Veja a trajetória do nosso eterno Diego Bustamante, do seu início da carreira quando criança, até o pós sucesso de Rebelde
Christopher Alexander Luís Casillas von Uckermann nasceu na Cidade do México, no dia 21 de outubro de 1986. Ele começou no meio artístico na infância, mas foi com a novela Rebelde que ficou mundialmente conhecido pelo personagem Diego e como integrante da banda RBD.
Depois do sucesso, Uckermann protagonizou a série latina Kdabra, produzida pela Fox, e investiu na carreira musical. Relembre com a gente a trajetória artística de Christopher Uckermann.
Primeiros trabalhos
Christopher iniciou sua carreira aos dois anos de idade fazendo comerciais, estudou atuação na Academia de Patricia Reyes Espíndola e participou de cursos intensivos no Centro de Educação Artística da Televisa (CEA). Sua estreia na TV foi em 1998 em O Diário de Daniela, interpretando um personagem com seu próprio nome. Dois anos depois, em 2000, foi convidado para fazer o papel de Santiago, o vilão da novela Amigos x Siempre, protagonizada por Belinda.
Em 2001, integrou o elenco da produção mexicana Aventuras en el Tiempo de Ángel del Huerto. No projeto, foram gravados três álbuns, sendo um deles ao vivo em um show direto de Monterrey. Em 2003, ingressou no elenco de Amy, a Menina da Mochila Azul com o papel de Orlando.
A novela Rebelde e a banda RBD
Em 2004, interpretou seu personagem de maior destaque: Diego Bustamante, na novela Rebelde. O personagem abriu as portas do sucesso mundial para Uckermann, pois a versão mexicana da telenovela argentina Rebelde Way alcançou altos índices de audiência em mais de 65 países no mundo. Isso o levou a participar do grupo RBD, banda original da novela como forma de divulgação dos personagens, mas que, devido ao grande sucesso, se tornou um fenômeno mundial.
Além de Christopher Uckermann, a banda RBD era composta por Anahí, Dulce María, Maite Perroni, Christian Chávez e Alfonso Herrera. Assim, o sexteto se tornou o maior grupo de influência pop do período, vendendo mais de 15 milhões de discos, com cinco álbuns em espanhol, três em português, um em inglês e três coletâneas com seus maiores sucessos, sendo um deles em versão remix, além de seis DVDs.
Em 2007, junto com os outros integrantes do RBD, fez parte do elenco da série RBD: La Familia. Na série, interpreta o papel de Ucker, pois a produção misturou realidade e ficção, com o objetivo de contar o cotidiano do grupo. Em agosto de 2008, o grupo RBD anuncia seu fim com uma turnê de despedida que passa por Bolívia, Argentina, Brasil, Estados Unidos, Peru, Chile, Eslovênia, Sérvia e Espanha.
Além disso, o mexicano voltou a contracenar com Dulce María, na novela Verano de Amor. Ele deu vida a El Zorro, um cantor que se apresenta no bar de Miranda, personagem de María.
Pós RBD
Em agosto de 2009, Christopher é chamado para protagonizar a série latino-americana Kdabra. A primeira temporada foi gravada na Colômbia e conquistou o público nos canais CityVibe e FOX. A produção conta uma história sobre a fronteira de dois mundos: o real e o sobrenatural, além de fenômenos inexplicáveis em torno do personagem principal, Luca, interpretado por Uckermann, um garoto de 17 anos que tem uma capacidade notável para magia.
Início da carreira musical
Meses após o término da RBD, em 2009, Christopher surgiu cantando uma música autoral. Chamada Light Up The World Tonight, a canção metade inglês, metade espanhol foi gravada no Brasil, tornando- se o primeiro single da carreira musical de Uckermann.Com um experimento, ele realiza a El Movimiento, uma mini turnê pelas cidades brasileiras de Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. O objetivo era buscar novos sons e compor músicas para seu primeiro álbum solo.
Em setembro de 2010, a canção Sinfonia, resultado da parceria com Jodi Marr e George Noriega, foi lançada. A música possuía melodias de violinos e tambores, e abriu o caminho para primeira produção solo de Christopher: o álbum Somos, lançado em novembro do mesmo ano.
Somos World Tour
Para divulgar seu disco solo, o cantor participou de vários programas de televisão e rádio no México e Estados Unidos. Além disso, veio para o Brasil, em 2011, para divulgar a estreia do seu trabalho nos programas Domingo Legal e Raul Gil. Para promoção do álbum, Uckermann divulgou singles e apresentou-se em vários programas de rádios mexicanas e na MTV. Realizou também vários pocket shows, showcase e outras apresentações promocionais.
Somos World Tour foi a primeira turnê mundial de Uckermann. Foi realizada na América Latina e nos Estados Unidos, passando por diversos países. Durante a turnê, o artista cantou em apresentações ao vivo as canções do álbum que dá nome a turnê, canções do grupo RBD, além da trilha sonora da série Kdabra. A turnê aconteceu durante todo o ano de 2011. Em todos os shows, a banda Izi Rock abria a turnê, mas no Brasil, além dessa banda, também teve a participação especial da banda brasileira Smelters.
Em 2012, Uckermann lançou um single em inglês intitulado Million Dollar Man, depois lançou uma edição especial com tracks bônus como Beautiful Life, versão em língua inglesa de Mundo Irreal, além faixas já conhecidas como: Right Now, Supernova, Imaginación e Luna Negra, que foi inédita, disponibilizadas pelas plataformas digitais e ITunes.
Pausa na carreira e Minds Puppets
Em 2013, decidiu se afastar um pouco da mídia, fazendo apenas participações em cerimônias e premiações. Porém, em dezembro, ele lançou uma nova música intitulada de Sueño Surreal, segundo ele mesmo, a música é uma homenagem ao seu ídolo, Michael Jackson.
No ano seguinte, Christopher retorna para a atuação no filme Minds Puppets, onde deu vida ao vilão da trama.
La Revolución de los Ciegos e a volta à atuação
Em 2015, Christopher começou os preparativos para seu novo trabalho: Revolutionary Love. O EP inédito conteve seis canções e foi lançado de forma independente. Meses após o lançamento, ele foi chamado para atuar no filme Pacífico. Na trama, o personagem de Uckermann se chamava Thiago, um jovem que, junto com seu primo Mateo (Ricardo Abarca) e um grupo de pessoas, vai a uma expedição e descobre uma ilha paradisíaca.
Em 2016, gravou a série da FOX Latina 2091. Em 2017, Christopher lançou um EP chamado La Revolución de los Ciegos e veio ao Brasil divulgar o trabalho. Também em 2017, lançou dois filmes, Casi una Gran Estafa e Cómo Cortar a tu Patán.
No ano de 2018, foi protagonista da série original da Netflix, Diablero. Em dezembro de 2019, estreou nos cinemas com o filme que protagoniza: El Hubiera Existe, contracenando com Ana Serradilla.
Em 2020, lançou o EP Sutil Universo, contendo as canções: Ama, Baile de la Unidad, La Rueda, Somos Uno en la Creación e o single de mesmo nome do EP, Sutil Universo.
Toda essa retrospectiva foi para te lembrar que no dia 26 de dezembro vai acontecer a live RBD – Ser O Parecer. O show online contará com uma super produção, com a participação de Anahí, Christian Chávez, Christopher Uckermann e Maite Perroni, os fãs podem esperar um momento inesquecível.
Quer acompanhar mais sobre RBD e cultura latina? Aqui somos fãs e sabemos de tudo, vem com a gente! Ah, aproveita para seguir a gente no instagram e no twitter para ficar de olho em tudo que acontece no mundo do entretenimento.
- Relembre os sucessos Rebelde e RBD
- Top 5 apresentações do fenômeno mundial RBD
- RBD lança música inédita Siempre He Estado Aquí
- Shows latinos incríveis? Temos! RBD é o maior de todos os tempos
- O que você precisa saber sobre o Dia Mundial do RBD
- Tudo sobre o anúncio do evento Ser o Parecer
- Recordes da discografia de RBD no Brasil e no mundo
*Crédito para foto destaque: RBD Fotos