Cultura e entretenimento num só lugar!

Foto: Reprodução

Especial | Outlander: 30 anos de uma das histórias mais queridas da literatura e da televisão

Em junho de 1991, Diana Galbadon lançava o primeiro livro sobre uma viajante do tempo que se perderia entre dois amores, um no século XVIII e outro no século XX

 

[Contém spoiler]

“Pessoas desaparecem o tempo todo. Pergunte a qualquer policial. Melhor ainda, pergunte a um jornalista. Os desaparecimentos fazem parte do dia a dia deles. 

Adolescentes fogem de casa. Crianças desgarram-se dos pais e nunca mais são vistas. Donas de casa chegam ao limite da paciência, pegam o dinheiro das compras e um táxi para a estação de trem. Banqueiros internacionais mudam de nome e desaparecem na fumaça de seus charutos importados.

Muitos dos desaparecidos serão encontrados, por fim, vivos ou mortos. Afinal, os desaparecimentos têm explicação.

Quase sempre.”

Assim começa uma das jornadas de maior sucesso da história da literatura e da televisão. Outlander é uma história criada pela escritora norte-americana Diana Galbadon e lançada originalmente pela Editora Rocco em junho de 1991. Atualmente com nove livros, a série saiu da Rocco e foi relançada pela Editora Arqueiro em 2016, passando pela Editora Saída de Emergência entre 2014 e 2016. Com mais de 25 milhões de livros vendidos no mundo, Outlander está entre os principais livros sobre a Escócia e possui, além da história original, dois contos, três novelas, uma série de livros de romance com foco no personagem Lord John Gray e uma série de televisão

Foto: Reprodução

Outlander conta a história de Claire Randall, uma enfermeira britânica de guerra que resolve comemorar uma segunda lua de mel com seu marido, o historiador Frank Randall, em Inverness, na Escócia. Os dois, que se casaram antes da Segunda Guerra Mundial começar, se encontram pela primeira vez após seis anos. Ao chegar à linda cidade, eles são atraídos a assistir um ritual no círculo de pedras de Craigh na Dun. Após a cerimônia, Claire retorna ao círculo de pedras com o objetivo de colher flores, mas uma força sobrenatural a força a encostar em uma das pedras e ela é transportada 200 anos no tempo, para o ano de 1743.

Foto: Reprodução

Sem entender nada, ela dá de cara com um grupo de escoceses duelando com a Guarda Britânica na época e fica atônita. É claro que sua mente a estava enganando. Se fosse verdade, não teríamos história. Ela, então, conhece Black Jack Randall, capitão da oitava cavalaria real e antepassado de Frank, um homem cruel e sem escrúpulos com quem tem mais de um embate. Ela é capturada por um grupo de escoceses e levada, contra a sua vontade, até o Castelo Leoch, no coração do Clã Mackenzie. Ela é apresentada aos costumes, trajes e conceitos da época e conhece Jamie McTavish (conhecido posteriormente por Jamie Fraser), um ruivo escocês por quem se apaixona. 

Outlander é, na verdade, uma história de amor, que mistura as mazelas do século XVIII, com guerras sangrentas e traz à tona assuntos considerados tabus na atualidade, mas completamente normais à época, como bruxaria, estupros e luta por justiça. Apesar de ser uma obra de ficção, Outlander traz inúmeros fatos verídicos da história, tanto da Escócia, quanto da Grã Bretanha como um todo, como a Batalha de Culloden, disputada pelos jacobitas e britânicos, com o objetivo de colocar no trono britânico o famoso “Bonnie Prince Charlie”, Carlos Stuart. Alguns personagens, como o próprio príncipe, o Duque de Sandringham, o rei francês Louis XV, William Tryon (governador de Nova York) e Stephen Bonnet, por exemplo, são inspirados em pessoas reais, que existiram e fizeram parte da história. 

“Oh, sim, Sassenach. Eu sou o seu mestre… e você é minha. Parece que eu não consigo possuir sua alma sem perder a minha.”

 

A história de amor entre Claire e Jamie acaba tomando rumos inesperados quando Claire se encontra grávida, no meio da Batalha de Culloden. Sabendo que os jacobitas perderão a guerra, Jamie a força a voltar para seu próprio tempo, no século XX, e para seu antigo marido, Frank Randall. Os dois resolvem criar a criança juntos, sem nenhuma menção a Jamie e é assim que a história se desenrola. Ao longo do livro e da série, conhecemos novos personagens que serão importantes para o futuro da história, como Roger Mackenzie. Após descobrir que Jamie poderia estar vivo, Claire decide retornar ao século XVIII e ir de encontro de seu grande amor. 

Foto: Reprodução

Os livros são verdadeiros calhamaços com muita história boa a ser desvendada, uma vez que os acontecimentos históricos verdadeiros são contados nos mínimos detalhes, para que não haja erro na ordem cronológica de eventos. Diana é extremamente cuidadosa ao narrar as características dos personagens, das batalhas e de criar cenários que condizem com o que sabemos desses eventos. É uma verdadeira odisséia pelo passado, presente e futuro, viajando entre Escócia e Estados Unidos. 

São oito volumes publicados no Brasil e Diana já está preparando a nona parte, intitulada Go Tell the Bees that I’m Gone (Vá Dizer às Abelhas que eu Parti, em tradução literal). A série televisiva, transmitida pelo canal Starz (no Brasil, ela é transmitida pelo canal Fox e também está disponível na Netflix), está caminhando para sua sexta temporada e já com a sétima confirmada. Inclusive, enquanto este especial era escrito, o perfil oficial de Outlander no Twitter (@outlander_starz) divulgou imagens inéditas da sexta temporada e revelou que as filmagens já foram concluídas e a série será exibida em 2022, com um episódio de estreia de 90 minutos.

 Dirigida por David Brown, Caitriona Balfe (Claire Randall) e Sam Heughan (também intérpretes de Claire Randall e Jamie Frase, respectivamente)(Jamie Frase), a série fenômeno já conquistou diversos prêmios como o Critics Choice Awards, People’s Choice Award e Satellite Award. Além de Caitriona e Sam, Sophie Skelton (Brianna Randall Fraser), Tobias Menzies (Frank e Black Jack Randall), Graham McTavish (Dougal MacKenzie), Richard Rankin (Roger Mac), Ed Speelers (Stephen Bonnet), Duncan Lacroix (Murtagh Fitzgibbons), César Domboy (Fergus), entre outros também integram o elenco. 

Vocês já leram algum livro ou já viram a série? Entre nas redes sociais do Entretetizei Insta, Face e Twitter – e nos conte seu personagem favorito.

*Crédito da foto de destaque: Reprodução

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!