50 filmes franceses disponíveis até agosto para você assistir de casa durante a quarentena
Estamos vivendo um momento histórico e inesperado. Desde março, acompanhamos a iniciativa de diversas empresas em oferecer alternativas para nos distrair e divertir, sem sair de casa. O “Festival Varilux de Cinema Francês Em Casa” é uma destas mobilizações que disponibiliza uma coletânea de filmes recentes produzidos pela indústria cinematográfica francesa de forma gratuita.
O Festival Varilux acontece anualmente desde 2010. O evento, costuma viajar o país e estava programado para passar em 80 cidades entre 4 e 17 de junho de 2020 contudo, devido a pandemia foi temporariamente cancelado. Uma medida encontrada pelos organizadores foi disponibilizar, durante quatro meses, 50 filmes das últimas edições para que pudéssemos assistir de casa. A invenção dos irmãos Lumiére fez da França o berço da sétima arte. Hoje, o cinema Francês é reconhecido mundialmente por sua tradição, boa qualidade e reflexões. Selecionamos alguns dos filmes disponíveis durante o festival para você assistir!
Para os amantes de história, tem “A Revolução em Paris”, produção de 2018 que recria a queda do rei Luis XVI e o nascer da República; liberdade, igualdade e fraternidade, são os primeiros anos da Revolução Francesa. Para os que curtem reflexões sociais têm “Samba”, um senegalês que vive há 10 anos na França está tentando se tornar legal no país, enquanto Alice, uma executiva sofre com estresse. Os contrastes de realidade e as dificuldades da imigração são algumas das reflexões propostas.
Aos que adoram comédias, “O Novato” é para assistir em família: o adolescente Benoit, de 14 anos, acabou de se mudar para Paris e encontra dificuldades para fazer amizades; os conflitos escolares, as primeiras amizades e as dúvidas da adolescência são alguns dos temas. Outra comédia, mas de tom dramático é “Tour de France”, em que um jovem rapper que sai em viagem com um senhor pintor. Além da convergência etária, o filme é um pouco do reflexo da França atual que abraça a pluralidade de culturas, crenças e grupos sociais.
Para quem gosta de história, em “A Viagem de Fanny”, a corajosa Fanny não só cuidou de suas irmãs mais novas após a Segunda Guerra Mundial, como liderou um grupo de 8 crianças que fugiu da França ocupada. Para os que curtem ficcção científica, vale a pena conhecer “Abril e o Mundo Extraordinário”, filme animado de ficção científica franco-belga-canadense de 2015, que retrata o misterioso caso de pessoas que desaparecem sem que ninguém saiba por qual motivo. As coisas mudam quando os pais de Avril, dois cientistas, somem e a filha decide ir à procura deles.
Fechando nossa lista de indicações com “A Última Loucura de Claire Darling”, comédia dramática dirigida por Julie Bertuccelli, que conta a história de uma mulher que decide que o primeiro dia do verão será o último dia em que ela vai viver. Imperdível!
O festival é patrocinado pela embaixada da frança no Brasil e não exclui a possibilidade de, caso possível, acontecer ainda esse ano uma edição nas salas de cinema. Uma informação importante: a plataforma para assistir é o looke, streaming pago. Porém, os 50 filmes estão disponíveis gratuitamente, basta fazer um breve cadastro. Os longas-metragens estarão disponíveis até 27 de agosto pelo site do festival.
*A listagem de filmes disponíveis pode sofrer alterações sem aviso prévio.