você não pode dizer “não” para o seu coração. Eu acho que ninguém vai ser feliz dizendo pra si mesmo que não pode realizar seus sonhos. Eu amo dizer “Siga seus sonhos, mesmo se você não tiver apoio, mesmo que você ache que não é real ou que ache que não vai funcionar.” Pelo menos você deu uma chance a si mesma. Compartilhar isso é muito importante para mim porque eu queria ter seguido esse conselho antes. Eu gostaria de ter passado os 4 anos de faculdade seguindo carreira na música , ao invés de estudar algo que eu não vou usar hoje em dia e não me faz feliz.

Foto: divulgação

E: Foi muito legal te conhecer e falar com você. Nós estamos ansiosos para seus shows. Pode deixar um recado para seus fãs brasileiros?

R: Então, gente, muito obrigada por seu amor. Eu amo vocês muito! Estou muito animada para me mudar pro Brasil e conhecer todos vocês, em breve, depois da pandemia, claro. Estou muito animada para vocês ouvirem minhas novas músicas! 

E você? Qual sua música favorita da Rachel Rossette? Entre nas redes sociais do EntretetizeiFacebook, Instagram e Twitter – e conte pra gente!

Créditos da foto em destaque: divulgação

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!