História sobre o desastre ambiental que deixou 270 mortos é lançado no dia em que essa tragédia completa 3 anos
A renomada jornalista Daniela Arbex vai destrinchar em seu novo livro os impactos gerados no dia 25 de janeiro de 2019, quando a B1, barragem da Mina do Córrego do Feijão, explorada pela Vale, se rompeu, se tornando o maior desastre humanitário do país, com vítimas desaparecidas até hoje.
A barragem tinha cerca de 400 mil caminhões-pipa cheios de rejeitos de mineração, provocando uma enxurrada que varreu a cidade. Em cerca de 10 segundos, 86 metros de altura se desmancharam, gerando um tsunami com lama tóxica que a 108 km por hora, avançando em uma área de mais de 300 km.
Em pouco tempo a avalanche gerada arrastou e encobriu tudo o que viu pela frente, provocando 270 mortes (ou 272 por conta de 2 grávidas), e muita destruição. As buscas nunca pararam, mas 6 vítimas seguem desaparecidas. Naquela data, Daniela estava trabalhando no livro Todo dia a mesma noite sobre a boate kiss, mas logo ao descobrir sobre o rompimento da barragem se pronunciou:
“A impunidade condena o Brasil a repetir tragédias. Até quando?”, disse a escritora em seu Instagram, @daniela.arbex
Logo iniciou um processo intenso de apuração sobre a tragédia, que resultou no livro Arrastados, lançado pela intrínseca no dia 25 de janeiro. A autora entrevistou mais de 200 pessoas, de sobreviventes a bombeiros, tendo ido várias vezes até a cidade para poder reconstituir as primeiras 96 horas da catástrofe.
Além disso, a jornalista também acompanhou os acontecimentos pós desastre, como as indenizações e contrapartidas institucionais para reparação de danos materiais. Com esse livro, o leitor consegue se colocar dentro daqueles momentos aterrorizantes, não só pela escrita mas também com as imagens.
O trabalho de Daniela se pautou no resgate e na humanização dessas memórias, para o que aconteceu não ser esquecido, e para dimensionarmos como aquelas vidas foram impactadas pela lama. Ela também tem outros livros reportagem muito importantes, como Cova 312 e Holocausto brasileiro.
Para mais informações sobre essa autora leia nossas matérias anteriores. E se quiser acompanhar mais notícias sobre entretenimento, siga o Entretê no Insta, Face e no Twitter, vamos te deixar por dentro de todas as novidades!
*Crédito da foto de destaque: divulgação/capa do livro