Imagem: divulgação/Rock in Rio

Especial Rock in Rio | Festival é voltado para o trap e funk e evidencia preocupação com futuro sustentável

Confira os destaques do primeiro dia de festival com o Entretê e a Heineken

Matéria por Ana Tolentino

Trap, funk, pagode e a preocupação em mostrar que momentos coletivos de celebração também são importantes para refletirmos sobre um futuro mais sustentável são destaques no dia 13 de setembro, primeiro dia de Rock in Rio. “Curtir como se houvesse amanhã” é o convite da Heineken para essa edição do evento. 

O Entretê acompanhou de perto os seis espaços no festival, que a marca escolheu para destacar a sustentabilidade e o entretenimento, e os shows memoráveis de artistas como Travis Scott, 21 Savage, Ludmilla e Matuê, que deram start às comemorações de 40 anos desta edição do Rock in Rio. 

Pagode pela primeira vez no Palco Mundo, funk e muito trap agitam o primeiro dia 

Com apresentações musicais acontecendo simultaneamente em diversos palcos ao redor da Cidade do Rock, marcaram presença artistas como: Slipmami, Matuê, Wiu, Teto, Veigh e Kayblack, Orochi, Oruam, Chefin, Tz da Coronel, Mc Cabelinho, Mc Daniel, Mc Sofia, Rececca, Kevin O’Chris, Major RD, Hungria, 21 Savage e Ludmilla. 

Foto: divulgação/Rock in Rio

Iniciando os trabalhos no Palco Mundo, Matuê, que é vegetariano há quase seis anos e já declarou acreditar muito na sustentabilidade e nas energias renováveis, trouxe um pouco do que explorou no seu último álbum, Máquina do Tempo. Na narrativa do álbum, o artista vive num mundo pós-apocalíptico e quer salvar e trazer de volta a força da natureza. O trapper realizou uma apresentação enérgica ao lado de Wiu e Teto, juntos, o trio representou a cena do trap nordestino e fez a galera cantar alto vários hits. 

Um dos destaques da noite — a única mulher a se apresentar no Palco Mundo neste dia — Ludmilla, mesmo com conflitos com o festival, que chegaram a deixar o público em dúvida se a artista cancelaria sua participação até pouco tempo antes de seu show, empolgou as pessoas presentes com diversos hits conhecidos da carreira. 

Com muito carisma, um balé muito sincronizado, covers de músicas internacionais, participação de Mc Daniel e presença de palco, a cantora ainda levou o pagode do já consagrado Numanice pela primeira vez ao Palco Mundo do festival.

Foto: divulgação/Reuters

No Palco Sunset, uma das apresentações mais marcantes foi a de Mc Cabelinho, que fez um show animado com lindas projeções no telão, efeitos com fogo e participação de Ludmilla, surpreendendo o público. 

Experiências imersivas e iniciativas sociais movimentam e dão uma nova cara ao festival 

Encerrando a noite, Travis Scott, o headliner do primeiro dia do evento, arrastou uma multidão para o Palco Mundo, que mesmo com os mais de quarenta minutos de atraso do show, seguiu animada até o fim e pareceu se divertir em diversas rodinhas. O artista chamou três fãs para o palco durante o show e conquistou a simpatia dos brasileiros. 

Para além dos shows e iniciativas sociais, o Rock in Rio é feito de experiências. O público pôde conferir algumas bem especiais. O evento contou com apresentações de teatro que tratavam da história dos 40 anos do festival e aconteceram quatro vezes durante o dia.

Além disso, havia um espaço dedicado ao samba, uma feira vendendo produtos artesanais, diversos espaços instagramáveis e com distribuição de brindes, que fizeram as pessoas circularem muito no evento gerando algumas filas. 

Foto: divulgação/Rock in Rio

No entanto, não precisou de fila para lotar uma das mais divertidas experiências oferecidas durante o dia. A tirolesa da Heineken, de frente para o Palco Mundo, continua sendo a mais disputada. O brinquedo tem 22 metros de altura, percorre 200 metros e permite sentir o festival de uma forma única passando no meio do público, perto dos artistas que estiverem cantando no Palco Mundo e com uma visão privilegiada.

O agendamento deste e de todos os brinquedos acontece pelo aplicativo do Rock in Rio e só funciona se o usuário estiver dentro da Cidade do Rock. 

A primeira noite de evento também apresentou inovações que foram percebidas logo de início por quem chegava na Cidade do Rock: o público pôde se refrescar aproveitando a maior operação de chope já realizada em um festival brasileiro.

Em uma mega operação da Heineken, as pessoas puderam conferir três estações de cerveja, com doze torneiras cada, e quatro beer walls, duas posicionadas próximas ao palco mundo, uma perto do New Dance Order e outra próxima ao Palco Sunset, que funcionam com sistema de autoatendimento. 

Foto: divulgação/Heineken

Esse modelo é inédito nessas dimensões, já que nunca foi disponibilizado em um festival deste tamanho e funciona em uma grande parede com nove torneiras, que podem ser pagas via cartão de crédito. Para além da mega operação, que distribuirá 875 mil litros de cerveja durante todo o festival, a iniciativa busca estimular o consumo consciente e a redução de resíduos no festival.

E tem mais: a marca está realizando uma megaoperação de copos reutilizáveis, que substituem as opções descartáveis de uso único, já que os lindos copos podem ser usados no evento e depois levados para casa como lembrança. 

Para os que preferem não consumir álcool, a Heineken trouxe mensagens de socialização e ampliação de opções de consumo, que convidam o público também a consumir cerveja não alcoólica.

Ampliando discussões sobre o futuro do planeta, buscando engajar o seu público a ter comportamentos sustentáveis através de sua plataforma Green Your City, o Lounge Power Station fez sucesso no dia de abertura do festival como um dos principais pontos de encontro para convidados especiais destacando o entretenimento e a sustentabilidade. 

Foto: divulgação/Heineken

Famosos como Camila de Lucas, Casimiro Miguel e Fábio Porchat estiveram no local, que tem vista privilegiada para o Palco Mundo. O dia foi cheio de inovações, reflexões, emoções, muitos fogos, uma trilha sonora empolgante, atrações novas encantadoras e atrações já queridinhas do público, que estavam lá pra gente matar a saudade. 

Mais uma vez o Rock in Rio entregou momentos inesquecíveis a quem passou pela Cidade do Rock no primeiro dia. Os últimos dias de festival prometem apresentações grandiosas. Ed Sheeran, Katy Perry, Ivete Sangalo, Mariah Carey e Shawn Mendes e muitos outros artistas ainda se apresentarão no segundo fim de semana desta edição do Rock in Rio. 

Dia 19 tem mais Entretê no Rock in Rio! Não percam! Fiquem ligados nas redes sociais para acompanhar nossa cobertura. 

Gostou dos shows? Já experimentou a Heineken 0.0? Conta pra gente! E siga as redes sociais do EntretetizeiInstagram, Facebook, e Bluesky – para mais conteúdos sobre o mundo do entretenimento e da cultura.

Leia também: Especial Rock in Rio | Segundo dia é marcado por momentos icônicos, acessibilidade e muita música

Texto revisado por Karollyne de Lima

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!