Colagem de imagens que retratam a estética de 2014. Com recortes de imagens de maquiagens, roupas e algumas fotos da cantora Lana Del Rey
Foto: reprodução/Tumblr/@femhysteria

Keep calm and: 2014 foi há 10 anos, venha se sentir nostálgico com a gente

Artistas indie, Tumblr, The Vampire Diaries, e uma série de ícones da cultura popular que marcaram toda uma geração na década passada

Basta passar alguns minutos navegando no TikTok para se deparar com diversas publicações que ressaltam a era 2014 no mundo virtual: o saudosismo vai da música à estética, dos filmes às plataformas digitais.

Nas redes, adolescentes da atualidade idealizam o que imaginam ter sido a adolescência na época. Afinal, foi o ano quando Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1  se tornou a segunda maior bilheteria da América do Norte, e Rihanna, Katy Perry, Kesha e Iggy Azalea dominavam o topo da Billboard Hot 100.

É como se estivéssemos falando dos anos 80 ou 90 e, embora dez anos não seja tanto tempo, muita coisa mudou e moldou a cultura pop atual. 

Por isso, o Entretê listou algumas das tendências mais famosas da época para você voltar no tempo e aproveitar um período quando One Direction, Little Mix e Fifth Harmony eram as bandas teens mais populares do momento:

1. Grandes sucessos do cinema:
  • Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1
Poster de divulgação do filme, contendo os protagonistas na frente e uma ave atrás com um fundo preto
Foto: reprodução/Color Force/Lionsgate

Com uma bilheteria de US$755 milhões, o filme de aventura e ficção científica baseado no livro A Esperança (2010), de Suzanne Collins, conclui a série Jogos Vorazes, protagonizada por Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Liam Hemsworth.

Na produção, Lawrence interpreta Katniss Everdeen, cujas habilidades a fizeram sobreviver duas vezes à arena dos Jogos Vorazes. É dentro desse contexto que a coragem e força de Everdeen contribuem para uma revolução contra a Capital.

Assim, a jovem deve escolher entre salvar a si mesma ou salvar seu povo.

 

  • A Culpa É Das Estrelas
Postêr de divulgação do filme, com os protagonistas deitados juntos ao fundo
Foto: reprodução/20th Century Studios

Com uma arrecadação mundial de US$307 milhões, o romance foi um fenômeno tanto nas telonas quanto nas redes sociais. Baseado no livro homônimo de John Green, o filme foi estrelado por Shailene Woodley e Ansel Elgort.

A obra retrata Hazel Grace Lancaster, uma paciente de 16 anos com câncer. Apesar do drama que enfrenta, Hazel vivencia o amor junto a Augustus Waters, outro adolescente que sofreu com um câncer, interpretado por Elgort.

 

2. Artistas Indie:
  • Lana Del Rey 

Embora o talento e sucesso de Del Rey, já a tenham consolidado como uma artista do mainstream, na década passada ela ainda era considerada uma artista indie. 

Em 2014, a cantora lançava seu terceiro álbum de estúdio, Ultraviolence, que recebeu críticas positivas pelo lirismo, produção e vocais da cantora. 

Trazendo os hits West Coast, Shades of Cool e Brooklyn Baby, ele debutou como número um em 11 países, incluindo os Estados Unidos.

 

  • Marina and the Diamonds

MARINA, na época com o nome artístico “Marina and the Diamonds”, teve grande influência na estética de redes sociais, como o Tumblr. 

O conceito, criado em seu álbum Electra Heart (2012), de retratar várias facetas da feminilidade contemporânea impactou a forma de representação das mulheres nas redes sociais.

Nesse sentido, a cantora trabalhou várias representações: Primadonna (a musa sexy inspirada em socialites), Teen Idle (a adolescente ociosa, como diz o próprio título da música) e The State of Dreaming (a jovem que sonha em se tornar uma grande estrela). 

 

  •  Arctic Monkeys

A banda de rock inglesa formada em Sheffield em 2002, ganhou grande notoriedade em 2014, impactando também a estética da época.

Foi em maio daquele ano que o grupo teve um dos seus maiores shows até os dias atuais, tocando para aproximadamente 80 mil pessoas.

Além disso, Arctic Monkeys foi indicado ao Grammy por melhor performance de rock com o sucesso Do I Wanna Know?

 

  • Lorde 

A cantora e compositora da Nova Zelândia obteve grande êxito na indústria musical por seu estilo inconvencional de estilo pop, e por uma composição introspectiva.

Debutou com o single Royals (2013), incluído no seu EP The Love Club EP (2012), que conseguiu um enorme sucesso comercial e entre a crítica especializada, ajudando a cantora a ganhar notoriedade.

A canção vendeu mais de dez milhões de unidades no mundo todo, atingindo o número um na Billboard Hot 100 e tornando Lorde a artista mais jovem a conseguir o feito nos Estados Unidos desde a década de 80.

Em 2014, performou em vários festivais, como o Lollapalooza, nas edições do Chile, Argentina e Brasil, e no Coachella, na Califórnia.

 

  • Sky Ferreira

A cantora, compositora, modelo e atriz americana de ascendência portuguesa e brasileira, possui um estilo musical de synthpop, com elementos de dance-pop e eletropop. Também foi pupila do Rei do Pop, Michael Jackson, que era amigo de sua família.

A canção Everything Is Embarrassing, lançada posteriormente como single em 2013, foi considerada com uma das melhores músicas 2012 pelas publicações do Pitchfork Media, The Guardian, Los Angeles Times, Spin e da New York Magazine.

 

  • The 1975

A banda de rock inglesa The 1975 – cujo nome foi inspirado por uma página de rabiscos do vocalista Matty Healy – foi formada em Wilmslow, em 2002. 

Em abril de 2014, o grupo performou pela primeira vez em um dos maiores festivais de música do mundo: o Coachella.

O legado de The 1975 se dá pelo impacto geracional trazido pela banda, que, segundo a revista Rolling Stone, está à frente do pop rock moderno.  

 

 3. Tendências das redes sociais:
  • Tumblr 
Logo da rede social Tumblr, com um fundo azul escuro
Foto: reprodução/Tumblr

A rede social Tumblr é uma plataforma de blogging que disponibiliza publicações em formatos de texto, imagem, vídeo, link, citação, áudio e “diálogos”.

A interface e os tipos de publicações a caracterizam em uma categoria intermediária entre blogs de formato convencional e o microblog X (antigo Twitter).

Na década passada, o Tumblr teve um impacto gigantesco no meio digital, com cerca de 207 milhões de blogs e 18 milhões de usuários. 

Além da utilização da plataforma por fandoms (grupo de fãs de determinados artistas e celebridades), a rede social também era palco para posts sobre a vida pessoal dos usuários. 

 

  • Starbucks
Foto de um copo da Starbucks sendo segurado por uma pessoa dentro de um carro
Foto: reprodução/Pinterest/@amakamz

A rede de cafeterias foi um fenômeno no ano de 2014, principalmente dentro das redes sociais. Tirar foto com os copos da marca era uma trend muito comum, que atraia desde famosos a pessoas comuns.

Culturalmente falando, o consumo das bebidas estava muito mais relacionado à influência de uma tendência criada nas plataformas digitais. 

Além das fotos das bebidas, o hábito de estar em uma rede do Starbucks para estudar ou trabalhar, enquanto aprecia o cardápio, também se tornou muito popular entre os internautas da época.

 

4. Hits de 2014:
  •  Iggy Azalea – Fancy ft. Charli XCX

A música da rapper australiana Iggy Azalea, com participação da cantora britânica Charli XCX, foi lançada em 17 de fevereiro de 2014.

Fancy alcançou o número um na Billboard Hot 100, e permaneceu no topo por sete semanas consecutivas. 

Devido ao evidente sucesso, Fancy foi considerada a música de verão da Billboard em 2014, além de ter sido a música mais tocada na plataforma de streaming Spotify e o vídeo mais assistido no canal Vevo, no YouTube naquele ano. 

A faixa ainda foi indicada à gravação do ano e melhor performance pop de dupla/grupo na 57º edição do  Grammy Awards.

 

  • Ariana Grande – Problem ft. Iggy Azalea                        

A canção da cantora americana Ariana Grande com a participação da rapper australiana Iggy Azalea foi lançada pela Republic Record em 28 de abril de 2014.  

Denominada pelo Pitchfork como Nova Melhor Faixa, recebeu os prêmios de melhor música pela MTV Europe Music Awards, melhor vídeo de música pop pela MTV Video Music Awards e Melhor Vídeo Feminino pela MTV Video Music Awards Japan. 

 

  • Nicki Minaj –  Anaconda                            

A canção da rapper Nicki Minaj foi gravada para o seu terceiro álbum de estúdio, The Pinkprint (2014). 

Anaconda alcançou a posição número dois na Billboard Hot 100, tornando-se a música mais alta de Minaj nos charts dos Estados Unidos até hoje. Também passou oito semanas consecutivas no top dez da Hot 100, atingindo ainda o pico dentro do top dez na Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido.

             

  •  Taylor Swift – Shake it Off     

Single da cantora e compositora estadunidense Taylor Swift, a música foi o principal single de seu quinto álbum de estúdio, 1989 (2014) e retrata a postura de Swift perante comentários negativos sobre sua imagem.

Shake it Off debutou em número um no topo da Billboard Hot 100 americana, onde permaneceu por duas semanas consecutivas. Caiu para a segunda posição logo após, onde se manteve por mais oito semanas consecutivas. 

Além da conquista nos charts, também foi indicada em três categorias do Grammy Awards: gravação do ano, canção do ano e melhor performance pop solo.

 

  • Tove Lo – Habits (Stay High)

Habits (Stay High) é uma canção gravada pela cantora sueca Tove Lo para seu álbum de estúdio de estreia, Queen of the Clouds (2014).

Foi bem recebida pela maioria dos críticos e atingiu a terceira posição na Billboard Hot 100, nos Estados Unidos, tornando-se a música de posição mais alta nos charts de um artista sueco, desde os anos 90.

Além do sucesso nas paradas, também vendeu cerca de 2.6 milhões de cópias no país, e alcançou o topo dos gráficos na Áustria, Canadá, França e Suíça. 

5. Séries do momento:
  • The Vampire Diaries (2009-2017)
Poster de divulgação da série The Vampire Diaries com os protagonistas a frente e o título da série abaixo
Foto: reprodução/Warner Bros

Diários de um Vampiro é uma série estadunidense de televisão de drama sobrenatural e fantasia, que foi baseada na série literária homônima de L. J. Smith

A obra tem como palco a cidade fictícia de Mystic Falls, que é repleta por histórias sobrenaturais. A protagonista é Elena Gilbert (Nina Dobrev), uma adolescente que, após perder os pais em um acidente de carro, se apaixona por um vampiro de 161 anos, chamado Stefan Salvatore, e que ela acredita ser um ser humano comum.

Com uma história de fantasia e romance, a série fez muito sucesso entre os adolescentes da época, trazendo como grande destaque seus atores principais: Nina Dobrev, Ian Somerhalder e Paul Wesley.

 

  • Teen Wolf (2011 – 2017)
Poster de divulgação da série Teen Wolf, com os dois protagonistas abraçados na frente enquanto os outros ficam ao fundo
Foto: reprodução/MTV Production

A série americana de drama adolescente sobrenatural foi desenvolvida por Jeff Davis para a MTV. É baseada no filme de mesmo nome de 1985. 

Na obra, Scott Gregorio Howard McCall, interpretado por Tyler Posey, é mordido por um lobisomem em uma noite enquanto procurava um corpo junto de seu melhor amigo, em uma floresta na cidade de Beacon Hills, Califórnia.

Após o acontecimento, o jovem se descobre lidando com novas mudanças e desafios. 

 

  • Glee (2009 – 2015)
Poster de divulgação da série Glee com os protagonistas segurando um copo e jogando o líquido que está dentro
Foto: reprodução/20th Century Fox Television

Glee é uma série de televisão criada e produzida por Ryan Murphy, Brad Falchuk e Ian Brennan. Já foi exibida em mais de 60 países entre 2009 e 2015, com altos índices de audiência desde a sua estreia.

O impacto de Glee foi gigantesco, tornando-se um fenômeno mundial em pouco tempo. Com boas críticas e uma imensa base de fãs, a produção se consagrou com inúmeros prêmios, incluindo três Globos de Ouro e quatro Emmy Awards.

A obra conta a história de adolescentes ambiciosos e apaixonados por música, que levam uma vida comum no colégio fictício William McKinley High School, onde vivenciam clichês e dramas adolescentes.

 

  • Skins UK  (2007 – 2013)
Poster de divulgação da série Skins, com os protagonistas à frente
Foto: reprodução/Company Pictures

Skins é uma série adolescente de comédia e drama que apresenta as vidas de um grupo de adolescentes em Bristol, na Inglaterra.

A obra retrata lares disfuncionais, problemas psicológicos, abuso de substâncias, sexualidade e bullying, despida de qualquer sentimentalismo. 

Se hoje os adolescentes assistem Euphoria (2019), na época a série que mais destacava as inquietudes da adolescência era Skins. A estética da produção também foi um enorme sucesso, principalmente na rede social Tumblr.

 

Qual tendência de 2014 você gostaria que voltasse?  Conta pra gente nas  redes sociais do Entretê (Instagram, Twitter e Facebook) e nos siga para ficar por dentro de mais lembranças nostálgicas!

 

Leia também: 5 novelas mexicanas infantis que marcaram gerações 

 

Revisado por Carolina Carvalho

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!