O conflito teve início em 1948, após a criação do Estado de Israel
Na última semana, o conflito entre Israel e Palestina ganhou um novo capítulo. Tudo começou quando o Hamas, grupo armado que atua em Gaza, disparou mísseis contra Jerusalém e Tel Aviv. O ataque foi uma retaliação aos confrontos entre a polícia israelense e entre os palestinos perto da mesquita de al-Aqsa, em Jerusalém. Até agora, mais de 100 pessoas foram mortas e 830 estão feridas.
O embate entre os dois países possui questões políticas, religiosas, culturais e territorialistas. A Palestina está situada entre o Rio Jordão e o Mar Mediterrâneo, em uma região sagrada para as três principais religiões monoteístas: Islamismo, Judaísmo e Cristianismo. Por conta das inúmeras perseguições aos judeus na Primeira e Segunda Guerra Mundial, eles começaram a migrar para a região. Então, em 1948, foi criado o Estado de Israel (para os judeus), juntamente com a Cisjordânia e a Faixa de Gaza. No entanto, os árabes que estavam lá não aceitaram essas divisões.
A guerra é longa e complexa, cheia de meandros e difícil de acompanhar. Por isso, separamos alguns filmes que explicam a questão Palestina:
Paradise Now
O filme de 2005 conta a história de dois palestinos, Khaled (Ali Suliman) e Said (Kais Nashef), amigos de infância. Um dia, eles são recrutados para realizar um atentado suicida em Tel Aviv. No entanto, a operação dá errado e eles acabam se separando. Agora, eles estão distantes, com bombas escondidas em seus corpos e tendo que enfrentar incertezas e medos.
Lemon Tree
A produção estreou em 2008, e nela conhecemos Salma Zidane (Hiam Abbass), viúva que mora na fronteira entre Israel e a Cisjordânia. Além disso, ela depende da sua plantação de limões para se sustentar. No entanto, ela fica sem chão quando o Ministro da Defesa israelense (Doron Tavory) se muda para a casa em frente à plantação. Isso porque, o exército israelita declara que os limoeiros são uma ameaça ao governante e ordena que sejam arrancados. Salma, então, recorre ao Tribunal Supremo Israelense com a ajuda do jovem advogado Ziad Daud (Ali Suliman).
Belém – Zona de Conflito
No filme de 2014, nós acompanhamos Sanfur (Shhadi Maryee), filho mais novo de um militante palestino. Aos 15 anos, ele é recrutado por Razi (Tsahi Halevi), oficial do serviço secreto israelense, para se tornar um informante. Dois anos depois, eles ficam muito próximos, criando um forte laço de afeição um pelo outro. Entretanto, as coisas se complicam quando os israelenses descobrem que o irmão de Sanfur está envolvido em práticas terroristas.
Munique
Com direção de Steven Spielberg, o filme estreou em 2005 e se passa durante as Olímpiadas de Munique, em 1972. Surpreendendo a todos, o grupo palestino Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica, matou dois integrantes da equipe israelense e manteve nove reféns. Após 21 horas, o ataque chegou ao fim, mas culminou na morte de todos eles. O ataque foi transmitido ao vivo para 900 milhões de pessoas e chocou o mundo. Depois do ocorrido, o jovem Avner (Eric Bana) recebe a ordem de caçar e matar os homens responsáveis. Ele aceita, e junto com uma pequena equipe começa a procurar os criminosos.
Valsa com Bashir
O documentário, com direção de Ari Folman, é de 2009. Em um bar, um amigo conta ao diretor sobre o sonho constante que costuma ter. Nele, o homem sofre uma perseguição de 26 cães ferozes. Os dois, então, concluem que isso se deve aos traumas deixados quando participaram da 1ª Guerra do Líbano, na década de 1980.
Para mais conteúdos sobre entretenimento, siga o Entretetizei em suas redes sociais: Insta, Face e Twitter.
*Crédito da foto de destaque: Divulgação