Divulgação

Especial 20 anos: conheça seis produções sobre o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001

Confira a história do atentado que marcou o século XXI e seis dicas de filmes e livros que abordam uma das maiores tragédias da história da humanidade

11 de setembro de 2001, terça-feira, parte da manhã. Quatro aviões comerciais foram sequestrados (dois Boeing 757 e dois Boeing 767) que iriam para a Califórnia, ao decolarem de Boston, Massachusetts; Newark, Nova Jersey; e Washington, D.C. Dois desses aviões colidiram com as Torres Gêmeas, dois prédios empresariais considerados, até então, os mais altos do mundo; um caiu no Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos; e o último, uma área rural na Pensilvânia. Construído em 1973, o World Trade Center foi um conjunto de sete edifícios na região conhecida por Lower Manhattan, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Foto: Divulgação

Às 08h46, o primeiro avião – voo 11, da American Airlines – atingiu a torre norte do World Trade Center, o primeiro das Torres Gêmeas, e às 09h03 o segundo avião – voo 175, da United Airlines – atingiu a torre sul. Além do ataque aos dois prédios, os sequestradores também atingiram o Pentágono, por volta de 9h:37h, com o voo 77, da American Airlines. O quarto avião, o voo 93, da United Airlines, caiu em uma área rural na Pensilvânia, após passageiros tentarem retomar o controle do avião. O destino final deste último voôo seria o Capitólio (sede do Congresso dos Estados Unidos).  

Foto: Divulgação

Ao todo, 2977 pessoas morreram, além dos 19 sequestradores. Os ataques foram rapidamente transmitidos por todas as emissoras de televisão ao redor do mundo. A tensão, desespero e tristeza tomaram conta de todos, enquanto os prédios desabavam aos olhos de quem estava presente. Osama Bin Laden, na época baseado no Afeganistão, sob a proteção do então regime do Talebã, foi o idealizador de toda a operação comoe líder do grupo islamista Al-Qaeda. Os atentados de setembro de 2001 foram uma continuação de uma guerra conclamada por Bin Laden e Al-Qaeda nos anos 1990, iniciada com os atentados no Quênia e Tanzânia.

Os atentados foram considerados um marco na história do Século XXI e também uma das maiores tragédias mundiais. A queda dos dois prédios deixou uma marca que, até hoje, não pôde ser apagada. Além dos mortos no dia 11, diversos policiais e bombeiros que trabalharam na operação de resgate faleceram dias e anos depois, por conseqüuência da inalação de poeira e terra advindas dos escombros.

Em retribuição, George W. Bush, então presidente dos Estados Unidos, conseguiu apoio político e bélico para as duas guerras que marcaram seu governo: as invasões e consequente ocupações do Afeganistão, em 2001, e do Iraque, em 2003. Guerras essas que mudariam, para sempre, a história mundial.

20 anos após os ataques, ainda é difícil entender como ninguém – nem FBI, nem a CIA, nem ninguém dentro das Operações Especiais e de Controle Americanas – conseguiram prever os atentados. Os 19 sequestradores, identificados posteriormente, utilizaram armas brancas para imobilizar os pilotos e tripulações dos voos e alterarem as rotas. 

Hoje, no local onde deveriam estar as duas Torres Gêmeas, fica o National September 11 Memorial & Museum, um museu dedicado aos nomes das vítimas do atentado.

Foto: Divulgação

Para relembrar esse dia e essa tragédia, confira seis dicas de produções e livros que abordam o ataque de 11 de setembro de 2001

11 de Setembro

Considerado o melhor curta-metragem sobre o assunto, 11 de Ssetembro foi lançado um ano após o atentado, em 2002, e aborda diversos aspectos do dia que marcou a história dos Estados Unidos e do mundo. Dirigido por Ken Loach, mestre do cinema social britânico, o curta conta com Sean Penn fazendo o episódio mais poético, mostrando a vida de uma pessoa que morava à sombra das torres desabadas. Disponível em DVD no Brasil.

Fahrenheit 11 de Setembro

O documentário lançado em 2004 rendeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes para seu diretor, Michael Moore. A trama mostra um resgate histórico do estranhamento entre Estados Unidos e Oriente Médio. Além disso, Moore faz especulações conspiratórias, criando teorias sobre o suposto envolvimento de Bush com Osama Bin Laden. Disponível em DVD.

As Torres Gêmeas

O filme com Nicolas Cage, lançado em 2006, conta a visão pessoal e intimista do diretor Oliver Stone sobre o acontecimento. A obra é baseada na história verídica de sobrevivência e operação de salvamento de dois membros da Polícia Portuária, John McLoughlin e Will Jimeno – presos nos destroços dos prédios. Disponível no Google Play e iTunes.

Voo United 93

Dirigido pelo britânico Paul Greengrass, o filme conta a história do voo da United Airlines, sequestrado por terroristas que, posteriormente, caiu em uma zona rural na Pensilvânia. Considerado uma obra-prima, o longa mostra como os passageiros tentaram evitar que o avião caísse e, principalmente, que não caísse no Capitólio, local para qual o voo estava destinado.

O Vento Mudou a Direção

Neste livro, a jornalista Simone Duarte traz relatos, em primeira mão, de sete sobreviventes do atentado. Ao dar voz a esses personagens, Simone traz à tona histórias que o Ocidente desconhece – mesmo após duas décadas do instante em que os aviões caíram, lembrando dos perigos de aceitar uma única história. Simone é carioca, mas vive atualmente em Lisboa, e cobriu os atentados de 11 de setembro ao vivo pela Rede Globo. Seu livro foi lançado em 1 de setembro de 2021, pela Fósforo Editora.

Foto: Divulgação

O Único Avião no Céu: Uma História Oral do 11 de Setembro

Lançado em 16 de agosto de 2021, pela Todavia, o livro do jornalista e historiador Garrett Graff conta a história pela ótica de quem viveu, através de transcrições nunca antes publicadas, documentos que só vieram a público recentemente, entrevistas e relatos de funcionários do governo, bombeiros, testemunhas, sobreviventes e pessoas amigas e familiares das vítimas. Garret nos mostra um retrato vívido e humano do 11 de setembro.

Foto: Divulgação

Algumas pessoas se lembram do atentado como algo muito íntimo, outras ainda não tinham nascido, mas souberam através dos livros de história e matérias nos jornais. A verdade é que o dia 11 de setembro de 2001 ficou marcado para sempre na memória de cada cidadão ao redor do globo como uma das piores tragédias da humanidade. Tragédia essa que poderia ter sido evitada. Que deveria ter sido evitada.

O Entretetizei se solidariza com as famílias e pessoas amigas de todas as vítimas desse trágico acidente e espera que todos tenham encontrado força para lidar com os anos posteriores. E que os mortos desse fatídico dia nunca sejam esquecidos. Que estejam em paz! 

Você se lembra onde estava no dia 11 de setembro de 2001? Entre nas redes sociais do EntretetizeiInsta, Face e Twitter – e conte para a gente.

*Crédito da foto de destaque: Divulgação

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!