Festival conta com apoio da Aliança Francesa e acontece entre os dias 25 de novembro a 8 de dezembro, nos cinemas de Belo Horizonte
Festival Varilux de Cinema Francês, maior evento dedicado à cinematografia francesa fora da França, realiza sua 12ª edição oferecendo uma programação composta por 17 longas-metragens inéditos e recentes e dois clássicos, que poderão ser assistidos entre os dias 25 de novembro a 8 de dezembro.
Para assistir aos filmes, em Belo Horizonte, é preciso ir aos cinemas UNA Cine Belas Artes, Cine Theatro Brasil Vallourec e Cinemark Pátio Savassi, e os valores e horários são de acordo com cada cinema e longa escolhido.
Com gêneros como comédia, drama, romance, animação e documentário, entre produções premiadas e aguardadas, além de participantes de festivais internacionais, o Festival Varilux apresenta ao público muitas facetas da cultura e da língua francesa.
Produzidas entre 2020 e 2021, as 17 obras poderão ser vistas pela primeira vez no país por meio do festival e estreiam no circuito comercial em 2022. Os distribuidores participantes deste ano são: Bonfilm, California Filmes, Mares Filmes, PlayArte, Synapse e Vitrine Filmes.
Um dos principais destaques do Festival Varilux deste ano tem o intuito de deixar os amantes da gastronomia com água na boca, já que a mostra apresenta Delicioso: da Cozinha para o mundo, uma comédia estrelada por Grégory Gadebois e Isabelle Carré, sob a direção de Eric Besnard. O filme conta um pouco dos primórdios da culinária francesa, bem como a criação do primeiro restaurante do país, antes mesmo da revolução francesa acontecer.
Para mais detalhes sobre o Festival Varilux, basta acessar o site do evento e conferir toda a programação.
Alguns dos outros filmes do festival são: As Coisas da Vida (clássico de 1970), O Magnífico (1973), As Coisas da Vida, Adeus, idiotas e Ilusões Perdidas.
Você também se animou com o Festival Varilux deste ano? Conta pra gente lá nas nossas redes sociais: Twitter, Insta e Face.
*Crédito da foto de destaque: Divulgação