Especial Anitta: relembre sua história e conquistas

Saiba mais sobre a história e as conquistas da cantora que tem levado a cultura brasileira ao exterior

Se você é brasileiro, é quase certo de que já tenha ouvido esse nome: Anitta. A cantora, nascida no Rio de Janeiro, atualmente é um dos maiores nomes da nossa cultura – de premiações a colaborações famosíssimas nacionais e internacionais, Anitta continua crescendo e não tem a intenção de parar ainda. Por isso, diante do lançamento de seu novo documentário, Made In Honório, disponível na Netflix, o Entretetizei trouxe pra você um Especial para relembrar a surpreendente história de superação e determinação e todas as incríveis conquistas da rtista que começou cantando funks nas favelas do Rio.

Furacão 2000

Tudo começou em 2010, quando o produtor da Furacão 2000 na época, Renato Azevedo (conhecido como “Batutinha”), viu um vídeo caseiro da garota de 17 anos que até então era conhecida como Larissa. Azevedo viu o potencial que a garota de Honório Gurgel tinha e resolveu convidá-la para gravar um CD. Na época, ela estudava administração e fazia estágio em uma multinacional – e tomou a corajosa decisão de largar tudo para seguir seu sonho de infância. Larissa, que em 2011 subiu aos palcos da Furacão 2000 se intitulando pela primeira vez como Anitta – MC Anitta, na época, mal sabia que todos os seus sonhos estavam prestes a se realizar.

https://www.youtube.com/watch?v=aIUkflpiKGM&ab_channel=AlineRocha

Mas foi em 2013 que se abriram as portas para o sucesso. Anitta lançou a música Show das Poderosas, que teve um milhão de acessos só na primeira semana. Apenas para dar seguimento, ela lançou a música Não Para sem grandes expectativas – mas a música também bombou.

Anitta não para – literalmente

Mas Anitta é uma pessoa que gosta de arriscar e explorar. Com a música Zen, pela primeira vez ela saiu do estilo musical que a lançou, o funk. A música, tocada no ukulele, leva a batida do reggae e também entrou para a extensa lista de sucessos de Anitta.

Diante desse feito, a cantora começou a explorar cada vez mais estilos. Essa Mina é Louca, parceria com Jhama, puxava para o lado do pagode. Já Bang ia mais para o lado do Pop e do Trap.

Imagem: Reprodução

30Não satisfeita, a cantora quis explorar mais. Decidiu aprender inglês e espanhol e lançou Kisses em 2019, seu primeiro álbum trilíngue. E não pense que ela parou ainda! Ultimamente, na quarentena, ela estava fazendo lives com professores de francês, mostrando seu processo de aprendizado para seus 50 milhões de seguidores.

Do Brasil para a América Latina e então para o mundo

Mas, olha, tudo fez parte de um processo muito bem pensado. Desde 2016, Anitta vinha tentando ganhar projeção internacionalmente através de parcerias com artistas de muito sucesso lá fora. Ela deu seus primeiros indícios de que sua carreira daria essa guinada internacional em fevereiro de 2016, quando lançou sua participação na música Ginza, de J Balvin, um artista latino de muito sucesso no exterior.

Como 2016 era o ano da era Bang, com todo mundo sabendo a coreografia do clipe, Anitta aproveitou e resolveu ver se a música também agradava aos gringos. Lançou uma versão em inglês, que foi apresentada pela primeira vez numa feira internacional de música que acontece em Cannes, na França.

Porém, 2016 não foi só o ano da era Bang: foi também o ano dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Sua apresentação na abertura das Olimpíadas rendeu a ela elogios na imprensa de praticamente todos os países que estavam cobrindo o evento.

Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Anitta então mostrou suas ambições de se expandir para além da América Latina lançando Sim ou Não com Maluma, mais um artista latino muito conhecido pelo público das Américas.

Foi com essa preparação que Anitta começou a tentar se projetar para os Estados Unidos. Com direito a apresentação no programa The Tonight Show do Jimmy Fallon, Anitta se juntou a Iggy Azalea na música Switch, performada 100% em inglês. Inclusive, a equipe de Anitta lá fora acabou sendo a mesma que a da Iggy, a qual ela chamou de sua “família nos Estados Unidos”, numa entrevista para a Vogue.

Seguindo essa linha, ela gravou Paradinha, música 100% em espanhol, com clipe gravado nos Estados Unidos (porque ela faz a internacionalidade dela, né amiga)? Deu certo. Em apenas 24 horas, o clipe teve mais de seis milhões de visualizações. Essa época também ficou marcada por Sua Cara, parceria com Major Lazer e Pabllo Vittar. Lembra?

Conquistas de Anitta: ela foi mais longe do que qualquer artista pop do Brasil já foi

Depois de tanto trabalho duro, ela conseguiu. Atualmente, no Brasil, praticamente todos a conhecem e sabem cantarolar algum trecho de algum dos sucessos dela. E se perguntarem para um gringo o que ele conhece da música brasileira, ele não ficará mais focado em Garota de Ipanema. Talvez ele até comece a cantar Paradinha! 

Olha só algumas conquistas que Anitta teve ao longo de sua carreira:

  • Paradinha alcançou a 182ª posição no Spotify mundial, marcando assim o melhor resultado de uma cantora brasileira na plataforma 
  • Anitta foi a primeira artista brasileira a ser indicada a um prêmio internacional no iHeartRadio Music Awards.
  • Ela teve um outdoor exclusivo na Times Square quando lançou Downtown.
  • Desde o lançamento de Show das Poderosas, Anitta não passou mais de seis meses sem emplacar um single nas paradas brasileiras
  • Em pesquisa divulgada pela revista Billboard em 2017, Anitta aparece entre as 50 artistas mais influentes da internet no mundo
  • Cinco indicações ao Grammy Latino.
  • Ia se apresentar no Coachella esse ano
  • Seis vezes platina latina nos Estados Unidos
Divulgação: Twitter (@centralanittabr)

Made in Honório

Essa história toda você pode conferir de perto na série documental que foi lançada na Netflix, chamada Made in Honório. Ela já tem dado o que falar e, inclusive, Anitta já afirmou que esperava ser cancelada depois do lançamento da série. De fato, no documentário, aparecem muitos momentos polêmicos em relação ao tratamento que ela dá à sua equipe.

Contudo, o documentário também aborda temas importantes como o estupro que a cantora revelou ter sofrido aos 14 anos. E, claro, também há a parte alegre, que nos mostra os bastidores dessa experiência surreal que é ser o maior nome do pop brasileiro internacionalmente.

Colaboração com Pabllo Vittar e Luísa Sonza

A história ainda não acabou. Depois de ter se tornado empresária de sua própria carreira, artista internacional e até ter se aventurado no mundo gamer durante a quarentena, ela lançou ontem (21), sua mais nova música: Modo Turbo é uma colaboração com Pabllo Vittar e Luísa Sonza que faz jus à sua fase gamer. Com esse novo lançamento, Anitta dá seguimento à sua parceria com Cardi B na música Me Gusta.

E aí, também admira essa artista? Qual hit você gosta mais? Conta pra gente e acompanhe todas as notícias do mundo do entretenimento também pelas nossas redes sociais instagram e twitter.

 

* Crédito da foto de destaque: Divulgação IstoÉ

 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!