O Dia Mundial do Rock é comemorado em 13 de julho
Hoje é o Dia Mundial do Rock. Mas, você sabia que esta data só é comemorada aqui no Brasil?
O dia foi escolhido pois em 13 de julho de 1985 aconteceu o Live Aid, um festival, idealizado pelos músicos Bob Geldof e Midge Ure, com o objetivo de arrecadar fundos para acabar com a fome na Etiópia. Os principais shows aconteceram nos estádios de Wembley, em Londres, e no John F. Kennedy, na Filadélfia.
O Live Aid foi uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e televisão de todos os tempos. Estima-se que quase dois bilhões de telespectadores em mais de cem países tenham assistido aos shows. O line up do Festival contou com artistas como: U2, Phil Collins, Dire Straits, David Bowie, The Who, Paul McCartney, Queen e Elton John.
No Brasil, o Dia Mundial do Rock começou a ser comemorado dois anos após o festival quando as rádios paulistas 89 FM e 97 FM começaram a mencionar em sua programação o 13 de julho como uma data comemorativa.

Mulheres no Rock – cinco artistas de destaque
Em celebração ao Dia Mundial do Rock vamos listar cinco artistas que se destacam no cenário nacional.
Rita Lee
Rita Lee é a Rainha do Rock Brasileiro. Ela construiu uma carreira que começou com o rock, mas ao longo dos anos transitou por diferentes gêneros como disco, new wave, MPB, bossa nova e eletrônica. Criando um hibridismo único para suas obras.
Ex-integrante dos grupos Os Mutantes (1966-1972) e Tutti Frutti (1973-1978), em sua carreira solo, a partir dos anos de 1980, Rita compôs baladas populares com tom de irreverência e uma reivindicação da independência feminina.
A artista ocupa o 15º lugar na Lista dos 100 Melhores Artistas da Música Brasileira, conforme levantamento realizado pela revista Rolling Stone em 2008.

Marina Lima
Marina Lima começou a carreira em 1977, quando a canção Meu Doce Amor foi gravada por Gal Costa. A obra é um poema de seu irmão e parceiro artístico Antônio Cícero que Marina musicou.
A artista participou do especial Mulher 80, da Rede Globo, que exibiu uma série de entrevistas e musicais discutindo o papel feminino na sociedade. O programa contou com artistas como Maria Bethânia, Fafá de Belém, Zezé Motta, Elis Regina, Gal Costa e Rita Lee.

Paula Toller
Paula Toller começou sua carreira no grupo Kid Abelha e os Abóboras Selvagens. Em 1982 já cantava e compunha na banda, abandonando o curso de Desenho Industrial, em 1984, às vésperas de se formar. O primeiro single do grupo, Pintura Íntima, foi lançado em 1983 e vendeu mais de 100 mil cópias.
Em 2015, Paula lançou o livro infantil Oito Anos, durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro. A obra tem inspiração na música que ela compôs em homenagem ao seu filho Gabriel Farias. Oito Anos também foi sucesso na voz de Adriana Calcanhoto.

Cássia Eller
Cássia Eller despontou no mundo artístico em 1981 ao participar de um espetáculo de Oswaldo Montenegro. Com sua voz grave e ecletismo musical Cássia interpretou obras de grandes compositores nacionais como Cazuza, Renato Russo, Nando Reis e Rita Lee; além de artistas da MPB como Marisa Monte, Caetano Veloso e Chico Buarque.
A artista foi uma das maiores representantes do rock dos anos 1990. Eleita a 18ª Maior Voz e a 40ª Maior Artista da Música Brasileira pela revista Rolling Stone, Cassia lançou seis álbuns de estúdio, sendo o último após sua morte em 2001.
O Acústico MTV (2001) foi seu trabalho mais bem-sucedido, com um milhão de cópias vendidas e um prêmio Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock.

Pitty
Pitty começou sua carreira profissional, em 1997, como baterista na banda de punk rock Shes, a artista começou como vocalista, em 1998, na banda de hardcore punk Inkoma. O convite para iniciar sua carreira solo foi em 2002 através do músico e produtor Rafael Ramos. Seu primeiro álbum solo, Admirável Chip Novo, vendeu 250 mil cópias tornando-se o disco de rock mais vendido de 2003.
Em sua carreira, Pitty venceu diversos prêmios importantes da música, incluindo da Associação Paulista de Críticos de Arte, o Prêmio Multishow de Música Brasileira e o MTV Video Music Brasil. A artista já se apresentou em países como Portugal, Estados Unidos, Argentina e Japão. Além de ter se apresentado em festivais importantes como Rock in Rio, Lollapalooza e João Rock.

Qual a sua artista preferida? Conta pra gente! Para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!
Leia também: Pesquisa do Spotify mostra como fãs impactam na carreira dos artistas
*Crédito da foto de destaque: divulgação