Festival Carioca de Fotografia Popular Emergente (#FRENTE) conta com o apoio da lei Aldir Blanc
Festival escolhe 40 fotógrafos de comunidades do Rio para mostra virtual

Festival escolhe 40 fotógrafos de comunidades do Rio para mostra virtual

Festival Carioca de Fotografia Popular Emergente (#FRENTE) conta com o apoio da lei Aldir Blanc

 

O #FRENTE – Festival Carioca de Fotografia Popular Emergente realizou a seleção de 40 fotógrafos moradores das periferias do Rio de Janeiro, no último mês, para uma mostra virtual. O evento exibirá de maneira remota os trabalhos dos artistas, e pretende incentivar a arte oriunda do silenciamento social, econômico, artístico e cultural. Apoiado pela Lei Aldic Blanc, que prevê auxílio financeiro ao setor cultural, o projeto busca fomentar a produção artística e atuar na divulgação e visibilidade das imagens expostas.

Festival Carioca de Fotografia Popular Emergente (#FRENTE)
Reprodução: Yuri Perini | Mural Urbano

 

Giuliano Lucas, fotógrafo, documentarista, artista visual, produtor e idealizador do festival, fala sobre a motivação do evento: “O #FRENTE se propõe a ser uma vitrine, uma janela contra o silenciamento e a invisibilidade, um espaço de acolhimento e compartilhamento de saberes e também de ocupação e posicionamento no campo artístico/poético/político. Infelizmente, vivemos em um sistema que não nos permite compreender rapidamente e nos custa muito tempo até entender que o que fazemos é Arte. Sabemos que muitos circuitos de arte formais e institucionais têm suas portas fechadas para esses artistas, e enquanto for assim, vamos criar nossos circuitos, com interlocução com outros que dialogam da mesma forma. O que muitos consideram à margem e chamam de periferia, para nós é e sempre será central, pois se trata de nossa origem, de nossas raízes”, diz Giuliano. 

 

Festival Carioca de Fotografia Popular Emergente (#FRENTE)
Reprodução: Adenirê Lopes

 

Comunidades em Nova Iguaçu, Niterói, São Gonçalo, Queimados, Belford Roxo, Complexo da Maré, Rocinha, Jacaré, Bangu e Complexo do Alemão exportaram seus artistas para o projeto, que relataram em uma mini bio a importância da fotografia na vida de cada um. Além da exposição, cada selecionado ganhou um curso gratuito de Photoshop da Brainstorm Academy, um voucher com direito a quinze impressões fotográficas e lives com homenageados como Januário Garcia, uma das principais referências brasileiras em fotografia no país e internacionalmente. Os escolhidos também ganharam capacitações sobre gestão de carreiras, mercado fotográfico, formalização de atividades, registro profissional e precificação/remuneração da arte.

 

Festival escolhe 40 fotógrafos de comunidades do Rio para mostra virtual
Reprodução: Ana Carla Souza

 

“Após a seleção para o festival, pude conhecer o trabalho incrível de diversos fotógrafos. O #FRENTE é um grande canal de fotógrafos periféricos que, além de criar conexões entre comunidades, fomenta o trabalho de todos os envolvidos”, compartilha Yuri Perini, morador de Paciência e selecionado pelo festival. 

 

“Não é segredo algum que a fotografia sempre foi elitista. Sempre foi muito caro fotografar e ainda é. Grande parte dos selecionadxs, bem como os artistas de origem periférica, desenvolvem mais de uma atividade para garantir sua sobrevivência e das suas famílias e para dar continuidade às suas produções artísticas.” conclui Giuliano, idealizador da mostra.

 

A galeria virtual pode ser vista no site do #FRENTE. Para acompanhar, siga o Instagram deles.

 

Não esquece de contar pra gente o que achou lá nas nossas redes: Twitter, Face e Insta!

 

*Crédito da foto destaque: Divulgação | Crislayne Marques

 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!