Atriz, cantora, ARTISTA! Conheça mais sobre a trajetória da morena rebelde, rainha das telenovelas mexicanas e atual protagonista da Netflix
Por Mayara Tré
Maite Perroni Beorlegui, a filha, não a mãe, que por acaso tem seu mesmo nome, que significa AMAR, nasceu 9 de março de 1983 na Cidade do México e iniciou oficialmente sua carreira artística na novela Rebelde (2004), interpretando a jovem Guadalupe Fernandez, nossa Lupita, que a fez ficar mundialmente conhecida integrando a banda nascida na mesma novela: RBD.
Desde muito cedo, Maite já demonstrava seu potencial artístico. Ainda criança realizou comerciais e participou de alguns programas da Disney Channel. Integrou por dois anos o intercolegial de dança e realizou duas peças teatrais de forma independente que foram Cyrano de Bergerac (Ciclo Teatro Experiemental) em 1998 e Cats (peça escolar) em 2000. Mais tarde, Maite integrou-se no Centro de Educação Artística (CEA) da Televisa, onde estudou atuação por dois anos e meio, se graduando em 2003. Dentro da CEA, atuou em peças teatrais e em 2001 esteve no videoclipe Veneno de Amor, da cantora Nina, famosa no México naquela época.
Seu primeiro trabalho na televisão foi em Rebelde, atuação e música, onde viveu a garota humilde, bolsista do Elite Way School e integrante do grande fenômeno RBD, Lupita, que mudou a sua vida e de todos os fãs apaixonados por ela.
RBD: o lançamento de Maite na televisão
O grupo RBD saiu da ficção e veio para realidade quebrando recordes, vendeu mais de 65 milhões de discos, recebeu duas indicações ao Grammy e se tornou a banda mais premiada do mundo. Em 2007, eles voltaram à televisão com a série RBD La Familia, onde Maite fazia a supersticiosa e perfeccionista May, que retratava de forma fictícia o dia a dia da banda. A série foi ao ar no canal SKY, sendo produzida por Pedro Damián para a Televisa. Confira a seguir alguns trechos de Maite na série:
Em janeiro de 2008 foi lançada a música Empezar Desde Cero, título do novo álbum do grupo. A produção foi lançada como segundo single do disco, é um solo da nossa Maite e foi a única canção título de álbum cantada apenas por um integrante do grupo. A música ficou em dois charts nos Estados Unidos, ambos da Billboard, e recebeu duas nomeações nos Premios Juventud (2008).
Ainda em 2008 com o RBD, no mesmo ano do anúncio do fim da banda, Maite foi convidada a protagonizar a novela Cuidado con el Angel, transmitida posteriormente no Brasil. A novela foi um grande sucesso, sendo vendida para mais de 30 países e emplacando temas musicais que ganharam alguns prêmios.
A “Rainha das Telenovelas”
Maite seguiu focada em sua carreira de atriz, protagonizando outros catálogos da Televisa como Mi Pecado (2009), Triunfo del Amor (2011), que está sendo transmitida atualmente nas tardes do SBT, e La Gata (2014). Sua carreira começou a impulsionar de fato com os papéis principais em Antes Muerta que Lichita (2015) e Papá a toda Madre (2017) que renderam a ela o Prêmio TV y Novelas de Melhor Atriz.
E não só de novelas vive a nossa estrela, em abril de 2010, Maite confirmou sua participação na peça Cenas de Matrimônio, em junho iniciou as gravações na terceira temporada de Mujeres Asesinas, protagonizando o episódio Las Blanco Viudas, na pele da vilã Estela. Ano passado (2019) estrelou a série de comédia El Juego de las Chaves e, em dezembro do mesmo ano, foi lançado o filme Doblemente Embarazada no qual ela também atuou como produtora executiva. Além disso, ela encerrou esse ano como protagonista da série de suspense Oscuro Deseo da Netflix.
A carreira musical de Maite
Para nós não ficarmos com tantas saudades da sua carreira musical, em 2010, Maite fez uma pequena turnê de pockets shows no Brasil chamada Brazillian Tour 2010. Aqui, ela passou por oito cidades cantando sucessos do RBD e de suas novelas: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Santos, São Paulo, Fortaleza e Recife. A seguir você confere um trecho de Aún Hay Algo, no Rio de Janeiro:
Em 2013, lançou seu álbum solo Eclipse de Luna, com uma pegada diferenciada do que já conhecíamos no RBD, trazendo novos ritmos como a bachata, debutando em segundo lugar na Billboard Latin Pop Albuns e emplacando o single Tu y Yo no top 20 da Latin Pop Songs, também da Billboard. Em dezembro do ano passado, Maite anunciou sua aposentadoria do mercado musical.
Maite já foi indicada em diversos prêmios da indústria da arte e música como TV Novelas, People En Español e nosso querido e conhecido por todos os rebeldes, Premios Juventud. Também já apareceu três vezes na lista de rostos mais lindos do mundo do TC Candler, chegando a ocupar a decima posição em 2014.
Do RBD para o mundo
Com sua carreira já consolidada, Maite é considerada pela mídia mexicana como a representante da nova geração de talentos latinos, além da coroa de Rainha das Telenovelas .
E esse ano, além de estrela da Netflix, podemos contar com a presença da nossa morena no tributo especial do RBD Ser O Parecer 2020, que acontece dia 26 de dezembro em uma plataforma digital e contaremos com sua voz no dia da live e na música já lançada por eles, Siempre He Estado Aqui.
Nós, rebeldes e perronitos, seguimos aqui ansiosos para esse grande dia, por ela, por todos eles, e por tudo que vivemos juntos.
Quer acompanhar tudo sobre RBD? Acesse nosso site e acompanhe o Entretetizei no instagram e no twitter !
- Relembre os sucessos Rebelde e RBD
- Top 5 apresentações do fenômeno mundial RBD
- RBD lança música inédita Siempre He Estado Aquí
- Shows latinos incríveis? Temos! RBD é o maior de todos os tempos
- O que você precisa saber sobre o Dia Mundial do RBD
- Tudo sobre o anúncio do evento Ser o Parecer
- Recordes da discografia de RBD no Brasil e no mundo
*Crédito para foto destaque: Divulgação | Instagram @maiteperroni