Indie
Imagem: reprodução/FreePik

Especial | Relembre 6 artistas indies que bombaram no início da década de 2010

Relembre nesse especial alguns do nomes indies e hits musicais mais emblemáticos do período.

A década de 2010 foi marcada pela ascensão e explosão de diversos artistas indies, sobretudo no pop e no rock. Esse especial do Entretê busca relembrar alguns deles, o seu impacto e falar do que fazem hoje.

Indie
Imagem: reprodução/FreePik
  1. Marina and the Diamonds

Hoje com o nome artístico Marina, a artista galesa levou fãs à loucura com Electra Heart (2012). O álbum foi um verdadeiro fenômeno, da estética do coração desenhado na bochecha aos hits Primadonna, How to Be a Heartbreaker e Bubblegum Bitch, que marcaram uma geração e o auge da Era Tumblr.

marina
Imagem: reprodução/CinePop

Electra Heart foi um alter ego idealizado pela cantora para o projeto musical em questão.

Electra Heart é garota que você encontra no supermercado usando um casaco de pele falsa e óculos escuros, escolhendo vagarosamente o abacate. O carrinho dela está cheio de champanhe e morangos e ela nem se importa que você esteja olhando para ela do corredor da padaria. Ela está angustiada, e você pode dizer que sua conversa ao telefone não terminou bem pelo jeito que ela dramaticamente deixou cair o telefone e enxugou uma lágrima solitária de sua bochecha. A mesma bochecha que tem um coração desenhado com delineador”, revelou Marina em entrevista.

  • Two Door Cinema Club

A banda de indie rock irlandesa Two Door Cinema Club teve seu auge com o single What You Want (2010) e, de forma mais geral, o álbum Tourist History, até hoje considerado uma pérola do gênero musical.

two door
Foto: reprodução/O Globo

Lançado em meio a discos de grupos já consagrados na época como Arcade Fire, The Black Keys e Deftones, não se esperava que a banda alcançasse o impacto que obteve. Entretanto, suas melodias de sonoridade animada e dançante embalam playlists de indie anos 2000 até hoje.

  • Carly Rae Jepsen

A popstar canadense Carly Rae Jepsen explodiu com o single viral Call Me Maybe em 2012: acumulou mais de sete milhões de downloads nos Estados Unidos e passou nove semanas consecutivas no topo da parada americana. Hoje a cantora mostra que não é artista de um único single, sendo conhecida pela sua sonoridade pop com autenticidade indie. 

Foto: reprodução/Variety

Carly lançou mais álbuns na última década, como o Emotion (2015), no qual ela colaborou com Rostam Batmanglij, da banda de rock indie Vampire Weeknd, e Dev Hynes (Blood Orange) que trabalhou com nomes como Blondie e Florence + the Machine. Embora tenha deixado de ocupar o topo das paradas, mantém um público fiel e apaixonado e vem consolidando sua carreira artística.

  • Jake Bugg

Era impossível estar no Tumblr e não conhecer Jake Bugg. Cantor britânico de rock alternativo, Jake fez grande sucesso no começo da década de 2010 com canções como Lightning Bolt e Two Fingers do álbum Jake Bugg (2012).

Foto: reprodução/O Globo

Em 2021, o artista aventurou-se no pop/rock com o álbum Saturday Night, Sunday Morning e, mais recentemente, em 2022, lançou um álbum comemorativo em homenagem aos dez anos do seu álbum de estreia.

  • NeverShoutNever

NeverShoutNever é uma banda de rock estadunidense, mais conhecida pela baladinha Can’t Stand It. Ainda em 2007, com todos os questionamentos e as paixões exageradas da adolescência, e melodias doces, utilizando o codinome nevershoutnever!, Cristopher Drew, aos 16 anos, tornou-se um sucesso no MySpace, chegando até mesmo a ser o artista mais ouvido da rede social.

never
Foto: reprodução/Musicão

Em 2009, assinou com a gravadora Warner e, junto a outros músicos, formou a banda NeverShoutNever! Desde então, a banda vem produzindo contagiantes que variam do emo ao folk rock.

  • Melanie Martinez

A cantora e compositora estadunidense ficou conhecida pela sua originalidade, voz distinta , visual ousado e alter egos marcantes. Ao longo de seus mais de 10 anos de carreira, a cantora soma hits singulares e transita entre o pop alternativo, o indie folk e o eletropop.

melanie
Foto: reprodução/G1

Em 2013, a artista começou a trabalhar de forma independente. Dollhouse, single de estreia da carreira, foi lançado em 2014 e rapidamente conquistou o público. Melanie lançou então um videoclipe para a faixa, que foi financiado por fãs. 

Seu álbum de estreia, Cry Baby (2015), foi aclamado e reúne alguns dos seus hits mais conhecidos até hoje, como Cry Baby e Play Date. Hoje, a cantora vem desenvolvendo novos projetos musicais e alter egos, criando suas próprias eras.

 

Lembra de algum artista que não está na lista? Conta para o Entretê! Siga nossas redes sociais (Insta, Face e X) para não perder nenhuma novidade do entretenimento e da cultura!

Leia também: 

+ Keep Calm and: 2014 foi há 10 anos, venha se sentir nostálgico com a gente

+ 5 nostalgias que só quem estava conectado em 2010 entende

 

Texto revisado por Michelle Morikawa

Mais lidos

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!