Separamos apresentações inesquecíveis desse grupo mexicano que conquistou nossos corações!
Fenômeno em todo o mundo, principalmente no Brasil, o RBD marcou a história da música latina e, mesmo após o fim da banda, segue sendo uma referência musical. A banda passou por 23 países e 116 cidades, chegando a passar por espaços de grande importância mundial, como o Maracanã, no Rio de Janeiro; o Estádio do Coliseum, em Los Angeles e o Madison Square Garden, em Nova York. Todos em 2006, ano em que a novela Rebelde chegou ao fim no México, após três temporadas.
No Brasil, O RBD foi o maior fenômeno pop internacional de origem latina dos últimos 20 anos, tornando-se também a maior tour de um artista internacional por aqui, num total de 13 shows, em 12 cidades diferentes.
Em 2020, tivemos o prazer de acompanhar o retorno (parcial) da banda, que acaba de lançar um novo single, chamado Siempre He Estado Aquí (escute aqui), um presente aos fãs, que seguem acompanhando o grupo há mais de 12 anos.
Além disso, já podemos escutar a discografia do RBD nas plataformas digitais – fato que também foi relevante para esse ano, já que foram anos aguardando esse momento – e o melhor: no dia 26 de dezembro, teremos uma live global, intitulada Ser o Parecer, já considerada o maior evento online da américa latina.
Pensando nesse sucesso todo, resolvemos recordar algumas apresentações icônicas da banda, que (fala sério) não brincava quando o assunto era presença de palco. Figurinos pra lá de criativos, medleys e versões de palco inesquecíveis… é impossível assistir a um show do RBD sem vibrar junto a eles.
Fique então com o nosso top 5 de apresentações inesquecíveis do RBD:
1 – Live in Hollywood
Gravado em 21 de janeiro de 2006, no Pantages Theatre, um famoso teatro de Los Angeles, o Live in Hollywood faz parte da turnê mundial Tour Generación e é um show à parte. Por quê? O show foi todo gravado em formato acústico, deixando as apresentações mais intimistas e únicas. Além de ressaltar ainda mais a voz de cada um dos seis integrantes, os figurinos e as versões das músicas desse show também ficaram marcados.
Como destaque, trouxemos a música Nuestro Amor, que, especificamente nesse show, foi apresentada com uma pegada de Bossa Nova e, claro, muito talento. Confira:
2 – Live in Rio
“DVD da carreira que fala, né?!” Essa é a frase que todo fã do RBD usa pra falar desse DVD. O Live in Rio foi gravado em 8 de outubro de 2006, com um público de 50 mil pessoas e sempre é lembrado por fãs, admiradores e especialistas como o melhor show da banda. O evento ficou marcado até mesmo na vida dos artistas, que até hoje falam desse dia com muito carinho. Um exemplo foi Anahí, que, recentemente, cedeu uma entrevista especial e falou sobre o show.
O show favorito da Anahi é o do Maracanã.. live in Rio memorável demais AAAAAA amo com força
pic.twitter.com/9V3z9ezVfo— Bea SHEA RBD ✨ (@byafvt) September 23, 2020
Além de chegarem no lugar que é o sonho de qualquer artista – performar no Maracaña – tudo parecia perfeitamente encaixado: banda, vozes, figurinos e uma presença de palco que faz qualquer um vibrar, mesmo assistindo pela TV ou anos depois.
Como destaque, escolhemos a música Ser o Parecer, com uma troca harmoniosa entre os integrantes, principalmente entre Anahí e Dulce María. Confira:
3 – Hecho en España
Em seu terceiro e último álbum ao vivo, o RBD reuniu, no dia 2 de outubro de 2007, 40 mil pessoas no estádio Vicente Calderón, e trouxe músicas dos álbuns Celestial, de 2006, Rebels, de 2006 e da trilha sonora de La Familia – série de televisão da banda, de 2007.
Apesar de muito criticado em relação à escolha das músicas e da iluminação, o show rendeu apresentações icônicas, como o medley de Quizá e Este Corazón, uma combinação perfeita. Confira a seguir:
4 – Live in Brasília
Como se esquecer do icônico dia em que o RBD se encontrou com o presidente Lula, em 2007?
Após esse encontro, a banda foi convidada para se apresentar no 48º aniversário da capital brasileira, no dia 21 de abril de 2008. O show Live in Brasília aconteceu na Esplanada dos Ministérios, sendo o maior show da história da banda, apresentado para mais de 500 mil pessoas.
A apresentação aconteceu de forma gratuita e faz parte de turnê Empezar Desde Cero World Tour. Além de ter entrado para a lista dos dez maiores shows internacionais realizados no Brasil, a setlist contou com canções do álbum Empezar Desde Cero, de 2007, e sucessos já conhecidos pelo público.
Como destaque, deixamos esse medley especial, com os solos: No Digas Nada, de Anahí; Si No Estás Aquí, de Poncho; El Mundo Detrás, de Dulce María e Sueles Volver, de Christopher Uckermann. Todos esses solos estão no álbum Empezar Desde Cero e a apresentação do Alfonso Herrera ficou marcada, já que o mesmo sempre afirmou não gostar de cantar e, nessa apresentação, deu um show em seu solo:
5 – Tour del Adiós
Após passar por tantas apresentações inesquecíveis, não poderíamos deixar de destacar a última turnê da banda. O Tour Del Adiós foi a quarta e última turnê do RBD, iniciando-se em novembro de 2008, até dezembro de 2008, com sua última apresentação em Madrid.
No Brasil, a turnê passou por Porto Alegre, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, em sua primeira passagem por aqui. O cantor Pee Wee foi o artista escolhido para abrir os shows. O grupo retornou para uma segunda leva de apresentações, ainda em 2008, mas apenas nas cidades do Rio e São Paulo.
Para os fãs, foi doloroso ver o fim da banda, porém, o tempo passou e os integrantes já tinham planos para suas carreiras solo – para quem os acompanhou, realmente cada um seguiu seu caminho. Alguns para a música e outros também para a TV e cinema.
Essa tour terminou em Madrid, no dia 21 de dezembro de 2008. A banda tinha planos de encerrar sua história com um grande show no México, mas numa entrevista, a própria Dulce María anunciou que eles não fariam mais shows, marcando assim o fim do RBD.
2008 marcou o fim da banda e o Brasil recebeu o RBD pela última vez. O destaque a seguir foi o registro do último show da banda no país, para um público superior a 25.000 pessoas na Arena Skol Anhembi, que acabou gerando um especial na TV Record. Emocione-se com esse grupo inesquecível:
EXTRA
Miss Universo
Em 2007, o RBD foi convidado para se apresentar no Miss Universo (sim, olha que chique!), marcando mais uma vez a história da banda. Além de figurinos muito bem escolhidos, as canções performadas mostraram ao mundo o poder e o talento da música latina.
Confira a seguir a performance de Wanna Play, Cariño Mio e Money Money:
O fato é que nunca será fácil falar do RBD e muito menos escolher a melhor apresentação. A verdade é que o grupo SEMPRE será um sucesso, independente de suas escolhas, brigas ou a realidade de cada um nos dias de hoje. O grupo sempre será lembrado por sua música, como mesmo afirmou Christian Chávez, em uma recente live para o concerto Ser o Parecer 2020, afinal, a música do RBD é o que sempre nos moveu e sempre seguirá em nossos corações.
Quer saber mais sobre o RBD e notícias do Entretenimento? Não deixe de acompanhar o Entretetizei no Instagram e no Twitter!
Confira mais detalhes sobre o evento: Ser o Parecer.