15 filmes icônicos dos anos 2000 que você precisa assistir de novo

Os anos 2000 foi uma década com grandes produções que são referência até os dias de hoje

Os anos 2000 foram uma década interessante para o cinema, em que a indústria cinematográfica reformou seu conteúdo para se adaptar ao mundo moderno. 

Permaneceu a ideia dos chick flicks, filmes idealizados para o público feminino, enfatizando a importância da amizade e do amor, o que trouxe uma nova abordagem ao gênero e reteve todas as partes que o público mais amava nas décadas anteriores.

Confira a lista com 15 produções icônicas dos anos 2000:

  • Miss Simpatia 

O longa estrelado por Sandra Bullock certamente estabeleceu um padrão alto para os chick flicks da época, de 2000. É um filme de comédia policial, dirigido por Donald Petrie, escrito por Marc Lawrence, Katie Ford e Caryn Lucas.

O filme acompanha Gracie Hart (Bullock), uma agente do FBI que entra disfarçada no concurso de beleza Miss Estados Unidos para impedir uma ameaça terrorista.

Miss Simpatia não foi apenas um sucesso comercial, mas também crítico, ajudando Bullock a ganhar uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical. O filme teve uma sequência – Miss Simpatia: Armada e Poderosa – que também se tornou um sucesso cult, apesar de algumas críticas negativas.

Foto:divulgação/IMDB
  • O Diário da Princesa 

Filme de comédia produzido pela cantora e atriz Whitney Houston, dirigido por Garry Marshall e baseado em um livro de Meg Cabot, em 2001.

O Diário da Princesa acompanha Mia Thermopolis (Anne Hathaway), uma adolescente que tem seu mundo virado de cabeça para baixo quando sua avó, a rainha viúva Clarisse Rinaldi (Julie Andrews), entra  em sua vida para informá-la que ela é uma princesa.

O filme marcou a estreia de Anne Hathaway no cinema e também é creditado por revitalizar a carreira de atriz de Julie Andrews. Além disso, ele se tornou um grande sucesso, ganhando uma sequência – O Diário da Princesa 2: Casamento Real (2004) – e os eternos rumores de um possível terceiro filme.

Foto:divulgação/IMDB
  • Mamma Mia!

Uma adaptação ao cinema da peça musical homônima, realizada por Phyllida Lloyd e escrita por Benny Andersson e Björn Ulvaeus, em 2008.

O filme estrelou Meryl Streep como Donna e Amanda Seyfried como Sophie. Com a ajuda de todas as canções clássicas do ABBA conhecidas pela civilização, Mamma Mia! segue a dupla de mãe e filha enquanto planejam o casamento de Sophie e lidam com as consequências de ela ter convidado os seus três possíveis pais para o grande dia.

Mamma Mia! foi incrivelmente popular com o público, e se tornou o quinto filme de maior bilheteria de 2008. Ainda teve uma sequência, Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo, em 2018.

Foto:divulgação/IMDB
  • A Nova Cinderela 

Uma comédia romântica dirigida por Mark Rosman e protagonizada por Hilary Duff, Chad Michael Murray, Jennifer Coolidge e Regina King, em 2004.

O filme modernizou o conto de fadas clássico centrando-se em Sam (Hilary Duff), uma estudante rejeitada que começa uma amizade por correspondência com um dos meninos mais populares de sua escola.

Embora não tenha se saído tão bem com a crítica ou com a esmagadora maioria do público, A Nova Cinderela foi um grande sucesso comercial e inspirou quatro outras versões modernizadas de Cinderela nos anos seguintes.

Mesmo com as críticas negativas em seu lançamento, o filme, desde então, foi considerado um clássico cult e é um romance adolescente muito assistido.

Foto:divulgação/IMDB
  • De Repente 30 

O filme é uma comédia romântica e fantasia, estrelado por Jennifer Garner, dirigido por Gary Winick, produzido por Susan Arnold, Donna Arkoff, Gina Matthews e Todd Garner, em 2004.

Conta a história de Jenna (Garner), uma garota desajeitada de 13 anos que realiza seu desejo de se tornar uma mulher de 30 anos da noite para o dia. Embora no início pareça que a Jenna adulta está vivendo o sonho de sua versão mais jovem, ela rapidamente percebe que a vida adulta não é tudo o que parece ser.

De Repente 30 foi bem recebido em todos os setores, foi um dos DVDs mais vendidos e alugados de 2004. O filme foi elogiado por sua mensagem sobre como as meninas devem lidar com as inseguranças e o que significa ser verdadeira consigo mesma.

Foto:divulgação/IMDB
  • Ela é o cara

É um filme de comédia romântica estrelado por Amanda Bynes e dirigido por Andy Fickman, inspirado na peça teatral Noite de Reis, de William Shakespeare. Também estrelam o filme Laura Ramsey, Alex Breckenridge, James Kirk, Robert Hoffman e Channing Tatum, de 2006.

É um enredo hilário e nostálgico para quem cresceu com ele nos anos 2000.

Ela é o Cara mostra Viola (Amanda Bynes) fingindo ser seu irmão gêmeo em um colégio interno para que ela possa se juntar ao time de futebol masculino e mostrar à sua antiga escola que ela é tão boa quanto os meninos. Viola tem que navegar em sua nova vida social e dar o seu melhor para focar no futebol também, o que se mostra difícil.

Foto:divulgação/IMDB
  • A Proposta 

Ambientada em Sitka, no Alasca, a comédia romântica é dirigida por Anne Fletcher e escrita por Peter Chiarelli. Sandra Bullock mais uma vez se encontra na lista com A Proposta, em 2009.

Desta vez, Bullock interpreta Margaret Tate, uma poderosa editora-chefe de uma multinacional  norte-americana. Forte, dura e incisiva, adora criar um clima de terror sobre seus funcionários.

Ela inventa estar noiva de seu estranho assistente Andrew (Ryan Reynolds) para evitar a deportação após uma violação de seu visto de trabalho. Como esperado, a farsa leva a um romance hilário.

Foto:divulgação/IMDB
  • Meninas Malvadas 

Meninas Malvadas é um dos chick flicks e filmes adolescentes mais icônicos não apenas dos anos 2000, mas de todos os tempos.

O filme é estrelado por Lindsay Lohan como Cady Heron, uma adolescente cuja família se mudou da África para os subúrbios de Illinois, em 2004. Quando Cady frequenta a escola pela primeira vez, ela acaba fazendo amizade com o grupo das populares liderado pela dominadora Regina George (Rachel McAdams).

Meninas Malvadas foi inspirado por um livro de autoajuda de não-ficção e foi adaptado para a tela por Tina Fey, que também estrela o filme. Esta sátira hilária dos altos e baixos da vida escolar e de como é o crescimento para as adolescentes, agora é considerada um clássico genuíno. O filme é tão popular que até foi adaptado para um musical da Broadway.

Foto:divulgação/IMDB
  • Diário de uma paixão  

Adaptado de um romance de Nicholas Sparks com o mesmo nome e indiscutivelmente o mais popular dos filmes baseados em seus livros, Diário de uma Paixão mostra Ryan Gosling e Rachel McAdams como Noah e Allie, dois jovens apaixonados nos anos 1940, de 2004.

O filme alterna entre os anos 1940 e 2000, em que um homem idoso conta a história de amor a uma senhora em uma casa de repouso. Ele é atualmente o 15º drama romântico de maior bilheteria de todos os tempos e continua sendo um dos filmes mais amados.

Foto:divulgação/IMDB

As Branquelas

Um filme de comédia dirigido e coescrito por Keenen Ivory Wayans, estrelado por Shawn Wayans e Marlon Wayans (irmãos de Keenen), de 2004. A comédia foi recebida com críticas negativas, embora tenha tido um moderado sucesso de receita, arrecadando mais de 113 milhões de dólares em todo o mundo

​​O filme segue Kevin Copeland e Marcus Copeland, uma dupla de irmãos que trabalham desastrosamente como agentes para o FBI, que são incumbidos de proteger duas socialites brancas de uma provável tentativa de atentado, mas acabam se disfarçando como elas para realizar tal missão, mesmo sendo negros.

Foto:divulgação/IMDB
  • O Diabo Veste Prada

É um filme de comédia dramática dirigido por David Frankel e produzido por Wendy Finerman, estrelado por Anne Hathaway e Meryl Streep. O roteiro, escrito por Aline Brosh McKenna, é baseado no livro do mesmo nome de 2003 de Lauren Weisberger, de 2006.

Recém-formada e com o sonho de trabalhar no mundo da moda, a jornalista Andrea Sachs (Hathaway) finalmente consegue um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York.

Sua função é ser assistente de Miranda Priestly (Streep), principal executiva da revista e temida por todos no ambiente de trabalho. Agora, diante de tantas situações complicadas com Miranda, Andy passa a questionar se realmente consegue seguir nesse emprego.

Foto:divulgação/IMDB
  • Como Se Fosse a Primeira Vez

Um filme de comédia romântica e drama, dirigido por Peter Segal, escrito por George Wing e estrelado por Adam Sandler e Drew Barrymore ao lado de Blake Clark, Rob Schneider, Sean Astin e Dan Aykroyd,  de 2004.

A maior parte do filme foi filmado em Oahu, Hawaii. Sandler e Barrymore ganharam um prêmio MTV de Melhor Equipe na Tela. 

Henry Roth (Sandler) é um veterinário que vive no Havaí. Quando conhece Lucy Whitmore (Barrymore), acaba se apaixonando perdidamente. Entretanto, Lucy sofre por falta de memória de curto prazo, o que a faz se esquecer rapidamente de fatos que acabaram de acontecer. Dessa forma, Henry precisa reconquistá-la todos os dias para que o romance dê certo.

Foto:divulgação/IMDB
  • O Amor Não Tira Férias

Esta comédia romântica foi escrita e dirigida por Nancy Meyers, distribuída pela Columbia Pictures e estrelada por Kate Winslet, Jack Black, Eli Wallach, Cameron Diaz e Jude Law, de 2006.

Amanda Woods (Diaz) é dona de uma agência de publicidade de sucesso em Los Angeles, e está deprimida porque descobriu que seu namorado, Ethan (Edward Burns), está sendo infiel. Já Iris Simpkins (Winslet) é redatora de uma coluna sobre casamento no Daily Telegraph, em Londres, e se vê apaixonada por um homem que, em breve, casará com outra.

Quando as duas se conhecem em um site especializado em intercâmbio de casas, durante as festas de fim de ano, decidem trocar de lugar e acabam vivendo novas experiências surpreendentes.

Foto:divulgação/IMDB
  • Doze É Demais 

Uma comédia, dirigida por Shawn Levy, estrelado por Bonnie Hunt e Steve Martin, de 2003.

Tom e Kate Baker se conheceram na universidade e sempre sonharam em ter uma família grande. Os anos se passaram e, hoje, são pais de doze filhos.

A vida dos Bakers sempre foi muito agitada e feliz, até que Tom recebe uma proposta para o emprego dos seus sonhos como treinador de uma equipe de futebol da 1ª divisão. Mas para que seu sonho se torne realidade, toda a família precisa se mudar da cidade.

A mudança acaba afetando a vida de todos e, quando Kate precisa se ausentar para promover seu livro em uma turnê, Tom descobre que talvez não consiga dar conta de tantas funções como imaginava.

Foto:divulgação/IMDB
  • Legalmente Loira

É um filme de comédia dirigido por Robert Luketic, com roteiro de Karen McCullah e Kirsten Smith, baseado no romance de mesmo nome, de Amanda Brown, de 2001.

Um dos filmes mais icônicos do início dos anos 2000, e um dos chick flicks mais queridos. Reese Witherspoon interpreta Elle Woods, uma mulher alegre que adora tudo que é do mundo da moda e beleza. Depois que seu namorado de longa data a dispensa, ela decide ir para a Harvard na esperança de reconquistá-lo.

Embora a premissa do filme possa parecer antifeminista à primeira vista, por aparentar perpetuar alguns estereótipos superficiais das mulheres, Legalmente Loira, na verdade, tem uma mensagem extremamente feminista, já que Elle se ergue acima de todas as dúvidas e de todo o ódio que recebe, e luta para se formar em Direito.

Foto:divulgação/IMDB

E aí, qual filme você gostaria de assistir novamente? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê –  Insta, Face e Twitter.

 

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação/IMDB

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!