Previsto para iniciar no dia 5 de outubro, o festival disponibilizou os filmes que o público pode assistir nos dias finais
O Festival do Rio é o grande encontro do cinema da América Latina que acontece entre os dias 5 a 15 de outubro. Para se despedir em grande estilo, no último final de semana, o evento preparou uma programação especial, apresentando, como ponto alto, as premiações que acontecem no dia 16, no Cine Odeon CCLSR.
+ Filmes com temática LGBTQIAPN+ concorrem ao Prêmio Félix
O público terá a oportunidade única de assistir a filmes clássicos, curtas-metragens animados e muito mais! Veja a programação completa do último final de semana do Festival do Rio:
15/10 | Cine Odeon (Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro)
- 20h45 – As Nadadoras (Gala de Encerramento)
Sinopse: O filme apresenta a história real e emocionante das irmãs nadadoras, Yusra e Sarah Mardini, e suas jornadas quase milagrosas. De refugiadas da Síria, devastada pela guerra, até as Olimpíadas do Rio de 2016, o longa biográfico acompanha a dedicação das atletas e aborda a força transformadora que o esporte possui para mudar vidas.
- 22h45 – Priscilla, a Rainha do Deserto (Midnight Movie)
Sinopse: As drag queens, Anthony (Hugo Weaving), Adam (Guy Pearce), e a transexual Bernadette (Terence Stamp), são contratadas para realizar um show em Alice Springs, uma cidade remota localizada no deserto australiano. Elas partem de Sydney, a bordo do ônibus intitulado Priscilla, tendo a companhia de Bob (Bill Hunter). Só quando estão a caminho, descobrem que quem as contratou foi a esposa de Anthony.
15/10 | Estação NET Botafogo
- 19h30 – Cine Concerto Animado com Lan Lanh
Sinopse: A percussionista Lan Lanh e o guitarrista Armandinho Macedo, o famoso Armandinho, serão os responsáveis pela execução da música ao vivo, durante a projeção de nove curtas-metragens animados, sendo três brasileiros, três franceses e três alemães. A sessão é uma iniciativa do Serviço Cultural do Consulado da França, e do Goethe-Institut, no âmbito da cooperação franco-alemã no Rio de Janeiro.
15/10 | Praia de Copacabana
- 18h30 – Pluft, o fantasminha
Sinopse: Pluft, um fantasminha que vive com uma mãe, em uma velha casa, é diferente dos fantasmas tradicionais, porque morre de medo das pessoas. Mas sua vida tem uma reviravolta com a chegada de Maribel, uma menina sequestrada pelo temido pirata Perna de Pau. Enquanto Pluft tem medo de gente, ela tem horror aos fantasmas. No entanto, inesperadamente, os dois criam uma grande amizade na luta seus medos.
15/10 | Debates
- 10h30 – Exu e o Universo (Thiago Zanato) + curta Último Domingo (Renan Barbosa Brandão e Joana Claude)
- 13h30 – Transe (Carolina Jabor e Anne Pinheiro Guimarães) + curta Big Bang (Carlos Segundo)
- 16h30 – Mato Seco em Chamas (Joana Pimenta e Adirley Queirós)
16/10 | Cine Odeon CCLSR
- Prêmio Félix – Contendo a temática LGBTQIAP+, os títulos serão avaliados por um júri especializado, que escolherá os vencedores nas categorias Melhor Ficção, Melhor Documentário, Prêmio Especial do Júri e Prêmio Suzy Capó – Personalidades do Ano.
- Troféu Redentor – Considerada uma das principais vitrines do cinema brasileiro, a Première Brasil vem contribuindo para catapultar a carreira de muitos títulos nacionais. Para este ano, foram selecionados 84 filmes e, desses, 50 disputam o cobiçado Troféu Redentor. O evento também traz uma novidade importante: na disputa, serão premiadas Melhor Direção de Arte e Melhor Direção Novos Rumos; uma forma de reconhecimento e valorização da importância dessas categorias.
- Competitiva e Novos Rumos – A honraria máxima do Festival do Rio. No primeiro grupo, os prêmios são divididos entre os formatos longa-metragem de ficção, longa-metragem documentário e curta-metragem. No segundo, são entregues troféus para o melhor longa-metragem e o melhor curta-metragem. Cada concurso conta com um corpo específico e especializado de jurados ligados ao universo do audiovisual.
Animades para este evento? Fala pra gente nas nossas redes sociais (Twitter, Insta e Face) e não perca nenhuma notícia sobre o mundo do entretenimento.
*Crédito da foto de destaque: reprodução/Festival do Rio