Festival do Rio anuncia programação internacional

Exibição de filmes premiados em Cannes, Berlim, Veneza, Toronto e as apostas do Oscar 2023

O Festival do Rio acontece de 6 a 16 de outubro. O público vai poder conferir a mais relevante e diversa seleção de filmes nacionais e internacionais com quase 200 títulos. 

É a oportunidade de ver os filmes mais esperados e comentados, as raridades e as produções estrangeiras exibidas nos principais festivais ao redor do mundo, como Cannes, Berlim, Veneza e Toronto. Além dos brasileiros que concorrem ao Troféu Redentor, o prêmio máximo concedido no Festival do Rio.

A programação do Festival conta com sessões especiais, homenagens, música e uma seleção de histórias que refletem os nossos tempos. Para falar das novas tendências, os mais importantes profissionais do audiovisual se reúnem no RioMarket, que acontece de 7 a 13 de outubro.

Imagem: divulgação/Rio Market

O Festival do Rio vai se espalhar por toda a cidade, com sessões no Circuito Estação NET de Cinema, no Kinoplex São Luiz, e o retorno ao clássico Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, na Cinelândia. Além disso, o público ganha de volta um dos favoritos de edições passadas: o cinema ao ar livre na Praia de Copacabana, com a exibição de Dois Filhos de Francisco, em uma homenagem especial para o diretor Breno Silveira.

Haverá homenagens aos 60 anos de dois grandes marcos do cinema brasileiro: O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, e Assalto ao Trem Pagador, de Roberto Farias.

Foto: divulgação

A seleção internacional traz filmes de diretores consagrados como Amos Gitai, Frederick Wiseman, Abel Ferrara, Hong Sang Soo, Gianni Amelio, François Ozon, Lav Diaz e Paul Schrader. Além de produções premiada como Broker, de Hirokazu Kore-eda; Nanny, de Nikyatu Jusu; Holy Spider, de Ali Abbasi; EO, de Jerzy Skolimowski; Decisão de Partir, de Park Chan-wook;  e Revelando Muybridge, de Marc Shaffer.

O Festival do Rio também será uma festa para os amantes do terror. Com uma seleção que mescla clássicos com filmes super aguardados, como Piggy, de Carlota Pereda; O Menu, de Mark Mylod; Halloween Ends, de David Gordon Green; Oldboy, de Park Chan-Wook; e Grito de Horror, de Joe Dante. 

A música não fica de fora do Festival do Rio, tanto na seleção nacional quanto na internacional, com Cesária Évora, de Ana Sofia Fonseca, e Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song, de Daniel Geller e Dayna Goldfine. Entre os perfis transformados em filmes, os destaques são: Jane Campion, A Mulher do Cinema, de Julie Bertuccelli, e Amando Patricia Highsmith, de Eva Vitija.

Foto: divulgação

Você curte cinema? Conta pra gente! Para acompanhar as notícias do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!

Leia também: Vermelho Quimera é o primeiro filme de dança brasileiro que chega ao festival de Cannes

 

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação/ Festival do Rio

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!